terça-feira, 19 de julho de 2011

CAMOMILA


Olá! Hoje vou falar de uma flor não apenas focada na aromaterapia, mas no aspecto de planta medicinal.
A Camomila é conhecida por seu efeito calmante e normalmente é utilizada para tratar a ansiedade e a insonia, além do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Também é anti-histamínica, pois alivia os sintomas alérgicos, e contém propriedades antiinflamatórias e antiespasmódicas que combatem problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável. Também é própria para TPM e problemas de pele, como o eczema.
É um excelente remédio para males infantis, inclusive cólica e nascimento de dentes. Como podemos utilizá-la: em inalações de vapor, colocando meia colher de chá de folhas de camomila picadas em 250 ml de água potável. Leva-se a erva e a água ao fogo numa panela, por 30 minutos. Depois, despeja-se numa vasilha e inala-se o vapor.
O óleo essencial de camomila, oriundo da camomila romana, que tem as flores inteiramente amarelas e parecidas com as margaridas.  Os gregos a chamavam de maçã da terra por causa do seu aroma. A partir do processo de destilação, é produzido o azuleno, substância que lhe dá uma tonalidade azul-pálida e que é parcialmente responsável pelas suas propriedades curativas nos problemas cutâneos. A camomila alemã contém uma quantidade muito maior de azuleno e o óleo já tem uma coloração bem próxima do azul-marinho e possui uma ação bem mais forte sobre as inflamações cutâneas. O óleo de camomila romana é um dos mais eficientes no combate à insônia e para o sistema nervoso em geral. Os óleos essenciais extraídos da camomila, possuem um preço final bem elevado, porém o custo-benefício vale a pena. Por isso, se você encontrar óleo de camomila por um preço baixo ou equivalente a outros óleos como limão e laranja, desconfie e pergunte se ele de fato é 100% puro ou foi diluído em outro óleo!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário