quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Puxa, faz tempo que não escrevo, não é mesmo?
E pensando no que escrever, me ocorreu que não existem coincidências....semana passada uma amiga lá do Nordeste me escreveu pedindo ajuda para uma pessoa que está com um tumor que está crescendo rapidamente e queria indicação de óleos que pudessem auxiliar no processo dela. Obviamente, por ser um assunto tão delicado, recorrí aos "universitários" e um deles é minha professora e inspiradora - a Carla Vescovi lá de Campinas. Dentre todas as dicas que ela deu em termos de florais, homeopatia e óleos essenciais que podem auxiliar no processo do tratamento, veio o óleo de Cipreste Lusitanica.... Bem, fui procurar então novamente meus escritos sobre esse óleo e recordei que até eu já usei...como a gente deleta certas coisas não é mesmo? E aí vem a tal " coincidência"...numa vivência que fiz esta semana, me deparei com uma moça, muito linda e doce, que também tem alguns nódulos perturbando o sossego dela...Nada sério, mas que requerem sempre uma vigilância....E novamente entrou em cena quem? Ele mesmo...o óleo de Cipreste Lusitanica....Então, aproveitando a onda, vou colocar os dados que tenho, extraídos de uma das apostilas do curso do Prof. Fabian Laszlo....Boa leitura!

- óleo de cipreste lusitanica. Essa planta no Brasil é utilizada para fazer cercas vivas, banzais e para decorar ikebanas! E as pessoas nem imaginam o quanto ele é bom.
Tem um cheiro intenso, típico de floresta de abetos. ele tem dois ou três quimiotipos principais (abiedadieno, pineno, sabineno e trans-toratol. Alguns apresentam também trans-ferruginol). O toratol possui potente ação antibacteriada e propriedades antioxidantes. Possui inclusive ação anti-radicais livres. É ativo no tratamento da acne, na eliminação de bactérias causadoras da cárie e é um dos raros fitoquímicos ativos contra o Staphylococcus aureus, um dos principais causadores de infecções hospitalares e muito resistente à penicilina e meticilina. O toratol possui valor como ingrediente ativo em formulações cosméticas, sabões, pastas de dente, loções para pele e desinfetantes. Não é irritante para a pele humana. O abietadieno possui propriedades anti-fúngicas e antimicrobiais mostrando uma ação positiv contra bactérias gram-positivas também. Funciona como anti-oxidante, por isso possui potencial conservante para várias formulações. Age sobre as glândulas sebáceas equilibrando a produção de oleosidade e sebo excessivas, eliminando a seborréia da pele e cabelos, cistos e cravos. Entre os diferentes potenciais terapeuticos do cipreste que se tem estudado, o mais interessante é o seu efeito sobre processos inflamatórios com a formação de pus. Tem efeito rápido em secar ou puxar para fora o pus de áreas inflamadas . Em acne é talvez o óleo que mostre melhores efeitos, superior ainda ao tea tree.  Tem mostrado bons resultados no tratamento de hemorróidas, cistos sebáceos e má cirulação (celulite e varizes). É indicado também em infecções respiratórias e da pele, dores musculares, micoses, colite e síndrome de chron.

Indicações e uso: em acne, cistos sebáceos e inflamações purulentes (furúnculos e abcessos) é usado puro ou diluído em solução alcoólica entre 5 a 10%. Nas inflamações funciona ainda melhor se associado ao OE de tomilho vermelho. Em hemorróidas: 5 gotas numa bacia para banho de assento. Micoses e feridas infeccionadas - usar puro no local. Em inalações é ótimo para sinusite infecciosa (com mau cheiro no catarro). Em massagens é útil em dores musculares. Pode ser usado como conservante para várias formulações cosméticas e farmaceuticas. É um bom desinfetante bucal (10 gotas em 200 ml de água - usar como enxaguatório após escovar os dentes - previne cáries e mau hálito). É excelente em shampoos (1 a 3%) contra seborréia e caspa.
Essa sugestão é da Carla Vescovi: Em cistos e nódulos: usar em gel, óleo ou puro em massagens nos pés e no local . Interessante juntar tangerina ou laranja (para trabalhar alegria). Pode ser feita também inalação de tomilho com cipreste.

-E agora eu, porque afinal, esse blog é meu!....eu particularmente utilizei este óleo em um cisto cinuvial no pé,  que já tinha até operado e voltou (e voltou pior!). Usei diariamente pela manhã e à noite, em gel (na proporção de 8% como expliquei ontem à noite).  Só não sumiu por completo, porque eu acabei relaxando na rotina, mas ele quase não existe mais e nem me incomoda. 

Até breve então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário