segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ÓLEOS CÍTRICOS- MIL E UMA UTILIDADES...

O texto a seguir, foi extraído de uma publicação do Prof.Fabián Laszlo.

As frutas cítricas são muito conhecidas e apreciadas há milênios devido ao seu aroma agradável e sabor apetitoso. O óleo essencial destas frutas é obtido principalmente do sumo das cascas de seu fruto, mas pode ser também conseguido das flores (néroli), ou folhas (petitgrain). Entre as mais conhecidas nós temos as laranjas,  os limões, limas, tangerinas, mandarinas e o grapefruit. Seus óleos essenciais possuem um vasto número de aplicações terapêuticas e industriais, e são muito importantes na economia mundial de derivados de cítricos. Os óleos cítricos possuem em sua maioria um efeito repelente e inseticida de muitos tipos de insetos. Uma pesquisa do Departamento de Bioquímica Aplicada da Universidade de Nnamdi Azikiwee em Awka, Nigéria, mostrou que o óleo essencial da laranja doce foi o que apresentou o melhor efeito inseticida, e a barata, dentro os insetos estudados, foi o mais suscetível aos efeitos do óleo.
Um dos grandes segredos das propriedades terapêuticas do óleos cítricos está no alto teor de monoterpenos que eles possuem. Monoterpenos são as menores moléculas que compõem os óleos essenciais, por este motivo penetram com extrema facilidade em todos os tecidos e células de nosso corpo e possuem uma poderosa ação solvente de lipídeos (gorduras). O monoterpeno presente em maior teor nestes óleos é o d-limoneno. Seu teor na laranja chega a 90%, no limão a 67-70%, na tangerina 70% e no grapefuit 95%. Várias pesquisas científicas revelaram ter propriedades anticancerígenas, solvente de cálculos e de desentupimentos nas artérias. Sobre esta ação solvente, várias faculdades e laboratórios ao redor do mundo desenvolveram pesquisas sobre a capacidade do d-limoneno em dissolver cálculos de colesterol na vesícula. Num estudo dos Laboratórios de pesquisa Shiongi em Osaka no Japão, dentro os participantes com cálculos de vesícula, cerca de 48% eliminaram por completo as pedras e 14,5% tiveram dissolução parcial delas sem nenhum efeito colateral usando o d-limoneno. Esta ação do d-limoneno sobre o colesterol e gorduras nos já tivemos oportunidade de observar em pessoas com fortes problemas de entupimento das veias e arteriosclerose.
Dentre os cítricos, o óleo essencial de Limão possui uma mistura mais complexa que faz com que em alguns tipos de tratamento ele tenha uma ação ainda melhor que os óleos essenciais de laranja ou grapefruit.  Ele age descongestionando o fígado, especialmente após a ingestão de grande quantidade de álcool e alimentos altamente gordurosos. A ação sinérgica de vários terpenos no limão, cria uma ação muito poderosa na desobstrução de vasos sanguíneos.
Vários outros estudos sobre o efeito do d-limoneno contra o câncer são citados em artigos publicados pelo Prof. Fabián e que podem ser pesquisados através da própria internet.
Vale dizer que os óleos essenciais não possuem acidez como o suco das frutas. Eles possuem sim, um teor dezenas de vezes mais concentrado dos monoterpenos e por isso, sua ação é muito mais rápida e poderosa.
Dicas:
- para  espantar ratos:  fazer um borrifador diluindo 5 gotas de óleo essencial de  limão em 2 litros de água  e borrifar pelo local onde existe a infestação

-para obesidade e celulite – diluir na concentração de 3% de óleo essencial de laranja, no óleo carreador (preferencialmente palmiste ou babaçu).

-para circulação: escalda-pés com óleo essencial de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário