sexta-feira, 19 de junho de 2015

SELECIONANDO ÓLEOS ESSENCIAIS


Dia frrrrrrrrio, chuva (abençoada!) caindo ... típico para reflexões não é mesmo? E que óleos utilizar em um dia assim? Ah, óleos que alegrem (como os cítricos), que nos tragam sensação de calor (canela por exemplo), aconchego (amadeirados ). Mas não podemos esquecer que além dessa sensação física, temos que pensar no ambiente em que estamos (nossa casa, nosso escritório, nossa sala de aula), no nosso estilo de vida, porque do contrário, como diz Shirley Price no seu livro Aromaterapia e as emoções,  "será como se você estivesse dirigindo um carro com a mão quebrada". E o que eu entendo disso é que, se estou no escritório, não posso sair utilizando uma mistura de óleos que eu goste, sem consultar os demais. A mesma coisa se estou em casa e não estou sozinha, tenho que pensar se as outras pessoas gostam, de repente ,do cheiro de canela! Então, é sempre bom antes de sair colocando algumas gotinhas por aí , no difusor elétrico ou no vaporizador, fazer uma pesquisa de opinião, combinado?

E aproveitando que o inverno está chegando, vamos relembrar aqueles conselhos tão antigos, mas tão sábios: aquecer sempre bem os pés (que tal um bom escalda-pés à noite, com óleos reconfortantes ou até mesmo com chás como camomila, flores de lavanda). Depois, enxugue bem e passe um creme ou um óleo , massageando bem a planta dos pés . Mantenha a cabeça coberta ao sair (cerca de 50% do nosso calor, sai pela cabeça), beba água (não vamos esquecer que inverno é tempo dos Rins, que precisam de calor e de água),  olho na alimentação sem exageros, lembrando que é a qualidade e não a quantidade que importa. Permaneça mais em casa, aproveite para colocar a leitura em dia, para
confraternizar com amigos e familiares, tomar aquele chá da tarde com todos reunidos aos finais de semana. Exercícios físicos... ah, esses não podem ser esquecidos só porque está frio. Troque as caminhadas ao ar livre se estiver muito frio, por esteira, escadas (só subida..). Movimente-se, não contraia seus músculos, ative sua circulação e ...bom inverno!







Nenhum comentário:

Postar um comentário