sábado, 7 de maio de 2011

RINITE

Recebí de um grupo de estudos o artigo abaixo, que acho válido compartilhar com todos:
O que é Rinite Alérgica?

“Rinite alérgica” é a expressão médica usada para designar os sintomas nasais causados por alergias a diversas partículas que circulam pelo ar. Esse quadro clínico tanto pode manifestar-se como um incômodo ocasional quanto como um problema grave, a ponto de interferir em quase todos os aspectos da vida cotidiana. Se os sintomas da rinite aparecerem na primavera, é possível que você seja portador de uma alergia sazonal, também conhecida como febre do feno, desencadeada pelo pólen das plantas. Se você tem sintomas o ano todo – as chamadas alergias perenes – os culpados mais prováveis são os ácaros da poeira doméstica, os fungos ou os pêlos de animais. É possível que você seja alérgico a uma ou mais dessas substâncias. Independentemente do tipo de alergia, os sintomas da rinite são os mesmos. Pessoas que sofrem de rinite alérgica podem apresentar menos resistência a resfriados, gripes, sinusites e outras mazelas respiratórias.

Causas da Rinite Alérgica
A rinite é causada quando bactérias, vírus ou outras substâncias entram em contato com o organismo, o sistema imunológico prepara-se para destruir os microrganismos que causam a doença, mas ignora partículas inócuas, como o pólen. Entretanto, em algumas pessoas, ele não consegue distinguir as substâncias ameaçadoras das benignas. Em decorrência disso, partículas inócuas podem desencadear, na área onde o elemento irritante penetrou (nariz, garganta ou olhos), a liberação de histamina, uma substância de ocorrência natural, e de outros compostos inflamatórios.
Ninguém sabe por que o sistema imunológico apresenta esse tipo de reação exagerada, mas alguns especialistas acreditam que a má nutrição e os poluentes presentes no ar possam enfraquecer as defesas imunológicas. Em algumas famílias, a rinite alérgica também é hereditária.

Sintomas da Rinite Alérgica
Os sintomas da rinite alérgica são claros e característicos:
• Vermelhidão ou intumescência dos olhos, às vezes com círculos escuros à sua volta.
• Espirros.
• Congestão nasal.
• Corrimento claro pelo nariz.
• Garganta irritada.
• Cansaço.

Quando procurar um médico alergista ou otorrino?
• Se você apresentar espirros ou dificuldades respiratórias – eles podem ser sinal de um acesso de asma, que exige tratamento imediato.
• Se você tiver febre ou dor de cabeça que piore quando a inclina para frente
• Se o catarro estiver verde ou amarelo – ambos podem indicar sinusite.
• Se os sintomas de alergia interferirem em suas atividades diárias, e os suplementos naturais não ajudarem.

Lembrete: Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de tomar suplementos.

Remédios Naturais: como os suplementos podem ajudar no tratamento da rinite

Nas alergias sazonais, tome todos os suplementos sugeridos na Tabela de Recomendações desde o início da primavera. No lugar de medicamentos vendidos com ou sem prescrição médica, tente a quercetina. Enquanto outras drogas simplesmente bloqueiam o efeito da histamina, esse flavonóide inibe sua liberação – sem qualquer efeito colateral. A associação com a urtiga ajuda a combater espirros, coceiras e o intumescimento das vias nasais.
A vitamina A e a vitamina C reforçam o sistema imunológico; a vitamina C, o principal antioxidante nas células das vias respiratórias, também pode ter efeitos antiinflamatórios e anti-histamínicos. O ácido pantotênico, uma das vitaminas do complexo B, possivelmente reduz a congestão nasal.
Você pode optar por tomar os três nutrientes juntos durante o período do ano que desencadear mais crises, mesmo que use medicamentos tradicionais para aliviar sintomas específicos.
Nos casos graves de febre do feno, a ephedra (Ma huang) pode ajudar a abrir as vias respiratórias. Você pode usar ephedra com quercetina e urtiga, mas não com anti-histamínicos e descongestionantes prescritos pelo médico.

Cuidados essenciais no tratamento da rinite
• Fique em casa, com as janelas fechadas, quando o nível de poluição estiver muito alto. Use ar-condicionado, inclusive no carro, e limpe o filtro regularmente.
Elimine carpetes e use nos móveis capas laváveis. Envolva colchões e travesseiros com protetores antialérgicos e lave a roupa de cama semanalmente em água bem quente. Os ácaros da poeira acumulam-se nesses locais.
• Mantenha os locais úmidos limpos, para prevenir o crescimento de fungos.

Cuidados especiais na hora de lavar as roupas
A lavagem da roupa de cama em água bem quente (90ºC) elimina os ácaros da poeira que se acumulam e desencadeiam reações alérgicas e pioram muito os sintomas da rinite, mas essa temperatura pode estragar o tecido. Segundo um estudo australiano, o acréscimo de óleo de eucalipto a uma lavagem em água morna tem o mesmo efeito.
Misture 50 ml do óleo a 30 ml de detergente do tipo usado em lavagem de louça (caso contrário, o óleo se separará da água). Na lavadora, faça uma pré-lavagem da roupa de cama nessa mistura por meia hora; em seguida, acrescente o sabão que você usa sempre e conclua normalmente o ciclo de lavagem.
Dicas sobre rinite

• Algumas plantas são anti-histamínicos naturais. Tente chás de anis, gengibre ou hortelã puros ou misturados entre si. O gengibre e a hortelã também podem ter efeito descongestionante. Beba até quatro xícaras por dia, se necessário, para reduzir os sintomas.
• Flores de jardim dificilmente causam alergias, pois seus pólens, pesados demais para serem transportados apenas pelo ar, precisam ser transportados por abelhas e outros insetos

TABELA DE SUPLEMENTOS
Quercetina
Dosagem: 500 mg, duas vezes ao dia.
Comentários: Tome 20 minutos antes das refeições; muitas vezes é comercializada associada à vitamina C.
Urtiga
Dosagem: 250 mg, 3 vezes ao dia, com o estômago vazio.
Comentários: Padronizada para conter, no mínimo, 1% de sílica vegetal.
Vitamina A
Dosagem: 10.000 UI diárias.
Comentários: Grávidas ou mulheres que estão pretendendo engravidar não devem ultrapassar 5.000 UI por dia.
Vitamina C
Dosagem: 1.000 mg ao dia.
Comentários: Reduza a dose se surgir diarréia.
Ácido pantotênico
Dosagem: 500 mg, 2 vezes ao dia.
Comentários: Tome às refeições.
Ephedra
Dosagem: 130 mg do extrato padronizado.
Comentários: Pode causar insônia. Não use se você tiver pressão alta, doença cardíaca ou ansiedade ou tomar antidepressivos inibidores da MAO e broncodilatadores.


Extraído do livro O Poder de Cura de Vitaminas, Minerais e Outros Suplementos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário