segunda-feira, 16 de maio de 2011

ÓLEO DE CÁRTAMO


Emagrecimento, redução do colesterol, ação antioxidante, aumento de energia, aumento da imunidade, definição muscular, ajuda o organismo na contínua produção de substâncias antiinflamatórias, regularização do nível de colesterol LDL e triglicérideos.
O cártamo (carthamus tinctorius L. é uma planta de origem asiática.
De sua semente é extraido o óleo de cártamo, muito apreciado no oriente devido a sua composição apresentar ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados tais como ácido linoléico (ômega 6) e ácido oléico (ômega 9).
Os efeitos benéficos do consumo de óleo do cártamo mais estudados atualmente são redução do peso corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, redução da aterosclerose, prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 2, potencialização da mineralização óssea, modulação do sistema
imune, efeito antitrombogênico, inibição de células cancerosas, diminuição das concentrações de colesterol LDL e glicose no sangue.
Na redução da gordura corporal, o óleo do cártamo age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL) - que estocam a gordura - e estimulando a ação das enzimas lipolíticas - que queimam a gordura. Em resumo, a LPL transfere a gordura da corrente sanguínea para o interior das células que armazenam a gordura corporal.
Quanto maior e mais intensa a atividade da LPL, maior o volume de gordura estacionado no corpo. Com o bloqueio da ação da LPL o organismo passa a utilizar o estoque de gordura como fonte de energia para a atividade muscular.
O óleo produzido através do processamento das sementes de cártamo também é rico em vitamina E, um potente antioxidante que previne o dano celular no organismo da formação do câncer e aterosclerose.
Ao contrário da vitamina E sintética presente nos suplementos alimentares, os tocoferóis da vitamina E presentes no óleo de cártamo tem uma ação muito mais intensa contra os danos que os radicais livres provocam nas células. A vitamina E ajuda a defender as membranas celulares do corpo contra o estresse oxidativo, para a manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico.
Contém quantidades generosas de ácido linoléico, Omega 6. Nosso corpo não é capaz de produzi-lo, temos que obtê-lo através dos alimentos. Fundamental para a constituição e o bom funcionamento das membranas celulares, esta envolvido na síntese de sinalizadores moleculares conhecidos como eicosanóides.
A quantidade recomendada para ingestão do óleo diariamente; é de três colheres de chá, antes das refeições.Se você se interessar e quiser adquirir o óleo de cártamo, escreva-me: rearomas@hotmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário