terça-feira, 31 de maio de 2011

PSORÍASE- COPAÍBA


Continuando no assunto Psoríase, vou trazer um pouco sobre a Copaíba.
As copaíbas são árvores nativas da região tropical da América Latina e também da África Ocidental. Na AL são encontradas espécies na região que se estende do México ao norte da Argentina.  Das 72 espécies catalogadas, 16 só são encontradas no Brasil. Elas são árvores de crescimento lento e podem chegar até 40 metros de altura, podendo viver até 400 anos. O tronco é áspero, de coloração escura e podendo chegar a 4 metros de diâmetro. As folhas são alternadas, pecioladas e penuladas. Os frutos contém uma semente ovóide envolvida por um arilo abundante e colorido. As flores são pequenas, apétalas, hermadroditas e arranjadas em panículos axilares. O óleo da copaíba é na realidade um óleo-resina. É chamado erroneamente de bálsamo de copaíba, apesar de não ser um bálsamo verdadeiro. O óleo é encontrado em canais secretores localizados em todas as partes da árvore. Antigamente se obtinha o óleo através de cortes a machado no tronco, o que inutilizava a árvore. A incisão em V, colocando-se vasos para receber o óleo também não era um método apropriado, pois era feito indiscriminadamente, provocando a morte da árvore por esgotamneto.  A única prática não agressiva é aquela realizada através de uma incisão com um trado . Terminada a coleta, o orifício é fechado com argila para impedir a infestação da árvore por fungos ou cupins. A argila pode ser facilmente retirada, permitindo que se façam novas coletas no mesmo tronco, obtendo-se óleo em quantidade igual à da primeira retirada.  Cada coleta pode gerar até 40 litros de óleo por ano. Infelizmente, o desmatamento da região Amazonica vem transformando o óleo de copaíba em sub-produto da indústria madeireira e o óleo hoje obtido, é através do processo de extração total, com a derrubada da árvore!!!
Fazem tudo isso e assim mesmo, na região Amazonica, destaca-se a copaíba como a planta medicinal mais utilizada e conhecida da população.
Os índios a utilizavam também como planta para limpeza energética, após as batalhas. Conta-se que após as lutas, os guerreiros ao voltarem para as tribos, passavam por uma " defumação" (deitavam-se em uma cama de folhas sobre um estrado com copaíba que era queimada) para retirar os espíritos daqueles que foram abatidos.
Entre as propriedades medicinais dos óleos de copaíba estão: antiinflamatória, analgésica, repelente de insetos, antimicrobiana e antibacteriana. Estudos demonstraram propriedades cicatrizantes de feridas e úlceras, e hoje, uma das áreas em que se vem pesquisando intensamente a utilização do óleo de copaíba é a odontológica. O óleo também é utilizado pela indústria de cosméticos, por suas propriedades emolientes, bactericida, e antiinflamatório, na manufatura de sabonetes, cremes e espumas de banho, xampus, cremes condicionadores, loções hidratantes e capilares, para amaciar o cabelo.
Curiosidades: alguns fazendeiros do sul do Pará, derramam o óleo de copaíba pelo chão próximo aos coxos de sal. Quando o gado se aproxima para comer o sal, pisa no óleo deixando suas patas encharcadas, evitando a infecção aftosa. Em outros lugares, o óleo de copaíba é utilizado como desodorante natural.
(texto extraído do curso de Aromatologia do Prof. Fabian Laszlo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário