segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MEL

É, hoje não vou falar de óleos, mas vou falar de um alimento que vem também da natureza, produzido a partir de flores. Trata-se do mel.

O alimento das abelhas era tão precioso que os romanos o utilizavam para pagar impostos no lugar do ouro. Hoje, o mel se tornou conhecido como " ouro líquido" devido às suas propriedades nutritivas e terapeuticas.
Composto de 38% de frutose, 31% de glicose, 1% de sucrose e 9% de outros açúcares, o mel é o único adoçante natural que não demanda refinação ou qualquer processamento. Ajuda a combater sintomas de hipoglicemia, que podem levar à insonia e a mudanças de humor. Fornece substancias nutritivas como vitamina B6, tiamina, riboflavina e ácido pantotenico, e pequenas quantidades de minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganes, fósforo, potássio, sódio e zinco.
O mel é um antioxidante reconhecido e um antibiótico de largo espectro com funções antifúngica e bactericida,  combatendo os vírus do Staphylococcus e as infecções por cândida. Contém uma substância incrível chamada própolis, um bactericida natural que previne e trata tosses e resfriados, além de problemas estomacais. O teor antibacteriano do mel manuka da Nova Zelandia, foi comprovado contra o Helicobacter pylori, bactéria que provoca úlceras. O mel contém ainda grãos de pólen, indicados para rinite alérgica.
Em uso tópico, possui poder anti-séptico no tratamento de úlceras, queimaduras e ferimentos. Tem ação antiinflamatória, reduzindo o inchaço e a dor e estimulando o crescimento de tecido abaixo da superfície da pele, o que colabora para o mecanismo da cicatrização.

Compressa de mel: espalhe um pouco de mel numa gaze e aplique no machucado. A quantidade depende do tanto de secrecação que sai do ferimento. Caso haja muita secreção, deve-se aplicar bastante mel. Reaplique a compressa caso necessário.
(indicações e informações publicadas por Sarah Merson)


Nenhum comentário:

Postar um comentário