sábado, 17 de setembro de 2011

ERVA BALEEIRA

O antiinflamatório natural do Brasil

(texto extraído de matéria de Fabián Laszlo)


Tradicionalmente usada na medicina popular dos caiçaras brasileiros como cicatrizante e, principalmente, como antiinflamatório natural no tratamento de artrites, contusões, dor muscular, reumatismo, etc.. a Erva Baleeira – Cordia verbenacea – é uma planta arbustiva perene (cujas folhas não caem) que atinge até 3 metros de altura.
As principais características para identificação da Cordia são suas folhas de coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.
As folhas da Erva Baleeira, quando masseradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente do seu óleo essêncial, que é a  fonte da sua ação medicinal.

Origem e história”

Praia de Garopaba - Litoral de Santa Catarina
Praia de Garopaba - Litoral de Santa Catarina
Nativa da Mata Atlântica brasileira, a Erva Baleeira é encontrada em quase todo o litoral,  porém é mais comum no litoral-sul de São Paulo – região de Iguape – e no litoral de Santa Catarina.
Os nomes populares da Erva Baleeira são normalmente associados à sua ação medicinal ou mesmo ao forte cheiro do seu óleo essencial, dentre eles: Maria milagrosa, Catinga preta, Baleeira-cambará, Maria pretinha, Catinga de Barão, Catinga de Mulata e Salicilina
Reserva da Juréia
        - Iguape
Reserva da Juréia, Iguape-SP
O uso da Erva Baleeira remete aos índios originais da Mata Atlântica e foi incorporado pelos colonizadores que chegaram na região litorânea do Brasil.
Caiçara pescando
Caiçara pescando
Com o tempo, esses colonizadores perderam o  ímpeto da conquista colonial e se instalaram na costa. A miscigenação desses portugueses com povos indígenas das regiões litorâneas de São Paulo (tupinambás) originou os caiçaras que conhecemos hoje.
Foram as raízes culturais e o conhecimento tradicional desses brasileiros que trouxeram para o  presente o uso de preparos caseiros como pomadas e compressas com as folhas da Cordia para tratamento de males diversos.

Fitoquímica e ação farmacológica ”

Sistema
        de Extração por arraste a vapor
Extração por arraste a vapor
Os ativos da Cordia verbenacia são obtidos pela extração do óleo essencial das folhas maduras através de arraste a vapor.
Fórmula Estrutural do
        alfa-humuleno
Fórmula Estrutural do alfa-humuleno
Dentre os compostos do óleo essencial, o principal é o alfa-humuleno, um poderoso antiinflamatório que atua bloqueando a enzima Ciclo-oxigenase 2 (responsável pela produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis por inflamações e seus sintomas).
O mecanismo de ação do alfa-humuleno extraído da Cordia é o mesmo de antiinflamatórios e analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica, como o diclofenaco, com a vantagem de não existirem efeitos colaterais relacionados ao uso tópico da Erva Baleeira relatados até o momento.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário