quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

"ÓLEO DE LINHAÇA: O REI DOS ÓLEOS VEGETAIS"

(trecho do livro Dr. Atkins - A solução do vitanutriente - a resposta da natureza aos remédios)

"O óleo de peixe pode ser o Hércules dos suplementos de ômega 3, mas o óleo de linhaça também nos é muito útil. Extrato da semente do linho, o óleo de linhaça é uma fonte extremamente importante de um ácido graxo ômega 3 chamado ácido alfa-linolênico (ALA). Esse precursor do eicosanóide produz vários dos efeitos antiinflamatórios e de reforço do sistema imunológico do óleo de peixe. É também um bom protetor do sistema cardiovascular, diminuindo a formação de coágulos, o colesterol e a pressão. Muitos benefícios da dieta do Mediterrâneo podem vir do seu rico conteúdo de ômega 3, como os encontrados no óleo de linhaça. Embora o óleo de peixe possa ser mais potente, o de linhaça talvez seja menos dispendioso para uso diário.

O óleo é notável, mas não devemos ignorar a linhaça como um todo. Uma excelente fonte de fibra, a farinha da semente de linho contém compostos anticancerígenos chamados lignans que agem desativando as formas de estrógeno que mais estimulam as células. Em última análise, ajuda a diminuir a influencia mensal dos outros hormônios sobre a tensão pré-menstrual, mas o resultado mais impressionante talvez seja o poder dos lignans antiestrógenos, além do apoio adicional dos ômega 3 na prevenção de tumores de mama e outros tipos de câncer com base hormonal. Dr. Atkins informa que receita farinha de linhaça fresca para muitos pacientes com câncer de cólon, aconselhando o consumo de, no mínimo, meio quilo de mingau dessa farinha por dia."

Quando falamos de óleos vegetais, é importante o consumo dos óleos tipo "extra virgem". Em nosso mercado hoje encontramos marcas confiáveis que comercializam o óleo de linhaça. A minha sugestão fica para a Laszlo, um dos vários óleos que consumimos em casa diariamente, há pelo menos 5 anos.

Se você não consegue ingerir o óleo puro, experimente inicialmente, misturando-o ao seu azeite extra-virgem, na salada, com temperos como orégano, manjericão , gengibre.

A sua saúde agradece....e se você sofrer de TPM, seus amigos e parentes também vão agradecer! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário