sábado, 5 de outubro de 2013

PRIMAVERA - O FÍGADO - A ALMA

Olá pessoal! Me determinei nestes dois últimos meses a iniciar a tradução de um livro muito interessante, que tive a oportunidade de conhecer no curso Avançado da Carla Vescovi. É do Gabriel Mojay e se chama Aromatherapy for healing the Spirit.
Claro que estou indo de pouco em pouco, porque parece que quando a gente resolve fazer uma coisa nova, aparece uma centena de pequenas coisas , mas não menos importantes, para se resolver. Acho que esse é o desafio - é o teste da nossa vontade e determinação....
Mas, voltando ao livro, abrí hoje cedo a página 36 para ver o que ele fala sobre a primavera. Na primeira parte do livro ele fala muito sobre os 5 elementos - Terra-Água-Fogo-Madeira e Metal.
E ele põe no enunciado: Madeira - Primavera - o Fígado - a Alma etérea.
" O elemento madeira  na natureza aparentemente não apenas traz à vida a Primavera, mas está presente  em todo o processo de evolução. Observando os ciclos do corpo e seus ritmos, percebemos que  governa nossas necessidades e habilidades para adaptação. Basicamente, o elemento Madeira está ligado ao movimento - motivação, crescimento e ciclo harmonioso da vida.
O principal órgão deste elemento é o fígado. Diz ele: " o fígado tem a função de um líder militar, que prima por seu planejamento estratégico......é a morada da alma, ou da parte espiritual do homem. Ele influencia unhas e nervos, traz a força animal e o seu vigor. O paladar conectado ao fígado é azedo e a cor é verde..". O fígado é o responsável, energeticamente falando, pelo fluxo suave da energia Qi através do corpo e da mente. Enquanto os pulmões circulam a energia através dos meridianos, o trabalho do fígado é garantir que a energia se mova livre e de forma uniforme." E assim ele vai discorrendo sobre esse órgão tão importante e sua função de equilíbrio para o nosso corpo. E vocês perguntariam agora...bem, mas e a aromaterapia? Mais à frente no livro, ele fala sobre o óleo de Bergamota, explicando que ele é indicado para manter fluindo a energia Qi do fígado. Combinando relaxamento dos nervos e frescor para o espírito, ele também é indicado para estados depressivos, oriundos de stress e sentimentos reprimidos. Os óleos de laranja doce e mandarina trabalham também de forma similar, regulando a energia Qi do fígado e diminuindo a depressão. Seus aromas acolhedores, frescos e frutados, trazem harmonia, particularmente onde a tensão se instalou, trazendo padrões negativos.
Ele sugere alguns blends que podemos preparar:
- para frustação, tensão e negatividade> bergamota (3 gotas), laranja doce (2 gotas), néroli (1 gota)
- para pessoas amargas e taciturnas> camomila (2 gotas), bergamota (2 gotas) e Immortele(2)
- para pessoas tristes e feridas> mileffolio(4 gotas), hissopo (2 gotas)
- para pessoas que se "auto-condenam"> nardo (2 gotas), lavanda (2 gotas), rosa (1 gota)"

Ficam aí as sugestões ....
Boa primavera!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário