quinta-feira, 21 de maio de 2015

ÓLEO DE CURRY - Laszlo

Poderoso imunoestimulante
Você já ouviu falar em óleo de curry?
Pois é, o famoso tempero indiano "Curry", leva este nome devido ao fato dele ser feito originalmente com as folhas secas desta planta, a Murraya Koeniggi. É uma planta típica da Índia, muito apreciada na culinária e na medicina ayurvédica. O aroma do tempero contudo é dado pela mistura dos ingredientes variados, sendo a planta só um toque especial em seu meio.
Pela primeira vez chega ao Brasil, através da Laszlo o óleo de Curry. Este óleo possui aroma herbáceo, de tempero, sendo interessante para perfumes com toque oriental e de especiarias, assim como para uso na culinária diluído em azeites. Combina bem com saladas, molhos e pratos quentes, na diluição de 3-6 gotas em cada 100ml de azeite de oliva extra-virgem. Pode ser combinado com o óleo essencial de limão siciliano para um sabor ainda melhor.
Pela cromatografia realizada de nosso óleo essencial na UFMG, foi identificada a seguinte
composição:
COMPOSTO E PORCENTAGEM
α-pineno 14.7
canfeno 0.3
β-pineno 2.3
mirceno 1.5
α-terpineno 0.8
ocimeno 4.2
β-felandreno 27.7
α-terpineol 5.5
terpinoleno 1.5
β-cariofileno 13.8
humuleno 3.3
α-muuroleno 0.5
oxido cariofileno 7.6
epoxido humuleno 1.5
cadinol 0.3
ASPECTOS CLÍNICOS
Na parte aromafitoterápica, o uso mais destacável do curry é como imunomodulatório. Extratos da planta se mostraram muito eficientes no aumento da imunidade primária, via aumento da divisão de linfócitos B e a liberação de anticorpos1. Ou seja, ele prepara o corpo para responder a um agente invasor acelerando seu mecanismo de defesa. Tal efeito possivelmente se deve à presença de compostos como o beta-felandreno e o alfa-terpineol existentes no seu óleo essencial.
O isômero alfa-felandreno possui potencial imunoestimulante potente de macrófagos2, algo ainda não estudado para o beta-felandreno, mas que pode manifestar-se de maneira similar justificando os efeitos da planta e seu OE na imunidade. o felandreno faz os macrófagos aumentarem sua capacidade de comer micróbios e tumores, há aumento da atividade dos linfócitos natural killer e aumento da produção de linfócitos B2 que atuam na produção de anticorpos. O alfa terpineol atua aumentando a liberação de gama-globulinas, o que interfere positivamente no sistema imunológico aumentando sua resistência frente a infecções.
O curry é uma excelente opção imunoestimulante quando o corpo está lento de resposta, ou para acelerar a imunidade quando uma infecção acabou de se instalar. Uma boa associação para gripe seria do curry com ravensada aromática e tea tree por exemplo. Uma combinação power-imunoestimulante seria do tea tree, olíbano, tuia e curry. Pode ser inalada ou aplicada em massagens terapêuticas na aromaterapia.
Além de aumentar a imunidade, o óleo de curry também se mostrou em um estudo um poderoso agente antibiótico frente a bactérias resistentes aos antibióticos alopáticos (Staphylococcus aureus, Psedomonas aeruginosa, Klebsiella pneumonia, Escherchia coli e Streptococcus pneumoniae)3. Igualmente apresentou potente atividade antitumoral3.
Há estudos do óleo no tratamento de fungos, ação pesticida, contra amebíase, diabetes e hepatite1. Extratos da planta também se mostraram muito potentes como hepatoproterores4, princialmente pela sua capacidade indutora de enzimas como a glutationa e catalase, aspectos estes observados também em vários em componentes de seu óleo essencial quando isolados. O composto alfa-pineno por exemplo justifica parte de sua ação desintoxicante do fígado. Ele também atua na parte circulatória e
auxilia no tratamento da osteoartrite.
É evidenciada na composição do óleo de curry um destacável potencial antiinflamatório, dada a presença de cariofileno e humuleno. Há inclusive um estudo sobre o seu potencial equiparado ao diclofenaco de sódio, sendo tão eficaz quanto este medicamento ou se usado junto a ele pode potencializar seus efeitos5.
ASPECTOS EMOCIONAIS
No campo emocional seu aroma promove um efeito de harmonização emocional muito útil em circunstâncias de tensão e estresse. Estimula a mente, deixando alerta e melhorando o foco e concentração em estudos. Auxilia no tratamento de distúrbios da fome, equilibrando o desejo ou falta dele para a comida.
RESUMO DAS POTENCIAIS APLICAÇÔES
Imunoestimulante +++
Hepatoprotetor e digestivo ++
Flatulência (gases) +
Anticancerígeno +
Antibiótico ++
Antifúngico ++
Antiinflamatório ++
Artrite e reumatismo +
Drenagem linfática e má circulação ++
Estimula a memória e concentração no estudo ++
Uso como tempero
Textos: Fabian Laszlo
Referências:
1.Kaur I, et al. Augmented primary humoral immune response and decreased cell-mediated immunity by Murraya koenigii in rats. J Basic Clin Physiol Pharmacol. 2013 Oct 16:1-5.
2.Lin JJ, et al.Alpha-phellandrene promotes immune responses in normal mice through enhancing macrophage phagocytosis and natural killer cell activities. In Vivo. 2013 Nov-Dec;27(6):809-14.
3. Nagappan T, et al. Biological activity of carbazole alkaloids and essential oil of Murraya koenigii against antibiotic resistant microbes and cancer cell lines. Molecules. 2011 Nov 21;16 11):9651-64.
4.Sathaye S, et al. Hepatoprotective effects of aqueous leaf extract and crude isolates of Murraya koenigii against in vitro ethanol-induced hepatotoxicity model. Exp Toxicol Pathol. 2011 Sep;63 (6):587-91.
5.Kaur G, et al.Modifying Anti-Inflammatory Effect of Diclofenac with Murraya koenigii. Recent Pat Inflamm Allergy Drug Discov. 2014 Jan;8(1):77-81.
Encomende esse e outros  óleos Laszlo
através do e-mail: rearomas@hotmail.com
LASZLO
Natural é Estar Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário