terça-feira, 14 de agosto de 2012

GENGIBRE E A MEDICINA INDIANA AYURVEDA

Mais antigo sistema de cura do mundo, a ayurveda começou a se desenvolver na Índia há cerca de 5.000 anos. Sua base é o entendimento do ser humano como um conjunto de corpo, mente e espírito - e o preceito de que só há saúde no equilíbrio desses elementos.
A causa de todas as doenças é o acúmulo de toxinas - ama - em sânscrito. Adotando medidas para eliminar as toxinas existentes e prevenir novas, o ser humano terá saúde no verdadeiro sentido da palavra - não apenas a ausência de doença, mas o estado de completo bem-estar físico, mental e emocional, como define a Organização Mundial da Saúde.
Ayurveda não só acrescenta anos à sua vida, adiciona vida aos seus anos.

Falando então do Gengibre...
O gengibre possui a capacidade de introduzir no elemento terra, o fogo solar que ele absorve e incorpora, e expressa essa atividade na formação de seus rizomas bigorosos, picantes, quentes e de cheiro forte. Onde há tendência à densificação da forma, o gengibre fornece a base material para a ação do fogo transmutador vindo de áreas mais sutis do ser. (Dr. José Maria Campos).
Ele é utilizado como tempero e remédio há milenios, em especial no Oriente.  Tem o poder de elevar o fogo digestivo.  Assim sendo, o chá de gengivre ajuda o corpo a aguentar os deslizes que todos cometemos: comer congelados, alimentos com agrotóxicos, frituras e outras bobagens que entram no cardápio do dia-a-dia.
O óleo essencial por sua vez traz energia, equilíbrio, vitalidade. Traz claridade à mente. Pode ser utilizado para aliviar dores em geral, inflamações em articulações, músculos e tendões, na garganta, rouquidão.  É um excelente estimulante digestivo, acelerador do metabolismo e gastroprotetor. É excelente para enjoo ou náuseas , sem provocar sonolência.(texto retirado da apostila de Carla Vescovi).

Receita de um bom chá de gengibre...
- coloque no fundo de uma garrafa térmica, 3 fatias de gengibre cru, cinco sementes de cardamomo, dois paus de canela e tres cabeças de cravo. Despeje água fervendo e deixe em infusão...e aí é só ir tomando. Quando a água terminar, basta acrescentar mais, sem ter de recolocar os ingredientes.

Dica ayurveda:
- coma algumas fatias de gengibre cru, com sal e limão, antes da refeição,  para "acender" o fogo digestivo, responsável por processar os alimentos
(dicas do livro Medicina Indiana Ayurveda - Lúcia Cristina de Barros e Márcia de Luca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário