sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM DO CERRADO



No jornal da Laszlo deste mês que passou, saiu uma materia muito interessante sobre um óleo essencial, extraído do Alecrim do Cerrado (Baccharis dracunculifolia). Eu particularmente ainda não o experimentei, mas pretendo fazê-lo em breve. O que mais me chamou a atenção sobre esta planta, é que ela é muito vigorosa, se regenera com extrema facilidade em meio às agressões ambientais às quais fica sujeita no cerrado mineiro, como o forte calor e a escassez de água. E, de certa forma, conseguiu passar também esta sua virilidade ao óleo. Para resistir ao forte calor, produziu em suas folhas uma alta concentração de polifenóis de potente ação antioxidante.  Criou um óleo essencial rico em compostos de atividade altamente regeneradora e de efeitos hormonais, que no caso da planta, favorece uma brotação rápida assim que chega a época da chuva!  E este mesmo efeito se nota quando se aplicam algumas gotas do óleo na água da rega de plantas enfraquecidas e de baixo desenvolvimento em jardins. Há um estímulo da floração e desenvolvimento de folhas na maioria das espécies.
Tocando neste assunto, há alguns dias coloquei uma matéria sobre óleos essenciais na revitalização e cura de plantas. Bem, eu também fiz o teste nas minhas plantas, e posso dizer que surtiu efeito. Minha hortelã estava querendo morrer, perdendo as folhas e secando. Coloquei óleo de tea tree  com vetiver na água da rega e do borrifador e percebí que esta semana já existem novos brotinhos nos galhos. Vale dizer que coloquei o Tea tree no borrifador, porque o boldo estava com um mosquitinho branco atacando as folhas e o caule. Além de espantar os mosquitos, percebí esta semana que o boldo está com um tom de verde mais bonito.

Bem, voltando ao Alecrim do Cerrado, para a pele, apresenta um potencial regenerador. Além de promover um efeito de hidratação e sedosidade com o uso continuado (e que também se vê no cabelo), ele também ajuda a reduzir rugas, prevenir estrias, dermatites, psoríases, acne e a regenerar o tecido epitelial. Possui também poder cicatrizante em ferimentos e forte efeito antiinflamatório.

Bem, no próximo eu continuo com as propriedades deste óleo..... Por enquanto, bom final de semana a todos e se alguém já conhecer esse óleo, coloque seus comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário