sábado, 23 de abril de 2011

O peixe morre pela boca

Alguém duvida?  Somos bombardeados diariamente tanto por propagandas de fabricantes e lanchonetes ( que querem vender), como por sites, mensagens, notícias (que querem nos fazer parar de comer). Mas afinal, tudo faz mal? A gente deve ou não comer?

 Quando eu era criança (e não digam que faz muito tempo...só uns 45 anos mais ou menos), lembro que comia de tudo o que minha mãe podia comprar. Lembro que muitas vezes ela corria para entregar uma encomenda na segunda-feira para ter o dinheiro da feira que acontecia na terça. Logo, isso quer dizer que ela não tinha rios de dinheiro para comprar de tudo. Mas ela comprava o essencial. Comprava as frutas e verduras da estação!
Da estação? Aliás, alguém lembra em que estação estamos? Quais as frutas ou verduras dessa época? Vamos lá, façam um esforço....bem, nem eu lembro mais, porque não existe mais isso...o ano todo a gente encontra maçã, ameixa, uva, banana, laranja, espinafre, etc e tal....podem estar mais ou menos caros (e isso nos diz que é da estação ). Isso quer dizer que tudo é produzido então de forma não natural? Ou seja, se muda o ciclo da natureza? Eu não sei a resposta por isso deixo para vocês descobrirem.
O que eu sei, é que eu lí outro dia sobre isso e fez muito sentido - pelo menos para mim. Como eu disse , a gente comia de tudo o que estava na época, comia também manteiga (margarina? nem pensar...tinha um gosto horrível...), óleo de soja (isso quando a vovó não usava a banha...), bolos, doces, frutas e muitas frutas. E não se era obeso....a gente brincava na rua, gastava energia. Comia de tudo um pouco, feito na hora...nada de fast food....
Ah, mas hoje tudo é diferente - eu sei - e também eu uso fast food, usei congelados , nem sempre pude fazer tudo fresquinho na hora. Mas sei também que isso teve um preço que está se refletindo agora.
Então, o que eu vou deixar hoje aqui, é apenas essa reflexão sobre isso. Perder tempo na cozinha, fazendo uma comida fresquinha, gostosa, com amor, para aqueles que a gente ama (inclusive nós mesmos), não é perda de tempo....é ganho de vida!
Nem que seja uma única vez na semana....já vale a pena!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário