terça-feira, 26 de abril de 2011

AH, O NARIZ!......

Dentre os nossos sentidos, o olfato é o mais desconcertante e evocativo, principalmente porque nos fornece informações a respeito daquilo que não somos capazes de ver ou ouvir. Dizem que ele - o olfato - está intimamente ligado às nossas emoções.
Como é que um aroma é capaz de suscitar emoções, por vezes tão poderosas? Acontece que quando inalamos um aroma, as moléculas do óleo essencial dirigem-se em parte para os pulmões e parte para o cérebro.

Vou falar só da parte que vai para o cérebro... Resumidamente  é o seguinte: quando inalamos um óleo essencial,  é enviada uma mensagem aromática específica para o cérebro (sistema límbico), que ativa a memória, os sentimentos e as respostas emocionais. Essas mensagens são convertidas em ação, e podem liberar euforia, relaxamento, sedação. Parece simples não é? Mas a coisa é bem complicada, porém, é maravilhoso imaginar que somos tão complexos e tão simples e que tudo à nossa volta está em sintonia e às vezes nem percebemos ! Lí que o nariz é uma máquina fantástica...sempre disponível para as moléculas, por mais desconhecidas que estas sejam. E o processo que nele ocorre, é inteiramente distinto daquele que se dá com uma vacina, uma vez que, por meio desta, a formação dos anticorpos só é obtida uma semana depois de a molécula ser injetada. Portanto, o resultado é bem mais rápido por via nasal, porque através dela não há nenhuma demora. Enfim, o nariz constitui um sistema que está sempre pronto para tudo, e de forma absolutamente disponível..( Turin, 1995).

Nenhum comentário:

Postar um comentário