segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

AROMATERAPIA ANIMAL

Olá pessoal! Estive ausente esse tempo todo, mas foi por uma boa causa.
Hoje vou passar prá vocês, a tradução de um artigo , que fiz agora há pouco, bem rapidinho (então me perdoem possíveis erros de digitação ou concordância). Esse artigo foi tirado do link: http://museedesaromes.com/laromatherapie-animale/.

Ele traz algumas informações muito interessantes para se cuidar dos nossos bichinhos de estimação com Aromaterapia .  Tem fórmulas interessantes que sem dúvida alguma, vou testar com a minha Nana (uma SRD de 13 anos), que às vezes por estresse, apresenta umas coceirinhas. Por sorte, ou pelo fato de ser um SRD (vulgo vira-lata), ela tem uma saúde invejável. É super disposta, temperamental e justamente por esse temperamento , de animal mimado que é, de vez em quando fica com coceirinhas , especialmente no rabinho inquieto. Bom, chega de blá blá blá e vamos ao artigo. Quem quiser, depois compartilha experiências tá?

Aromaterapia animal





Por Equipe Aromatic em 22 de Outubro de 2014
Outras Notícias
No início do século XX, os óleos essenciais foram utilizados em animais, antes de serem utilizados para a prevenção e tratamento de doenças em seres humanos , graças aos muitos trabalhos e pesquisas excelentes dos professores  Gattefossé  e Sevelinges .

Anteriormente, muitos escritos datados do século XVIII mencionavam poções veterinárias de ervas , que foram utilizadas principalmente pela Escola de Cavalaria de Saumur.

Para mais informações você pode baixar o livro:
"Eu trato o meu animal de estimação com óleos essenciais. "
 
Gatos, cães, cavalos e gado podem apreciar as incríveis propriedades de óleos essenciais aromáticos.
 
Os efeitos são resultados imediatos e sustentados. Eles são um complemento perfeito para o cuidado do animal. Anti-infecciosos e anti-sépticos nas suas propriedades principais, os óleos essenciais são aplicados na prevenção e cura de doenças convencionais e específicas de animais.
 
Assim como em humanos, o uso de óleos essenciais em animais é um suplemento rápido e eficaz para um estilo de vida saudável, alimentação saudável, condições adequadas de  liberdade e higiene.
 
Todos os animais têm uma potência específica de acordo com a sua morfologia e funcionamento orgânico. O pássaro come as sementes; os rins do leão excretam amonia, incluindo os resíduos gerados pela digestão de proteínas animais, e o  cavalo se alimenta de grãos e vegetais.
 
Para animais de estimação, vamos concentrar-nos sobre alimentação saudável, crua e  natural. Em geral, deveremos  adicionar suplementos alimentares (por causa de inatividade, e consumo de alimentos pouco saudáveis ​​em geral).
Pense em sementes germinadas e minerais para enriquecer sua dieta.
 
Os óleos essenciais aumentam a resistência a doenças .
 
Para o gado confinado  e outros de pecuária intensiva , os óleos essenciais são utilizados principalmente  com aerossóis, difusores de aroma ou em sistemas de ventilação , aquecimento ou ar condicionado.
 
Um livro de receitas aromáticas não pode substituir o diagnóstico e tratamento pelo veterinário . 
 
Em todos os casos de uso de óleos essenciais , respeite as "receitas” muito específicas ou os requisitos de um veterinário holístico .
 Hoje, a maioria dos veterinários estão abertos  para aromaterapia, muitas vezes praticam a homeopatia , osteopatia, e examinam os relatórios " emocionais ou relacionais " do animal e seu dono. Além disso, aromaterapia combina perfeitamente com um tratamento homeopático ou outro tratamento alternativo.
 
Há três maneiras para absorver os óleos essenciais :
 
Durante o processamento de alimentos ou na água. Pode-se também adicionar as águas aromáticas ( hydrosols/ hidrolatos ) na água potável.
 
Tratamento ambulatorial : composições aromáticas cicatrizantes, anti-sépticas e desinfetantes, em sprays. Óleos essenciais específicos também são usados ​​na radiodifusão nos estábulos , celeiros ou casa através de  difusor de aroma frio.
 
Os óleos essenciais em alimentos.
Eles facilmente se dissolvem na comida, como um simples tempero.
Dose habitual: 1-10 gotas de óleo essencial de 2 a 3 vezes por dia, dependendo do animal e o seu peso.
O tratamento em tempos de crise é de 3 a 7 dias.
Em tempos de prevenção de crises e pós, uma vez por dia durante 1-3 semanas.
Em tempos de dieta, podem ser adicionados óleos essenciais:
na água potável (bem e insolúvel em água);
no suco de cenoura (cão, gato, cavalo) com levedura nutricional;
na água com levedura nutricional (concentrado vitaminas do complexo B): gatos, cães e cavalos gostam.
Dosagens:
Cães : geralmente 1-5 gotas, dependendo do peso (1 gota para um cão pequeno, 3 gotas para um cão médio e 5 gotas para um cão de grande porte);
Cavalo, vaca: 10 gotas;
Caprinos, ovinos: 5 gotas;
Aves: 1 gota em 10 grãos. 
 
Estas dosagens variam de acordo com os sintomas.
 
Águas aromáticas em água potável
 
Em casos específicos (pássaros, aves e gatos), água aromática (de destilação ainda contendo micropartículas de óleo essencial em suspensão) será recomendada. A terapia com hidrolatos  é uma aromaterapia homeopática.
Preparação: 3-5 colheres de sopa de água aromática em 1 litro de água.
 
Lembre-se que doses baixas e repetidas durante o dia sempre produzem mais resultados do que uma dose elevada por dia de uma só vez. 
 
Os óleos essenciais em difusão
 
Para todas as fazendas, celeiros, estábulos, aviários e gatis, difusor elétrico torna mais fácil para dispersar óleos essenciais para a atmosfera. Óleos essenciais para sistema respiratório e os anti-sépticos devem ser usados desta maneira. Os óleos essenciais calmantes e revigorantes são bastante utilizados em massagem, unção ou absorvida internamente;  óleos digestivos e revitalizantes em uso interno (nos alimentos).
 
O difusor de aroma irá operar em 1 a 2 horas por dia .
 
Lembre-se que todos os óleos essenciais são anti-sépticos, anti-infecciosos e revitalizantes. Eles podem sempre ser usados de  três formas principais: a difusão na atmosfera, massagem (processamento externo) e absorção (processamento interno). Seus efeitos são rápidos, e no período de alguns minutos até quatro horas, ocorrem as reações fisiológicas.
 
O GATO
O gato é um caçador, particularmente independente e um tanto frágil. Ele nasceu para caçar e comer ratos e ratazanas; às vezes ele traz um pouco de coelho, metade de um esquilo ou um pássaro,é   sua natureza! 

É interessante  dar-lhe alimentação natural!
 Nunca fazer massagem com óleos essenciais puros em gatos, pois sua pele e pele , dotados de receptores sensoriais não toleram esse tipo de procedimento.
 
Dificilmente aceita a absorção de óleos essenciais, ele rejeita e  pode "espumar" fortemente, como os sintomas da raiva,  o que é assustador. Ele prefere águas aromáticas. Se o caso exigir, a maneira mais fácil é colocar uma gota de óleo essencial em seu dedo e colocar o dedo sobre a língua (o que não evita reações indesejadas).
 
Abscesso
 
Para “amadurecer”:  cataplasma de folhas de couve esmagadas, ou um cataplasma de argila . Quando abertos: limpar com gaze e algumas gotas de óleo essencial de lavanda. Visite o veterinário se você não puder drenar o abscesso.
Continue o cataplasma de argila para a promoção da cicatrização até a cura completa.
 
Alimentação de gatos em apartamentos:
 
Ratos: deixe o gato caçar 
peixe e carne;
pequenos pedaços de queijo;
leite que ele gosta quando é pequeno;
arroz (para a ingestão de hidratos de carbono), legumes;
Adicione à dieta croquetes e outros pratos preparados, fermentados que sao excelente suplemento de vitamina B
Lembre de não fornecer apenas alimentos processados, enlatados.  Não são saudáveis. 
 
Um gato de apartamento não tem o mesmo instinto que um gato livre na natureza, e ele pode chegar a ingerir um rato que esteja envenenado. Se isso acontecer, chame o veterinário e dê ao gato, um emético o mais rápido possível. 
Adicione 1 gota de óleo essencial de hortelã ou uma colher de chá de hidrolato de  hortelã-pimenta; administre um  enema; e faça-o tomar imediatamente uma colher de sopa de:
 
20 g de cloreto de magnésio (ou sal Nigari) em 1 litro de água e,  uma segunda colher uma hora mais tarde, seguido de uma infusão de boldo  ou uma colher de chá de óleo de mamona, o que pode ser muito útil para fazê-lo vomitar;
o veterinário irá administrar um antídoto específico.
 
Fraturas
 
O veterinário coloca uma tala de gesso ou um pino por algumas semanas. Uma vez que o gesso é removido, a recuperação pode ser acelerada com cataplasmas de argila (ver página de preparação XX).
Durante este período, é adicionada à dieta do gato,  1/2 colher de chá  por dia de óleo de gérmen de trigo (natural de vitamina E) e 1 colher de sopa ao dia de levedura nutricional (vitamina B).
A solidificação do membro quebrado será muito acelerada com a argila, assim como  acontece com os seres humanos.
 
Odores
A maneira ideal para remover os odores do  gato é usar um difusor de aroma com óleos essenciais.
Para eliminar o odor urina de gato:
Fresh'misterioso: 30 ml OE lavanda, 15 ml de OE  pinheiro, 10 ml de limão OE, 5 ml de menta doce ou hortelã-pimenta. Use no difusor.
Também podemos fazer a seguinte composição: 50 ml de pinheiro amarelo ou pinheiro silvestre, 10 ml de menta doce ou hortelã-pimenta ou lavanda e menta ou use tintura de pinho e hortelã.
O óleo essencial de verbena exótica repele gatos; óleos essenciais como: laranja, tangerina, limão, pau-rosa, gerânio , não se misturam com os odores do gato.
Pulgas
A pulga é um dos inimigos do gato, como é para o cão. Apenas o gato não aprecia óleos essenciais, especialmente por sua pele sensível . Uma boa fórmula é para cobrir o seu lugar (ninho) de folhas de menta ou grãos de  lavanda  para as pulgas fugirem.. Além disso, a utilização da composição Fresh'misterioso  por difusão na atmosfera proporciona a sanitização do lugar.
Fresh'misterioso: 30 ml lavanda, 15 ml de pinheiro, 10 ml de limão, 5 ml de menta  doce ou hortelã-pimenta.
Tosse, enfisema
Geralmente, a  tosse ocorre no gato mal nutrido. Instintivamente, o gato não come e só olha para a água. O tratamento é relativamente simples:  vamos colocar 1 a 2 dias em uma dieta de água;
Vamos executar um difusor de aroma com óleos essenciais respiratórios no quarto onde ele vive.
Composição dos óleos essenciais respiratórios para difusor: 20 ml Eucalyptus globulus,  10 ml de pinheiro-silvestre, 5 ml de tea tree, 2 ml de  tomilho doce. Use tipo no difusor de aroma.
Você nunca esfregue um gato com óleos essenciais! Ele deve absorver através da respiração. Exceção em feridas.

O CÃO
Fiel amigo do homem, companheiro de viagem, um pastor, cúmplice de solidão ou apenas alegre companheiro, cão pequeno ou  de caça:  sua verdadeira liberdade está na natureza .
O cão domesticado, que vive em um apartamento está mais sujeito a doenças em geral, pois tem sua resistência afetada.
Descanso, paz e dieta durante 24 a 48 horas com água. Ele instintivamente  procura por  algumas ervas se for no campo. No retomada da dieta, cortar a porção diária de 2 ou 3 doses. Adicionar em água potável 1-3 gotas de óleo essencial de laranja ou cominho por 48 horas de acordo com o peso do animal; em seguida, 1-3 gotas de óleo essencial de alecrim, durante uma semana.
Após o exercício intenso, o nosso amigo cão está esgotado: isso é normal, o cão recupera rapidamente! Mas não confunda isso com a redução da fadiga física.

Abscesso
É bom para “amadurecer” o abcesso um cataplasma de folhas de couve esmagados ou um cataplasma de argila.
Limpar e drenar o abscesso. Se há um corpo estranho, ele vai ser facilmente arrancado e sair com um cataplasma de argila. Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda na limpeza com gaze  ou um aromático desinfetante spray.
Continue alternando cataplasmas de argila e o óleo essencial de lavanda até a completa cura .
Outra receita (b): 30 ml OE Millepertuis (da família do Hypericum), 30 ml de óleo de oliva, 30 ml de óleo de girassol, 15 ml de lavanda, 5 ml de gerânio Bourbon, 5 ml de  alecrim, 15 ml de eucalyptus globulus.
Uso externo: Aplique suavemente sobre a ferida 1-2 vezes ao dia até a cura completa.
Corpo estranho, espinhas, queimaduras...
O animal pode estar com problemas na pata,  ou por causa de uma longa caminhada no cascalho ou seixos - ou por causa de um espinho, um espinho entre os dedos. Em ambos os casos, o cataplasma de argila até melhora e  a remoção do corpo estranho é bem-vinda. Alternar o emplastro (ver "muito cuidado" xx página) com uma composição feita de óleo de Hypericum e l de lavanda em partes iguais.
Espinho na pata imediatamente aplicar um cataplasma de argila. Ele irá em breve afetar a coluna vertebral. Em seguida, use a fórmula  (b).
Em caso de queimaduras nas (almofadas) das patas:  Limão alternado óleo essencial com cataplasma de argila.
Em caso de queimaduras: óleo essencial de lavanda ou a receita (b) com cataplasma de argila.
Uso externo: Aplique suavemente sobre a ferida 1-2 vezes ao dia até a cura completa.
(b): 30 ml Hipérico, 30 ml de óleo de oliva, 30 ml de óleo de girassol, 15 ml de lavanda, 5 ml de gerânio Bourbon, 5 ml alecrim, 15 ml de eucalyptus globulus.

Depressão, tristeza patológica
Muitos cães "queridinhos" manifestam depressão, angústia, ansiedade, tristeza : a sua cura, amor e atenção e relaxamento com massagem.
Uso externo: despeje uma colher com a seguinte composição na mão e aplique no peito e no estômago, pelo menos, 2 vezes por dia:
relaxamento: 10 ml lavanda, manjerona 10 ml, 5 ml de manjericão, 10 ml de petitgrain, neroli 5 ml, 1 gota de rosa. Para ser misturado em 50 ml de óleo de gergelim e hypericum igualmente.
Ou a seguinte mistura internamente: 1 gota de óleo essencial de manjericão e 1 gota de manjerona em um 1/2 colher de chá de óleo de erva de São João.
Damos 5 gotas da mistura para cães pequenos, 10 gotas para médios.

Alopecia, pelo e doenças de pele
O remédio eficaz é sempre cloreto de magnésio ou sal Nigari: 20 g por litro de água. Dê meio copo 2 vezes ao dia.
A segunda solução é adicionar levedura nutricional na massa, que deve tornar-se prática comum.
Uma terceira solução possível é a aplicação 2 vezes por dia, as seguintes composições:
tomilho aromático e águas de lavanda, cedro (para a limpeza de spray ou compressa).
Grat composição e receita (b) alternadamente.
Grat Composição: 5 ml cominho, tomilho 5 ml 5 ml laranja 5 ml de lavanda, 5 ml de cipreste, 3 ml de sálvia officinalis, 3 ml de bergamota 3 ml de coentro, eucalipto 3 ml, 3 ml de gerânio, manjerona 3 ml, 3 ml de abeto branco, 3 ml de salvia lavandulifolia, 2 ml cedro, patchouli 2ml, 2 ml de murta, 1 gota de rosa  em 50 ml de uma mistura em partes iguais de óleo de gergelim, óleo de oliva, de semente de damasco e flores Erva de São João.
Uso externo: aplicar livremente sobre locais para tratar 2-5 vezes por dia.

Receita (b): 30 ml Hipericum, 30 ml de óleo de oliva, 30 ml de óleo de girassol, 15 ml de lavanda, 5 ml de gerânio Bourbon, 5 ml alecrim, 15 ml de eucalyptus globulus.
Uso externo: Aplique suavemente sobre a ferida 1-2 vezes ao dia até a cura completa.

Aplicar regularmente estas composições para a melhoria total. Este tratamento também funciona no caso de perda de pelo, eczema, e para a maioria das dermatoses. No caso de eczema, lembre-se que é imperativo eliminar doces, que se tem o mau hábito de dar ao cão e que  são um  veneno!

Para ter um belo pelo
O cão precisa de suplementos de vitamina grupo B, que são encontrados em levedura nutricional e adicionados regularmente em sua comida.
A massagem do pelo com óleo essencial de terebintina (bom, não o que é usado para pintar ou limpeza) melhora o brilho do cabelo e funciona como desinfetante.
Um belo pelo:: 30 ml de eucalipto ,15 ml tea tree, 15 ml alecrim, 15 ml de pinheiro, 5 ml de gerânio em 40 ml de óleo de gergelim.
Uso externo: Aplicar todas as manhãs uma colher de sopa diretamente sobre o pelo.
Para evitar o odor fétido da respiração
Os óleos essenciais de cominho,  e coentro são digestivos e podem ser adicionados todos os dias de 2 a 4 gotas no alimento, ou pode pingar no seu dedo e aplicar diretamente na língua do cachorro.
Massagem digestiva: 1 colher de sopa da receita e aplicar no peito e na barriga do cão:
Ingredientes: 10 ml noz-moscada, cominho 8 ml, 8 ml lavanda, manjerona 8 ml, 8 ml manjericão, coentro 4 ml, 4 ml alecrim, 2 ml cominho, 1 gota de rosa. Em 50 ml de óleo de gergelim e de Hypericum.
O óleo essencial de hortelã também pode ser usado a uma taxa de 1 gota de 1-3 vezes por dia: neste caso, coloque a gota na língua do cão, alguns se divertem!
Além disso, é aconselhável tirar o tártaro regularmente os dentes do seu cão .Um cão alimentado de forma saudável tem uma boa respiração!

Pulgas
O inimigo número um de um cão é a pulga.. Insidiosa, ela se esconde no pelo, mas também em tapetes, e pisos antigos.
Aqui estão algumas fórmulas aromáticas:
Fórmula 1: 30 ml de terebintina, 20 ml de menta doce ou hortelã-pimenta, azeite de oliva 50 ml ou 90 ml de álcool.
Fórmula 2: 50 ml de menta doce  ou hortelã-pimenta, 50 ml  de álcool 90 (spray)
Fórmula 3: folhas de hortelã ( aspulgas fogem da hortelã).
Fórmula 4: OE lemongrass (especialmente em países tropicais): spray
A pulga  pode resultar em  "Pulicose"  uma espécie de eczema, com queda de pelo e prurido, por vezes infectado.

Reumatismo, anquilose dos posteriores
Com a idade, assim como os humanos, muitos cães sofrem de paralisias, reumatismo e outros.
Todo reumatismo e artrite é muitas vezes o resultado de excessos, falta de exercício e / ou erros de seleção genética. É necessário agir rapidamente.A segunda causa possível de reumatismo pode ser uma restrição da coluna vertebral, facilmente resolvido pelo osteopata.
O que fazer?diminuir a alimentação diária normal, se excesso de peso;
adicionar cozidos e matérias vegetais: polpa, purê de cenoura ou cenoura ralada ou suco de cenoura misturado com levedura nutricional para cerca de uma semana;
Dê  água suficiente, o cão vai tender a beber mais. Adicione a água  aromática de zimbro em sua água potável (5 colheres de sopa em 1 litro de água).
Em Aromaterapia pode-se adicionar uma gota de óleo de zimbro e uma  gota de óleo essencial de wintergreen por 10 quilos de peso.
O tratamento local, usa uma massagem  de manhã e à noite com uma das seguintes composições:
Composição dos óleos essenciais para a fricção anti-reumática:
- Fazer uma mistura com 10 ml de pinheiro, tomilho 10 ml, 10 ml de alecrim, 10 ml de wintergreen, zimbro 10 ml, mistura em 60 ml de óleo de Hipericum.
-flexibilidade: 8 ml de wintergreen, zimbro 8 ml, 8 ml pinho, alecrim 8 ml, 8 ml lavanda, cipreste 8 ml, 8 ml manjerona, sândalo  8 ml, 1 gota de rosa mistura em 50 ml de óleo de gergelim e Hipericum.
Uso externo: 1 colher de sopa 2 vezes por dia nas articulações, costas, traseiro e na barriga.Usar por 3 semanas no mínimo, ou até a melhoria desejada.
Em caso de dor severa: um cataplasma de argila será sempre bem-vindo .Lembre-se de consultar o veterinário e, especialmente, o osteopata!

Carrapatos
Não se esqueça de limpar roupas de cama, almofadas, canis , a casa - sim! eles também podem, raramente, andar em paredes!
Composição anti-carrapato: por 100 ml: 25 ml cada uma teatree, pinheiro negro ou terebintina , alfazema ou lavanda, com  250 ml de mosto ou oliva.
Aplicar no cão e nos objetos.... ele vai cair em poucos minutos.
Prevenção, especialmente no verão, esfregar a barriga, virilha, pescoço e atrás das orelhas antes de cada viagem ao campo.
E a composição para um belo pelo também  é um excelente preventivo!
Composição belo pelo: 30 ml de eucalipto, 15 ml tea tree, 15 ml alecrim, 15 ml de pinho, 5 ml de gerânio, em 40 ml de óleo de gergelim.
Os madeireiros nas florestas suíças usam óleo de tea tree antes de cada viagem em spray que vaporizam no corpo e roupas para evitar carrapatos.

AVES
Canários, papagaios...
Pássaros enjaulados são frágeis, sofrem com a falta de liberdade.
É importante ter cuidados com sua alimentação regular. Podemos adicionar óleos essenciais nos seguintes casos:
Problemas respiratórios:
A principal função da ave é a respiração: ela poderia ser chamada de "pulmão voador."
Em caso de problemas respiratórios, utilizamos um difusor elétrico,  várias vezes ao dia, perto da gaiola por período de cinco minutos.

Composição dos óleos essenciais respiratórios para difusor: 10 ml eucalipto, 5 ml de pinho ,  2 ml de tea tree, 3 ml de niaouli ou cajeput.
Estresse, ansiedade, tristeza, procrastinação: Os óleos essenciais previstos para este efeito podem ser utilizados em uso interno: 1 gota de óleo essencial de neroli para mynah (pássaros da Asia e India) , 1/2 gota para periquitos e canários, 2 vezes por dia durante 3 a 7 dias pingar em  10 grãos de sua dose diária.
Difusor: 5 minutos perto da gaiola de 4 a 5 vezes por dia: 10 ml lavanda, manjerona 4 ml, 1 ml neroli. 

Um comentário:

  1. Oi Renata, fui aluna do Fabian, e estudei um pouco sobre os óleos, por acaso vc conhece ou sabre algo sobre óleos essenciais para tratamento oftalmológico em animais. Obrigada.

    ResponderExcluir