sexta-feira, 13 de julho de 2012

MANJERONA - reconforto e alívio

Aprendí e acredito que sempre que precisamos de alguma coisa, o Universo conspira para nos fornecê-la. É assim com tudo - quando precisamos resolver algum problema, de repente aparece um artigo, um amigo que te liga e bingo! a solução se apresenta... Bem, nos últimos meses, tenho encontrado várias pessoas falando da Manjerona. Eu ainda não tinha experimentado esse óleo essencial e resolví procurar um pouco sobre ela. Encontrei no livro da Shirley Price - Aromaterapia e as emoções, um texto muito interessante, que repasso agora para vocês...
" A nossa manjerona, tão popular, reconforta as doenças frias da cabeça, quer seja ela administrada para uso interno ou não. Quando ingerida, o resultado de sua decocção alivia (...) os velhos sofrimentos uterinos (Culpeper).
A manjerona citada  (Origanum majorana) é uma planta nativa da Ásia central que fornece um óleo essencial docemente perfumado, bastante diferente da manjerona espanhola (Thymus mastichina), que exala um aroma bem mais cortante e é vendida com frequência, e de maneira erronea, como sendo a manjerona dos aromaterapeutas. As folhas da manjerona apresentam uma tonalidade clara de verde-acinzentado e são cobertas por uma penugem que, como em todas as plantas da família das Labiadas, protege a parte externa de suas delicadas glândulas de óleo essencial.
A manjerona vem sendo utilizada por séculos, como uma erva apropriada para a culinária e o seu sucesso nesse campo deve-se provavelmente às suas propriedades digestivas. Seu óleo essencial é o mais sedativo dentre todos, além de ser equilibrante e conter propriedades neurotônicas.
Os antigos egípcios usavam essa planta para curar e superar o sofrimento, e o seu óleo é conhecido hoje em dia pelos efeitos calmantes e reconfortantes sobre a mente. Seu nome é derivado do grego e significa " alegria da montanha"; por isso mesmo é tida como um símbolo da felicidade. Os gregos usavam-na nos túmulos porque ela dava descanso, paz e alegria aos seus entes queridos, o que aliás, reforçava o sentido de conforto para os túmulos que os egípcios lhe atribuíam.

Alivia a ansiedade, a tensão e os traumas emocionais mais profundos. Útil para quando é necessário enfrentar um problema. Diminui a hiperatividade. Muito útil para as pessoas tímidas que ao se tentarem expressar, não encontram as palavras adequadas, ficando ansiosas e descontroladas.
USO FÍSICO EM GERAL: Pesquisas recentes têm apontado este óleo como um eficaz remédio no tratamento do cancro. Têm-se mostrado extremamente eficaz no tratamento de infecções de todos os tipos e processos inflamatórios que incluem furúnculos, feridas inflamadas, pneumonia, sinusite, amidalite, artrites, e tuberculose. Também útil em casos de amenorréia (ausência de menstruação) e nas dores menstruais. É considerado um dos óleos mais eficazes na ação antimicrobial e antifúngica. Ajuda a limpar o organismo de toxinas. Alivia as dores musculares e pode ajudar a baixar a pressão arterial. Tem um efeito reconfortante e calorífico.  
USO ESPIRITUAL: É o óleo ideal para almas ansiosas e atormentadas que vivem num estado de constante agitação interior e exterior, não encontrando a paz na Terra. Auxilia na criação da vibração propícia à ajuda do Arcanjo Rafael na cura dos conflitos e tormentos interiores, de forma a que a paz e harmonia aflorem com naturalidade.  (texto extraído do site: Dicionário Informal).

A Laszlo comercializa o óleo  de Manjerona (Origanum Majorana), originário da Hungria. Se alguém se interessar, pedidos podem ser feitos através do e-mail: rearomas@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário