sexta-feira, 29 de abril de 2011

FALANDO DE ÓLEOS


Experimentar um óleo essencial é algo muito especial. Abrem-se canais dentro de nós, que nos trazem lembranças, sensações, desejos.
Hoje vou falar sobre o óleo essencial de PATCHOULI.
O óleo de patchouli tem a propriedade de melhorar de odor com a idade. Ele é de um marrom-avermelhado profundo, sendo exatamente da mesma cor e consistência dos óleos de benjoim e mirra.
O patchouli vem da Índia, onde é conhecido como puchaput. A planta é da família labiada, mas o óleo é diferente dos outros óleos labiados. As folhas de patchouli são ovais, com 10 cm de comprimento e 13cm de largura. O pé alcança um metro de altura e as flores são esbranquiçadas, tingidas de púrpura. O patchouli se tornou inicialmente conhecido na Inglaterra em 1820, quando foi usado para impregnar os xales indianos que ficaram tão na moda que os desenhos eram copiados pelos tecelões de Paisley para serem exportados para muitas outras partes do mundo. Contudo, era impossível vende-los se não cheirassem a patchouli. Na década de 1860, o aroma de patchouli possuía a mesma popularidade na Inglaterra como teria na década de 1960. No Oriente o óleo é usado para perfumar o linho, e suas folhas são usadas em saches e potpourris.
É um óleo citofilático, poderoso cicatrizante (externo e interno), neuroestimulante, imunoestimulante, leve anti-inflamatório e antimicrobial, suave, fungicida leve, regenerador dos vasos sanguíneos, atuação hormonal feminina e masculina.
Indicações: rachaduras nos pés, frieiras, feridas que não cicatrizam, pele seca, envelhecida e cansada, coceiras e dermatites, cicatrizante de úlceras estomacais, hemorragias, antídoto para picada de cobras, fragilidade de vasos sanguíneos.
Atua no emocional para depressão nervosa, sonolência fora do normal, falta de animo, envolvente (afrodisíaco), autoconfiança, ousadia, coragem, segurança e busca por objetivos e sonhos, excesso de apetite, ausência de libido, ajuda a ligação com a terra, alivia depressão e medo e trabalha as compulsões.
Ajuda a esclarecer os problemas, levando-os ao ponto em que possam ser vistos mais objetivamente e possam ser resolvidos.
Excelente para ser utilizado em entrevista para novo emprego!
Como utilizá-lo? Em aromatizadores, em cremes, escalda-pés, massagens, difusores.

DESODORANTE PARA OS PÉS – creme/gel indicado para eliminar odores, prevenir rachaduras e frieiras.
- uso externo – aplicar nos pés, após banho, com os pés bem secos.
- apresentação: creme-gel elaborado com óleos essenciais de Tea Tree,  Cravo em Botões, Patchouli.
Pode ser encontrado nos espaços: Foco de Luz, Ametista ou através do e-mail rearomas@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário