quinta-feira, 30 de julho de 2015

SUCO DE FRUTA - REALMENTE É BOM PARA O CORPO?

Conforme vamos caminhando pelas trilhas da vida, percebemos o que realmente vale. Uma das coisas mais valiosas que podemos acumular é a nossa saúde.
Ela é nossa responsabilidade. Por isso, prevenir é muito melhor , mais fácil e mais barato do que remediar.
Dentro dessa linha, vale pesquisar alimentos bons, suplementos, exercícios, atividades que mantenham nossa saúde em dia.
Por isso, hoje vou comentar com vocês, sobre os sucos de frutas.  Existem várias palestras e textos sobre esse assunto. Dr. Lair Ribeiro é um dos médicos que fala a respeito - existem vários vídeos no youtube.

Dr.  Josh Axe, também publica regularmente textos sobre medicina e alimentação. O texto que segue, foi extraído do site dele .... 

A maioria das pessoas geralmente fica chocada ao saber que o suco de frutas (em  excesso) é  realmente muito prejudicial . Primeiro porque  a maioria das variedades que se encontra nas lojas, prontos para consumo,  são pasteurizados, o  que basicamente torna esses produtos inúteis, porque eles são despidos de grande parte da sua nutrição.
O aquecimento dos sucos “mata” as vitaminas .

A ingestão de um copo de suco com a fruta in natura , eventualmente, não irá prejudicar sua saúde, mas quando consumido todos os dias,  poderá provocar um aumento de glicose no sangue.

Pense nisso desta maneira:   um copo de suco de laranja, equivale a 4 laranjas médias  sendo ingeridas em alguns minutos. Compare isso com o tempo que levaria para comer 4 laranjas  e você pode ver rapidamente como comer a fruta é o melhor.
Quantas pessoas podem comer 4 laranjas de uma vez?  Basta pensar em todas as calorias queimadas enquanto você descasca, mastiga e digere essas quatro laranjas. Pode não parecer muito, mas é muito mais do que simplesmente tomar  um copo em 10 segundos!

Então, lembre-se  destes  pontos-chave  sobre o suco de fruta antes incluí-lo diariamente no seu café da manhã:
1. Quando você come quatro laranjas de uma vez, seu nível de açúcar no sangue naturalmente (e gradualmente) sobe e desce . Sem extremos.
2. Quando bebe o suco de quatro laranjas em um curto espaço de tempo, seus níveis de glicose sobem imediatamente e, em seguida, caem  de repente , o que contribui para a fadiga crônica e para a hipoglicemia, porque nosso corpo não é projetado para consumir essa quantidade frutose de uma só vez. Os níveis normais de insulina não conseguem lidar com  essa quantidade de açúcar no sangue e o corpo passa por um estresse extremo.
É por isso que beber suco regularmente, diariamente,  pode levar à  obesidade. Se o corpo não consegue metabolizar o excesso de frutose no sangue, onde o ele armazena ?
3. E por último, mesmo se alguém teoricamente beber o suco lentamente – digamos em 30 minutos por exemplo – ainda assim , ficam faltando as fibras.
A fruta in natura, contém uma quantidade considerável de fibra solúvel e insolúvel para ajudar  o processo de digestão, de saciedade  e para alimentar os probióticos em nosso intestino. Beber suco regularmente rouba do corpo esse nutriente vital , que pode provocar diarréias e outros problemas gastrointestinais.

(http://draxe.com/health-foods-you-should-never-eat/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário