sexta-feira, 31 de julho de 2015

VÍCIOS

Vício (do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito" 1 ) é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.
Seu oposto é a virtude.
A acepção contemporânea está relacionada a uma sucessão de denominações que se alteraram historicamente e que culmina com uma relação entre o Estado, a individualidade, a ética e a moral, nas formas convencionadas atualmente. Além disso, está fortemente relacionada a interpretações religiosas, sempre denotando algo negativo, inadequado, socialmente reprimível, abusivo e vergonhoso. (https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADcio).
Fumar, beber, usar drogas, jogar, apostar..são alguns dos vícios mais comuns e que mais prejudicam não só quem os desenvolve, mas aos que estão ao sem entorno, seus familiares.
Os fumantes, nem sempre admitem que seja um vício. Mas uma grande maioria procura ajuda para largar desse "companheiro" tão inconveniente . E por ser um vício, nem sempre a pessoa consegue vencer essa batalha.
Existem terapias que auxiliam - e muito - nessa luta. A aromaterapia, ao lado da auriculoterapia, é uma "mão" extraordinária.
Esta semana saiu o sexto jornal de Aromatologia da Laszlo que justamente traz uma matéria sobre largar de fumar, a qual, tomo a liberdade de transcrever para compartilhar com meus leitores.
" Em uma pesquisa realizada em 1994, o desejo por cigarros foi significativamente reduzido com a inalação do óleo de pimenta negra (Piper nigrum). Houve um alívio emocional da ansiedade gerada em não fumar e uma sensação agradável no peito. O óleo de pimenta negra também teve um forte efeito relaxante no músculo liso traqueal, reduzindo a irritabilidade respiratória provocada pela fumaça do cigarro, possibilitando melhor respiração. Em 2013, vinte voluntários do colégio Panola em Carthage (Texas/EUA), que utilizavam diariamente nicotina na forma de cigarro, rapé ou mascando tabaco, inalaram uma gota de óleo essencial de pimenta negra ou de raiz de angélica em um tecido por dois minutos quando tinham o desejo por nicotina.
Ambos os óleos de pimenta negra e angélica reduziram o nível de ansiedade pela nicotina e permitiram aos participantes ficarem um período mais longo sem utilizar o tabaco.  Notou-se que o óleo essencial de pimenta reduziu o nível de desejo mais fortemente do que o de angélica, e o de angélica permitiu um atraso maior até o próximo contato com o tabaco, mostrando que a união destes dois óleos pode ser muito positiva para redução do vício por nicotina."
Referências:
1. Rose JE, Behm FM. Inhalation of vapor from black pepper extract reduces smoking withdrawal symptoms. Drug Alcohol Depend. 1994 Feb;34(3):225-9.
2. Reiter M, Brandt W. Relaxant effects on tracheal and ileal smooth muscles of the guinea pig. Arzneimittelforschung. 1985;35(1A):408-14.
3. Cordell B, Buckle J. The effects of aromatherapy on nicotine raving on a U.S. campus: a small comparison study. J Altern


Como utilizar os óleos, além da inalação? Em massagens, escalda-pés, banhos, difusores de ambiente. Associar nesses casos outros óleos que tragam bem-estar, calma, alegria, podem ajudar também a passar por essa fase de transição , de forma mais leve.

Esses e outros óleos da Laszlo, podem ser encomendados através do e-mail rearomas@hotmail.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário