domingo, 5 de fevereiro de 2012

TIREÓIDE

"Glândula endócrina situada na porção ântero-inferior do pescoço, formada, habitualmente, por dois lobos unidos por um istmo e que desempenha importantes funções metabólicas"
Raras são as pessoas que nos dias de hoje,  não apresentam algum distúrbio ligado a essa glândula tão pequenina, mas tão importante. Consequência talvez das pressões a que nos submetemos todos os dias.
Variações mínimas que sejam, na produção dos hormonios desta glandula, resultam em significativas alterações no consumo de oxigênio, no metabolismo do colesterol e nas funções cerebrais, cardíacas e dos vasos sanguíneos. Sob certas circunstâncias, como ambientes frios, altas altitudes, gravidez, etc., ocorre o aumento da necessidade energética do corpo; nesses casos, as taxas de hormônios são elevadas, para atender à demanda de energia.
Do ponto de vista fisiológico, a tireóide é um dos órgãos mais sensíveis, respondendo a vários estímulos do próprio organismo e também do ambiente.


No âmbito metafísico, essa glândula reflete os estímulos emocionais, estabelecendo no corpo uma condição propícia ao estado interior. Ela manifesta a capacidade que temos de mobilizar nossos recursos para alcançar aquilo que almejamos na vida.
Ela representa uma espécie de agente orgânico mediador entre o  indivíduo e o ambiente, integrando o mundo interno ao meio externo. O estado emocional desempenha importante papel naquilo que realizamos no meio.
A comunicação e a expressão corporal são fatores metafísicos relacionados à glândula tireóide. Expressar-se bem e dedicar-se à realização dos objetivos são atitudes que representam um fator determinante para a saúde dessa glândula.
Por fim, tanto a verbalização e a realização daquilo que sentimos quanto o acatamento dos conteúdos exteriores são fatores metafísicos relacionados com a tireóide.
A saúde da tireóide depende de nossa liberdade de ação e da descontração necessária para planejar um meio de executar os objetivos, dando vazão à criatividade e à originalidade. Somente assim podemos alcançar resultados promissores na vida. bem com o próprio jeito de ser, não depender somente daquilo que realizamos.

Hipotireoidismo – (redução na produção de tiroxina) está ligado à vontade de desistir de tudo. Quando a pessoa se sente irremediavelmente sufocado. Medo que gira em torno de mudanças, necessidade de plantar a semente criativa, abandonando crenças desgastadas que já não alimentam o eu.
Neste caso, o óleo essencial de Gerânio pode ser indicado, já que fortalece a auto-estima, a coragem e traz segurança. Tem como propriedades: estimulante endócrino, diurético, regulador da taxa de hormônios, anti-inflamatório, anti-séptico, citofilático, regenerador dos tecidos, adstringente, repelente de insetos, e imunoestimulante. Pode-se utilizar em conjunto com óleo essencial de Patchouli.
Hipertireoidismo (produção excessiva de tiroxina) – extremo desapontamento por não ser capaz de fazer o que quer. Sempre agradando aos outros e não a si mesmo. O problema de não ser aceito e não ser grande coisa, torna-se a força motivadora da vontade do indivíduo, impelido a realizar mais, a trabalhar mais, ou dar mais amor, na esperança de que isso lhe traga as recompensas desejadas. O óleo essencial de Olíbano pode ser um bom parceiro para as pessoas com hipertiroidismo, já que ele é calmante, antidepressivo, restitui a vontade de viver, libera a raiva, mágoas, dificuldade de perdoar. Bom também para a sensação de falta de realização. Traz introspecção, autoconhecimento. Utilizá-lo juntamente com o óleo de Laranja, pode ser uma boa opção, pois aliará a alegria e o frescor cítrico da Laranja.
A tireóide está localizada no quinto chakra, o centro energético da comunicação. Assim, em qualquer um dos casos acima, uma boa opção é acrescentar Capim Cidreira ou Capim Limão .
Como usar? Em compressas, sprays, massagens, difusores, escalda-pés....

Nenhum comentário:

Postar um comentário