quinta-feira, 7 de julho de 2011

INVERNO - FRIO - QUE TAL UM CHÁ DE CANELA COM GENGIBRE? OU UMA SOPA?

Pois é...frio de arrepiar, não é mesmo? Precisamos de coisas quentes - por dentro de por fora.
Por dentro, podemos tomar chás - de gengibre, de canela. Por fora, podemos utilizar óleos essenciais.
A canela é um antiinflamatório, aintiinfeccioso, antimicrobial de amplo espectro, fungicida, anti-séptico, tonico do sistema nervoso e do sistema imunológico. Assim, se torna útil em artrites, reumatismo, bursite, lombalgia, tendinite, LER, fibromialgia, celulite, circulação (especialmente membros inferiores), infecções respiratórias, frigidez e impotencia. Age como tonificante geral dos sistemas: nervoso, imunológico e digestivo, aumentando as defesas do organismo. Atua nas infecções onde outros óleos não responderam. E no psicológico: é estimulante, aquecedora, alegre. Combate o medo e a insegurança, melancolia, depressão, desanimo, frigidez, debilidade e exaustao nervosa. Desapego do velho e abertura para o novo. Importante é que a canela, quando utilizada na forma de óleo essencial, não deve ser aplicada sozinha diretamente na pele, mas sempre diluída em óleo vegetal. Pode ser utilizada em vaporizadores, nas infecções respiratórias, associada sempre ao tomilho.

Já o gengibre - ah, o gengibre....não é só para quentão!
Ele é utilizado como tempero e remédio há milenios, especialmente no oriente. Conforme a região de onde provém o óleo, ele vai variar de amarelo claro a amarelo escuro. É um óleo especial para deosrdens do aparelho digestivo e problemas articulares. Entre os problemas digestivos, podemos destacar a má digestão, flatulencia, diarréia, desinteria, perda do apetite e náuseas. Quanto à parte articular, é útil em casos de reumatismo, dores e inflamações articulares, dos tendões, músculos e nervos, em ciática, má circulação, etc. Também é empregado em dores de garganta, amidalite, infecções pulmonares, como anti-oxidante e suave laxante. Atua na parte psicológica, para fadiga e debilidade nervosa, cansaço por stress.

Existem sinergias com esses óleos, para serem misturadas a óleos de massagem, que auxiliam em todos os processos de dores. Vale a pena experimentar!

Na culinária, tanto a canela quanto o gengibre são muito conhecidos e utilizados . Vocês já experimentaram o purê de cenoura com gengibre? (receita no blog minhacozinhasuacozinha.blogspot.com da minha filha...lógico!). Ou talvez um suco de melancia com gengibre? Além de excelente diurético (pela melancia), é bom para a digestão. (eu sei...tá frio e não dá para tomar suco gelado....mas logo logo esquenta....experimentem!).

Bom, eu vou fazer o meu chá....porque hoje o frio está de arrasar! Até.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário