domingo, 17 de maio de 2015

CAPIM LIMÃO

A inspiração para este artigo veio com o curso do qual tive a oportunidade de participar: Destilação de Óleos essenciais , promovido pela Escola da Unidade (www.escoladaunidade.org), representada pela Mariana e pelo Paulo, que amorosamente transmitiram não só conhecimento, mas amor e dedicação. O local foi especial - o Sabor de Fazenda. Não poderia ter sido mais perfeito. E para completar, os participantes que trouxeram um pouco de tudo o que sabiam e mais, alegria e emoção.
Destilamos o Capim Limão, colhido na hora e picado por todos nós. Depois de mais ou menos 1 hora e meia, começamos a  ver, emocionados, as primeiras gotinhas, e  ao mesmo tempo fomos sendo envolvidos por um aroma incrivelmente sutil e delicioso! Ao final de pouco mais de 3 horas,  fomos presenteados com 8 ml de óleo essencial . Indescritível a emoção ....
Falar de capim limão é lembrar daquele chazinho tão gostoso, que dificilmente alguém não conhece.

Dados sobre o capim não faltam. Então fui buscar parte de um artigo de Suzanne Bovenizer, para acrescentar alguns pensamentos a mais sobre essa planta.  Um dos efeitos mais importantes do Capim Limão sobre o corpo é a sua capacidade para estimular mentalmente e despertar o lado esquerdo do cérebro. Este óleo essencial, quando usado em difusores elétricos ou massagem, ou ainda em banhos, pode limpar os pensamentos nebulosos, aumentar o pensamento lógico e estimulara concentração. Este é um grande óleo para inalar quando se prepara para exames, para falar em público ou mesmo ao dirigir por longo tempo. É um excelente óleo quando se acorda mal-humorado ou desorientado, ou mesmo quando o cérebro precisa de foco e prontidão. Seu efeito de resfriamento, o 
torna um maravilhoso óleo
 a ser usado para dores de cabeça. Um pouco de óleo essencial diluído em carreador pode ser  esfregado nas têmporas para aliviar dor latejante ou sentidos nublados.  Ele também pode ajudar a reduzir a febre e diminuir o calor do corpo. É igualmente benéfico em uso esportivo. Devido à sua capacidade de fortalecer os vasos sanguíneos e estimular a cicatrização do tecido conjuntivo fraco, o Capim Limão pode ser usado em massagem para qualquer lesão esportiva como ligamentos puxados e fáscia tensa. É diurético leve, ajuda na drenagem linfática e em inchaço do local da lesão. Quando massageado, este óleo pode ajudar na redução de varizes, aumentando o fluxo sanguíneo e drenagem linfática. Isto também significa que é útil na redução da celulite, removendo o excesso de água e toxinas a partir do tecido.

Em um nível psico-espiritual, limpa a mente e estimula o foco durante a meditação."Limpa as teias de aranha"..trazendo maior consciência e conhecimento mais profundo.  Este óleo ressoa com a pedra de quartzo citrino e apoia as energias do plexo solar. Conhecimento superior pode ser aterrado para os chakras inferiores com a ajuda do capim limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário