Celulite.... de novo!?!??!

Eu ando dialongando muito comigo mesma, desde que tive o prazer e a honra de trabalhar na tradução do livro da Marguerite Maury (Alquimia dos aromas para a Juventude, que é o título da versão em português, que será lançado pela Editora Laszlo em breve) sobre Juventude e sobre Beleza. O livro fala sobre isso, e traz , pelo menos trouxe para mim, muita reflexão sobre o que é realmente beleza e o que é realmente juventude. Esse sonho da juventude eterna persegue o ser humano desde sempre não é? Aliás, envelhecer é um processo até certo ponto, meio cruel. Mas é inevitável, pois faz parte do processo da vida. E Marguerite (olha a intimidade...), fala disso com tanto conhecimento e bom senso, que a gente até começa a aceitar melhor (rs). Ela traz muitas informações e talvez pelo fato de ter ficado lendo e relendo alguns capítulos, despertou algumas reflexões interessantes.... uma delas é que a beleza e a juventude tem que estar dentro de você para se refletir na sua pele, nos seus olhos, cabelos e físico, de verdade!!!! Lembro de ouvir isso desde pequena, mas acho que a ficha nunca tinha caído tão certinho como caiu agora.... Nesse caminho que escolhí trilhar de 2006 para cá, muitos insights foram acontecendo. O estudo, o uso dos óleos essenciais, dos óleos graxos, foram criando tijolinhos e agora as reflexões com esse trabalho, trouxeram o telhadinho que faltava ... Alguns podem dizer, mas você já está com 61 anos...agora Inês já é morta.... o desgaste já está aí... hum... de certa forma sim, mas tem como reverter pelo menos em parte... e essa é a mensagem! Nunca é tarde para a gente começar a se olhar de outra forma, e mudar, melhorar e até recuperar a saúde, o vigor e o viço!

Então, 85% das mulheres “sofrem” com a celulite... bastante não é? Tem a ver com os hormônios femininos...sim... mas não apenas isso, ok? Celulite cujo nome “bonito” é lipodistrofia ginoide, é um acúmulo de células adiposas, envolvidas por fibras de colágeno, que formam alvéolos e que ficam com o aspecto já conhecido de “almofadinhas”- ela ocorre na pele e aparece no glúteo, coxas e abdômen. O fenômeno “casca de laranja” que também é chamado de celulite, se caracteriza por células gordurosas que invadem todo o corpo e que diminuem progressivamente de volume quando se segue um regime alimentar. Mas vamos combinar, que a celulite não está ligada só a pessoas com excesso de peso, mesmo pessoas magras podem apresentar, porque aí tem a ver com a capacidade do corpo eliminar a gordura.

Todo mundo está careca de saber que temos 3 estágios .... Grau I (que aparece ao comprimir a pele), Grau II – quando aparece sem compressão e Grau III quando a aparência é da casa de laranja.
Como tratar... várias formas não é mesmo? Rever a alimentação, o consumo de água, os hábitos e vícios, exercícios físicos e claro, métodos externos, como massagens, aplicações locais. E é aí que entram nossos parceiros tão queridos, os óleos essenciais. Eles vão trabalhar, com conjunto com óleos vegetais extra-virgem, não apenas nos tecidos afetados, mas em todo o corpo, e também no nosso emocional e no nosso mental.
Gosto de pensar em óleos:
- os lipolíticos, os que ajudam melhorando a circulação sanguínea e os desintoxicantes: podemos citar alecrim (hipertensos e pessoas com quadro de epilepsia atenção!!!!!), cedro, laranja doce, capim limão, limão tahiti, mandarina, junípero, pinheiro.
- óleos drenantes como bergamota, erva-doce (atenção ..esse é um óleo que nem todo mundo gosta por questões emocionais, e que merece atenção em mulheres que fazem uso de reposição hormonal, combinado?), patchouli (trabalha no sentido de evitar a retenção)
- óleos que ajudam a diminuir os nódulos de gordura como gerânio, ou a reduzir edemas e inchaços como o cipreste
- óleos anti-inflamatórios (especialmente para emoções inflamadas....) como a lavanda, a copaíba, a sálvia esclareia
- como carreadores: óleos de cocos (palmiste, coco da praia, babaçu) que trabalham inclusive o sistema imunológico, semente de uva que é desintoxicante (atenção gente.... óleos de semente de uva barato não existe kkkk..... pensem como é fazer óleo das sementes de uva, em termos de quantidade de sementes – não dá para ser barato né? Tem muita falsificação por aí com óleo de soja, corante e essência) , abacate (usar em conjunto com outro óleo) que conserva a elasticidade da pele (procure o óleo de abacate verde escuro, que não foi refinado, porque aí vc vai ter todas as vitaminas e componentes graxos especiais desse óleo, totalmente intactos).
Bom, tem várias dicas de óleos bacanas. É para usar todos de uma vez? Não!!! Não precisa. Escolha os óleos de acordo com a sua necessidade física e emocional (exemplo: tem retenção de líquido, e no lado emocional, tem compulsão alimentar.... hum... então bergamota é um dos óleos a se usar, junto com uma lavanda ou uma salvia, para ajudar no estresse e porque não um cedro, para ajudar a se firmar, fixar seu objetivo de “se” melhorar....) – numa base de óleo de palmiste.. que mistura cheirosa, gostosa e eficiente..... Se quiser acrescentar de repente um óleo de capim limão que ajuda na circulação e traz um toque picante e fresco, pode.... e assim, vai testando e percebendo o trabalho de cada óleo no seu corpo, na sua mente, no seu coração e vai se equilibrando e melhorando – de dentro para fora.... quando vc percebe, já está se alimentando melhor, está mais centrada, mais calma , mais feliz....e mais jovem e bonita!.
Espero que vc tenha chegado até o final desse “romance” de hoje e que mesmo que não tenha celulite, aproveite para fazer um bom óleo de massagem !
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário