quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ÓLEOS CARREADORES

Os óleos carreadores se distinguem dos essenciais por possuírem um alto teor de gorduras em sua constituição. São portanto, óleos gordurosos que não podem ser obtidos pelo processo de destilação, mas pela prensagem de sementes, nozes e amendoas. Muitos óleos carreadores são utilizados dentro da alimentação, como é o caso do girassol, soja, gergelim, amendoas e dezenas de outros óleos.
Vou falar nos próximos artigos, sobre alguns óleos carreadores, utilizados na alimentação e sugerí à minha filha, colocar receitas com esses óleos no blog que ela criou (www.minhacozinhasuacozinha.blogspot.com). Excepcionalmente, hoje, vou colocar uma receita, mas para os próximos óleos, procurem dicas culinárias lá no blog da Amanda! Vai ter até receita de brigadeiro!!!

O escolhido hoje é o óleo de Amendoas doces.
O óleo de manedoas doces prensado a frio é reconhecido por ser levemente espesso e de sabor acentuado. A importância do óleo de amendoas ser extraído por processo natural e a frio, é que a extração química danifica os ácidos graxos naturais do óleo e significantemente reduz a quantidade de vitamina presente nele.
Esse óleo é conhecido pelos benefícios que proporciona à pele seca. Na culinária, é perfeito , deixando os pratos mais saudáveis e requintados. Ele é recomendado pelos nutricionistas por ser rico em ômega 9, ômega 6 e outros ácidos graxos que diminuem os níveis de triglicérides no sangue, reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL).
No mercado brasileiro, temos empresas sérias que não adulteram os óleos e que podemos indicar como bons fornecedores deste óleo. Dentre elas temos a Laszlo e a Veris . Obviamente, este tipo de óleo não é barato, e quando se encontra no mercado a preço baixo, há que se desconfiar se não é diluído em óleos refinados.

Bom, chega de falar e vamos à sugestão de uso deste óleo (além da massagem, claro):
Risoto:
Aqueça em uma panela 2 colheres de óleo gourmet (não precisa deixar ferver, ok?). Doure 100 gramas de lâminas de amendoas. Adicione 3 xícaras de arroz recém-cozido e quente e regue com óleo de amêndoa a gosto. Sirva com legumes e bom proveito e boa saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário