quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SOFRIMENTO, DOR, SENTIMENTO DE PERDA

Pois é, acabou o Carnaval e a maioria das pessoas agora cai na real. Dizem que o ano só começa no Brasil, depois do Carnaval. E de tanto repetirem isso, criou-se uma forma pensamento, que de fato, parece que impregnou a tudo - comércio, empresas, escolas - e ficamos meio que parados até agora. Mas gente, o ano-calendário já começou. 2012 já está em andamento. Temos que nos apressar se quisermos fazer parte deste movimento de mudanças que está acontecendo. Logo, precisamos aprender mais do que nunca, a nos conhecer, a nos perceber, e o mais importante, a nos respeitar. Somente com o nosso respeito a nós mesmos, a nossos sentimentos, desejos e capacidades, é que poderemos respeitar esse Planeta, essa Mãe que nos acolhe.
E vocês estão se perguntando...e o que o sofrimento, a dor, sentimento de perda tem a ver com isso e com a aromaterapia??? É, eu não pirei não. Precisamos nos livrar de todos os sentimentos, de todas as emoções negativas para podermos sentir tudo o que há de bom na Terra neste momento, todas as coisas boas que estão por vir e algumas até acontecendo. Mas enquanto nos sentirmos doentes, nos sentimos diminuidos, nada vai acontecer.  Então, vamos escutar nossos corações, nosso organismo, nossa mente (que por vezes mente...), vamos nos entender melhor, nos conhecer para nos sentirmos plenos e merecedores de tantas Graças.
Sofrimento é uma emoção, que traz consigo aflição, pesar profundo, dor, angústia, melancolia. A Dor, traz padecimento, aborrecimento, tristeza. O Pesar, angústia, sofrimento, tristeza...e assim vai.
Alguém se identificou ou disse sim para pelo menos 2 ou 3 palavras acima?
Sofrimento, desespero e pesar têm a angústia como parte integral do seu padecimento. Desapontamento, dor e pesar, abrangem a tristeza.
Sofrimento é um sentimento muito forte, sobre o qual pode ser escrito um número muito grande de coisas. Talvez ele seja mais um estado da mente do que uma emoção! Ele é o tipo de emoção que cedo ou tarde, precisa ser expressa ou resolvida. O choro franco, em completo relaxamento, e também uma conversa aberta com uma amigo mais chegado sempre trazem um grande alívio; mesmo porque, sem ações como essas para amenizar a situação, o peso total do sofrimento e de todas as emoções que a ele se aderem, acaba levando muito tempo para se dissipar.
Os óleos essenciais podem servir de grande ajuda para todos os aspectos do sofrimento. E quais são? Alguns dos óleos mais eficazes para o sofrimento, são justamente os mais caros, e por isso mesmo, a sua escolha deverá ser feita de acordo com a intensidade do seu sofrimento. Muitas vezes, a dor é o preço que se paga por se ter amado; neste caso, quanto maior é o amor, maior é a dor, portanto, os óleos serão tão valiosos quanto você (Stephen, 1998). Mas trocando em miúdos, vamos precisar de óleos que aliviem a dor, elevem o espírito, acalmem, sedam , tonificam o coração, estimulem o apetite, estimulem o sistema imunológico e a mente.
O primeiro deles é o Olíbano, que já falei neste blog. Eu particularmente respeito muito esse óleo e o utilizo bastante. Na falta dele, já que é importado e nem sempre o encontramos, utilizo o Breu Preto (produto nacional, da floresta amazônica). Na sequência, podemos também utilizar a Manjerona, a Lavanda ( óleo maravilhoso e com grande aceitação pela maioria das pessoas), a Sálvia, o Cipreste, a Melissa, Néroli, Rosas (ai.....esse é indescritível).....

Como usar? no travesseiro, em difusor pessoal, em spray, em massagens e por aí vai......
Em outros posts, vou falar um pouco do Cipreste, da Melissa e da Rosa.....

Então, mãos à obra e "xô sofrimento"......

- partes deste texto foram extraídas do livro  Aromaterapia e As Emoções de Shirley Price

Nenhum comentário:

Postar um comentário