terça-feira, 2 de outubro de 2012

COMBINAÇÃO PERFEITA: CALÊNDULA E LAVANDA

A calêndula (Calendula officinalis) é indicada para úlceras gastroduodenais, abscesso do estômago, afecções nervosas, artritismo, artrose, cólica menstrual, gastrite, problemas na produção da bile, psoríase, resfriado e úlcera gastrintestinal. Também é antiabortiva. (curapelanatureza.blogspot.com.br).

Olá, comecei hoje meu post, com um resumo sobre os usos da calêndula. E por que eu falei que Lavanda e Calêndula são uma combinação perfeita? Bem, vou contar porque acredito que o caso abaixo pode ser útil ...
Há 3 semanas, ao tentar fazer uma inalação com orégano (que já comentei o quanto é boa para rinites, alergias, resfriados, sinusite...), entornei a água fervendo sobre meu tórax...A água escorreu do pescoço, pelos seios até o abdomem. Nem preciso falar da dor e do desespero.... A primeira reação do meu marido foi jogar água fria, logo que conseguí tirar a blusa. Em seguida, jogamos abundantemente óleo de Lavanda. Em questão de minutos, o ardor maior cedeu e o que era esperado: as bolhas, praticamente não apareceram.  Fui tratando nos dias subsquentes, com pomada de calêndula e óleo de lavanda. Segundo o médico, tive uma queimadura de segundo grau.  Onde a água ficou " empoçada" a queimadura foi mais forte e uma pequena bolha se formou e estourou, dando início a uma pequena inflamação local. Apliquei neste local o óleo essencial de Tea Tree, pois lembrei que em casos de queimaduras, nos hospitais, se administra antibióticos e até vacina anti-tetânica. Foram dois dias, alternando Lavanda, Tea Tree e Calêndula e a inflamação sumiu. Hoje, estou com a pele praticamente regenerada, com um mínimo de marcas. Restaram apenas algumas brotoejas que coçam. Espirrar hidrolado de Rosas ajuda bastante pois refresca, e as propriedades do óleo de Rosas incluem a regeneração da pele também. Suspendí a pomada de calêndula e estou usando apenas Lavanda com Patchouli, intercalados com o hidrolato e a coceira hoje já diminuiu e parece que as brotoejas também. 

Um comentário:

  1. Sou fã de lavanda. Serve para tudo... Estudo aromas e tenho uma escala aromática que desenvolvi parece bastante lógica e está passando por todas as duras provas, rsrsrs... mas o interessante é que a Lavanda é o centro da escala, mesmo porque ela se harmoniza com praticamente todos os aromas, sejam cítricos, aromáticos, picantes, florais, amadeirados, etc... estou desenvolvendo estudos e parece que realmente a lavanda é um centro, mesmo porque ela tem muita serventia... tenho lavandas em meu pátio... Abraço, Fabiano

    ResponderExcluir