segunda-feira, 13 de maio de 2013

LARANJAS E MAIS LARANJAS

Faz tempo que não escrevo ...me dei férias do blog para pensar em novas atividades, produtos e até para estudar mais um pouco - porque afinal, não dá para parar.
Ví muitos artigos interessantes que são dignos de postagem, mas hoje, abrindo meus e-mails, encontrei uma news letter da Laszlo, que não posso deixar de publicar. É sobre Laranjas....essas frutas lindas , cheirosas, saborosas e tão curativas. Agora que está chegando o final do outono e que os dias se tornam mais curtos, apesar de ser uma época de céu azul e sol gostoso, é bom ficar de olho não só na alimentação, nos cuidados com a poluição e secura do ar, mas também, sobre os estados de humor....Por isso posto essas informações que o prof. Fabián divulgou.
Para quem ainda não experimentou um bom óleo essencial de Laranja, eu recomendo. Sabe aqueles dias em que a gente levanta e se pergunta por que tem que sair, tem que acordar? Aqueles dias em que o espelho não é seu amigo porque você se acha a pessoa mais horrível da face da terra? Ou que lembra daquele desenho do leão e da hiena que falava...ó dia, ó dor?
Então, para esse dia, nada melhor do que colocar duas gotinhas de um óleo de laranja na palma da mão, esfregar uma mão na outra e aspirar bem profundamente o perfume e aí, mentalizar uma coisa bem legal.....um lugar, um fato, uma flor, uma pessoa....Depois, é só sair para o abraço....e um bom dia!
Experimentem, vale a pena,.....




A Laranja é uma fruta que foi criada pelo homem a cerca de 2mil anos atrás na China à partir do cruzamento do pumelo (Citrus máxima) e da mandarina (Citrus deliciosa). De lá para cá, com intercruzamentos surgiram dezenas de variedades, algumas bem exóticas, outras que fizeram história com seu sabor e importância própria.
Para os apaixonados por estes frutos magníficos, a Laszlo conseguiu ter em mãos uma coleção de óleos essenciais de laranjas única, merecedora de estar na prateleira de todo bom colecionador de óleos essenciais e perfumista. Não perca esta chance, pois algumas variedades são raras e possíveis de serem conseguidas somente com muita dificuldade.
O óleo essencial de laranja possui alto teor de d-limoneno, molécula que tem sido estudada com profundidade pela ciência em uma variedade muito ampla de usos. Dentre alguns dos potenciais do óleo de laranja e do d-limoneno encontram-se as seguintes indicações:

1. Drenagem linfática e atuação positiva em problemas de má circulação;
2. Câncer e tumores, o d-limoneno tem mostrado potencial terapêutico em estudos clínicos em humanos;
3. Estudos mostraram que o óleo de laranja espanta cupins e baratas;
4. O óleo de laranja possui ação ansiolítica e levemente calmante em estudos;
5. Segundo a aromaterapia o óleo de laranja desperta a alegria e motivação pela vida eliminando estados depressivos;
6. O óleo de laranja ajuda a limpar o sangue de gordura acumulada, contribuindo no tratamento da ateroesclerose;
7. O d-limoneno do óleo de laranja, junto de outro componente possui ação lipolítica, ou seja, ajuda na perda de gordura localizada por ser termogênico;
8. O óleo de laranja é um leve vasodilatador, podendo ajudar sutilmente a controlar a pressão sanguínea alta;
9. O óleo de laranja contém citral e mirceno, componentes capazes de inibir a enzima tirosinase que produz a melanina na pele, o que ajuda a diminuir a formação de manchas escuras de pele (desde que sem tomar sol);
10. O d-limoneno do óleo de laranja é um potente depurativo, ajuda na desintoxicação do corpo por aumentar a atividade das enzimas da glutationa, o que não só desintoxica o corpo de toxinas e radicais livres, como também promove hepatoproteção;
11. O óleo de laranja ajuda na melhora de sintomas de prisão de ventre (usado especialmente 3 gotas com 1 colher de sopa de mel num copo d'água todas as noites antes de dormir, sendo este também um excelente recurso contra a insônia;
12. O óleo de laranja ajuda a eliminar mau cheiro nos ambientes (isso vale para cheiro de urina, alho, peixe, cigarro e mofo);
13. O óleo de laranja em pesquisas brasileiras mostrou potencial anti-ulcerativo, sendo útil em gastrites e úlceras estomacais;
14. O seu uso gastronômico é muito comum, sendo empregado este doce óleo essencial em bolos, musses, chocolates, tortas e cookies.



OE LARANJA VALÊNCIA -LARANJA DA TERRA (AMARGA)

Esta laranja, também chamada de bigaradia, marcou história. Até a idade média era descartada por ter sabor amargo intragável, mas os ingleses então descobriram que dava uma maravilhosa geléia que combinava perfeitamente com o chá preto. Assim, esta laranja começou a se popularizar no comércio europeu ganhando mercado finalmente. Seu óleo essencial possui teor mais elevado de linalol que lhe confere ação ansiolítica mais marcante que as outras laranjas. Linalol é o mesmo componente calmante presente no óleo de lavanda. Produção nacional.


LARANJA SANGUINEA


Esta é uma laranja rara, e mais raro ainda é o seu óleo essencial. Recebeu este nome de "sanguínea" pois sua polpa é vermelha como o "sangue". Se qualifica ao lado da laranja dark como um dos melhores óleos de laranja no mundo. Super aromática, de perfume intenso e doce, também é rica em linalol, agregando poder sedativo como a laranja amarga. Importado da Itália.


LARANJA DARK


A laranja dark recebe este nome devido à polpa e óleos escuros. É produzida à partir de espécimes selvagens em Belize, sendo portanto também um produto raro e importado. Fora a cor caramelada do óleo, possui um perfume forte, intenso e super adocicado. Um produto especial para perfumistas que buscam notas cítricas especiais. Também junto da laranja sanguínea e amarga possui mais linalol, sendo outra laranja potente como ansiolítica.


LARANJA LIMA


A laranja lima é uma aquisição recente da Laszlo, proveniente de uma nova indústria de sucos que nasce no Brasil, é um óleo mais ácido, intensamente rico em d-limoneno, sendo um produto muito especial para uso estético em drenagens linfáticas, como depurativo e desintoxicante.


LARANJA PÊRA & LARANJA PERA LFC


A laranja pêra é a variedade mais produzida no Brasil para a indústria de sucos. A maioria de todo o óleo de laranja doce comercializado é proveniente desta variedade. Recentemente a Laszlo obteve óleo essencial de laranja pêra LFC que significa "Livre de FuranoCumarinas (LFC)". As furanocumarinas são os componentes presentes nos óleos cítricos responsáveis por sua capacidade de manchar a pele se exposta aos raios UV do sol. No óleo LFC estes componentes são retirados por um processo de destilação com temperatura controlada, e o óleo pode então ser empregado sem qualquer risco sobre a pele em exposição seguida direta ao sol.


LARANJA TAQUARI


A laranja variedade taquari é outra espécie recentemente adquirida pela Laszlo e que é empregada por algumas indústrias de suco do sul. Possui uma nota aromática muito parecida com a laranja valência.


LARANJA VALÊNCIA


A laranja valência junto da pêra faz parte das laranjas de alta produtividade para suco. Como subproduto surge então seu óleo essencial. Uma laranja muito comum na Itália e que gosta muito de sol. Possui um aroma menos ácido que a laranja pêra, sendo assim portanto mais doce.


LARANJA 5X


Este óleo essencial de laranja é de fato um óleo deterpenizado, ou seja, que passou por um processo de limpeza de seus terpenos. De um total de cerca de 10% de componentes aromáticos, os outros 90% são de monoterpenos com aroma menos intenso. Subindo cerca de 5 vezes os 10% de compostos aromáticos que vão para cerca de 50%, reduz-se a parcela de monoterpenos (principalmente d-limoneno) a 50%. Isso dá origem a um óleo extremamente perfumado, muito apreciado na indústria de sucos, perfumaria e psicoaromaterapia, pois poucas gotas são capazes de aromatizar enormes auditórios.
 

2 comentários:

  1. Rê,
    Adorei o artigo que escreveu !!!! Vi hoje no site da Laszlo e agora o seu texto..

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks So...toda vez que encontro um texto legal por lá, eu posto aqui, porque nem todo mundo tem acesso...o Fabián posta coisas muito úteis e a gente tem que divulgar....bjs

      Excluir