quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

CARDAMOMO

Ele não é uma fruta, nem um legume, nem uma verdura. O cardamomo é um tempero pouco conhecido no Brasil, mas muito utilizado na culinária e na medicina tradicional asiática.
Por aqui, é possível encontrá-lo em mercados municipais e lojas de especiarias. Tem aroma intenso e gosto forte, levemente apimentado. Além de incluí-lo na massa de pães, bolos e carnes, o cardamomo também vai no café árabe e no chá.

A semente dessa planta da família do gengibre, de folhas grandes e flores brancas, era mascada pelos egípcios para refrescar o hálito e limpar os dentes. Posteriormente, suas propriedades terapeuticas foram descobertas e ele passou a fazer parte do arsenal de produtos naturais voltados à saúde.

O óleo essencial de cardamomo (Elletaria cardamomum) apresenta em sua composição, sabineno, linalol, cineol, acetato de linalila, dentre outros.
Esta composição química, confere ao óleo, propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antissépticas, digestivas, diuréticas, (dores articulares, musculares, dores de cabeça quando provocadas por má digestão, cólicas, flatulencia, dispepsia, digestão lenta ou difícil, náuseas, perda de apetite, mau hálito, retenção de líquidos, fadiga, cansaço). Suave tônico do cérebro e do sistema nervoso, suportando o baço em suas funções de hospedeiro do intelecto e de conduzir o “Qi” para a cabeça – ou seja, trocando em miúdos: bom para concentração, lentidão mental, preocupação e tensão.
“Tradicionalmente, as sementes de cardamomo tem sido usadas para uma ampla gama de situações, incluindo a retenção de líquidos, tosse, e vários distúrbios do sistema nervoso. No Oriente, elas também são valorizadas como um afrodisíaco. As qualidades terapeuticas do óleo essencial são semelhantes aos do cominho e da erva-doce. Embora seja um tonico geral da energia vital do corpo, a sua principal utilização reside no tratamento de patologias digestivas, especialmente aquelas causadas por estagnação do Qi (a energia vital) no estomago e intestinos.
Como o cardamomo estimula a circulação do Qi digestivo, ele é carminativo e antiespasmódico: ajuda a aliviar a indigestão, náuseas, distensão abdominal e cólicas, soluço e flatulência. O fato de que as sementes são mastigadas para adoçar o hálito, uma prática comum na Índia - demonstra seu valor como neutralizante da halitose (mau hálito).
A propriedade fortificante do cardamomo reside na sua capacidade em fortalecer o Qi do baço-pâncreas, o principal órgão responsável por transformar alimentos e bebidas em Qi e sangue. Sempre que deficiência de Qi no baço resultar em letargia, falta de apetite e intestino solto, o uso do óleo pode ser considerado.
Assim como a doçura quente do aroma do óleo reflete sua ação sobre o baço e o estômago, o aroma picante, ligeiramente canforáceo, estimula o Qi dos pulmões. É particularmente útil nos casos em que a fraqueza digestiva levou a uma acumulação de muco bronquico, resultando em tosse e respiração ofegante. Aqui, o óleo atua como expectorante e anticatarral.
É considerado também um tonico suave do cérebro e do sistema nervoso. Energeticamente, na medicina chinesa, ele suporta o baço em suas funções de hospedeiro do intelecto e de conduzir o Qi para a cabeça. Assim como a sálvia esclareia e a manjerona, o óleo de cardamomo pode ajudar na concentração, se estamos lentos mentalmente, e ainda, ajuda a relaxar-nos quando estamos preocupados ou tensos. Junto com outros óleos associados com o elemento terra,ele é naturalmente estabilizante e equilibrante. (texto traduzido por Ruben Perla,  extraído do livro de Gabriel Mojay Aromatherapy  for healing the spirit). “
Esse é um óleo pouco conhecido e pouco utilizado, mas posso garantir que tem um aroma magnífico. Vale a pena experimentar! 
Esse e outros óleos da Laszlo, você pode encomendar através do e-mail: rearomas@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário