domingo, 31 de julho de 2011

Orégano...muito além da pizza


O orégano era um óleo para banho muito apreciado pelos egípcios, mas os gregos parecem ter descoberto um uso mais sério para a erva. Ela era plantada nos cemitérios para ajudar os espíritos dos mortos a alcançar a paz. Mas também era usada na culinária e na medicina. Na Pérsia, os astrólogos produziam bálsamos de orégano para proteção contra planetas hostis. Poucas são as ervas que não entram em porções do amor, e o orégano não é uma exceção. Ele era, entretanto, cultivado em mosteiros no século XIII onde os monges o apreciavam por seu efeito benéfico em problemas do peito.  
Originária das regiões da Ásia e Europa mediterrânea, apresenta muitas espécies, sendo todas muito aromáticas. Erva perene, cuja altura pode variar de 25 a 80 cm, pertence à família das Labiadas. O orégano é uma planta herbácea, com raízes na forma de caules subterrâneos (rizomas). Bastante ramificado, produz folhas pequenas, ovais e pecioladas, medindo de 1 a 5 cm. As flores são pequenas e apresentam cores como o púrpura, rosa, branco ou uma mistura delas, surgindo do início do verão até meados do outono. Há regiões no Brasil, entretanto, onde a planta vive vários anos sem nunca produzir flores.  
Possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e anti-infecciosas, sendo útil para o tratamento de praticamente todos os tipos de infecções. Têm ação anti-cancerígena, anti-oxidante, larvicida, lesmicida, estimulante digestivo, em inflamações e dores articulares e musculares, em problemas de acne, abscessos e furúnculos. Estimulante geral como o tomilho.
É benéfico para o sistema respiratório, aliviando resfriados, bronquite e o acúmulo de catarro. É capaz de aliviar os sintomas da asma e da coqueluche. Nos casos de rinites e sinusites, pode-se fazer uma inalação com orégano, colocando uma colher de sopa de folhas em uma tigela e derramando água quente...ao velho e bom estilo da vovó...
É um óleo muito forte que pode irritar as mucosas . Deve ser evitado durante a gravidez .
Pode ser um tônico e estimulante para os nervos, mas Valnet o considera útil para quem sofre de doenças imaginárias ou mentais, isso sem mencionar os psicopatas.
 Segundo Culpeper, o orégano pode amenizar a surdez e aliviar a dor e o ruído nos ouvidos, além da dor de dente. Parece ter eficácia nos casos de enxaqueca e tiques faciais. A ação estimulante e a capacidade de aliviar a dor podem ser benéficas para os tratamentos de cólicas menstruais, reumatismo e dores musculares em geral. Proporciona uma sensação de bem-estar. Acredita-se que trate do excesso de água nos tecidos, através de sua ação sudorífera, e possivelmente aumente o fluxo de urina.
(textos extraídos de literatura de Fabián Laszlo e Wanda Sellar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário