segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Psoríase, Herpes, Depressão......e a Lavanda

O odor fresco e limpo da lavanda não precisa de descrição, não é mesmo?
Quem nunca usou lavanda? Quem não se lembra do cheirinho da casa da vovó, ou da roupa limpinha na gaveta, cheirando tão bem?
A palavra lavanda, vem do latim “ lavare”. Foi um dos aromáticos preferidos dos romanos nas casas de banho. Talvez tenham sido eles que introduziram a planta na Inglaterra, e desde então, ela tem sido a grande favorita das mulheres. Antigamente, era usada para espalhar pelo chão das casas e igrejas em ocasiões festivas.
A lavanda costuma ser considerada como a essência mais útil e versátil para fins terapêuticos. Eu costumo chamá-la carinhosamente de “ bom bril”. Suas propriedades mostram um perfeito equilíbrio entre ying e yang e nesse contexto, ela é virtualmente neutra. Tem ação tonica e sedativa sobre o coração e diminui a pressão alta do sangue.
Combina bem com a maioria dos óleos, mas especialmente com os cítricos e os florais. Combina também com esclareia, gerânio, patchouli e vetiver. Eu a utilizo num spray que chamo de Harmonia, combinada com laranja e hortelã. Além de trazer  paz e tranquilidade, esse spray reaviva a alegria e abre a mente.


Como propriedades da lavanda temos: antidepressiva, anti-inflamatória, antisséptica, antiespasmódica, antibacteriana, antiviral, promove o equilíbrio, é calmante, descongestionante, relaxante, sedativa, reconfortante e tonificante.
Como indicações terapêuticas mais comuns, temos:
. problemas de pele (acne, furúnculos, herpes labial, dermatites, eczema, piolho, psoríase, queimaduras), pois ela estimula o processo de cura e promove o crescimento das células, acelerando a formação da pele nova e saudável.
. sistema respiratório (asma, congestão dos brônquios, resfriados, gripes e dor de garganta), pois atua como antiespasmódico , relaxando a respiração.
. circulação, músculos e articulações (dores musculares e reumatismo) , pois possui propriedades reconfortantes anti-inflamatórios.
. sistema nervoso (dores de cabeça, insônia, variação de humor e tensão nervosa), com ação reconfortante. Pode ser benéfica para as emoções fortes como a frustação, a irritabilidade, a ansiedade nervosa, o pânico e a insônia. Eu costumo utilizar e indicar para casos de insônia, ou sono muito irregular, uma gota de óleo essencial de Lavanda no travesseiro .
Eu sempre comento que esse foi o óleo que me inspirou o estudo da aromaterapia, já que foi ele que me ajudou (e muito), quando minha filha ainda era um bebê.

A Laszlo tem em sua linha, Lavanda de várias procedencias (Inglesa, Búlgara e Francesa). Vale a pena conhecer e ter sempre esse óleo sempre à mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário