quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como utilizar os óleos essenciais?


Muitas pessoas perguntam como usar a aromaterapia no dia-a-dia.  Como aproveitar ao máximo os óleos essenciais?
Bem, antes de mais nada, é importante se saber para qual dor, sofrimento, emoção, motivo se quer um óleo. Sabendo isso, parte-se para a busca do óleo propriamente dita. Ela pode ser feita através de livros, da internet, de catálogos , de terapeutas. Antes de se adquirir o óleo no entanto, é importante ter todas as informações e se possível, consultar pessoas especializadas, para não correr o risco de comprar um óleo inadequado. Embora não existam efeitos colaterais ou contra-indicações para os óleos, alguns no entanto, requerem mais atenção quando se destinam a pessoas com problemas como: epilepsia, hipertensão, ou até para crianças ou mulheres grávidas.
Bem, mas partindo do pressuposto que já se pesquisou e se tem todas as informações, vamos ao passo seguinte: como usar.
Os óleos podem ser usados internamente sim, como um medicamento quando indicados por profissionais especializados  e quando a origem do óleo é comprovada e o produto possuir todos os registros pertinentes (inclusive Anvisa). O ideal é sempre colocar o óleo em uma colher de sopa de água, mel ou óleo vegetal (babaçu, palmiste, linhaça, abacate) e nunca no copo, pois o óleo adere ao mesmo e perde-se muito. 

Mas falemos do uso externo:
- pode-se utilizar os óleos essenciais em massagens, diluídos em óleos carreadores também de origem vegetal.  A cura pelas mãos e pela massagem é milenar. Descongestiona, alivia tensões, dores, equilibra nossos centros energéticos, atua nos níveis físico, emocional e mental. Preparar um óleo ou creme para massagem, requer sentir como está a pessoa, e o que será tratado.
-compressas - frias ou quentes
- banhos
- escalda-pés
- argila medicinal
- inalação (borrifadores, difusores pessoais, vaporização quente)
Viram como é fácil? Então por que não tentar? Experimente.....tente ...se dê um presente.
Comece pela Lavanda.....e descubra um novo mundo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário