sábado, 20 de maio de 2017

Celulite.... de novo!?!??!
É, acho que um dos assuntos mais falados, dos que tem mais “receitinhas” mágicas , depois de emagrecimento é a celulite... Se vc digitar celulite no google, abrem-se páginas e páginas não é mesmo? Tá, e aí vc que está lendo vai perguntar: ok...se é um assunto com tanta repercussão e tanto artigo, porque vc também vai escrever sobre ele? Justa... pergunta justa mesmo.... e a resposta é, que na minha opinião, cada um tem uma visão da celulite e por isso eu resolví escrever a minha !
Eu ando dialongando muito comigo mesma, desde que  tive o prazer e a honra de trabalhar na tradução do livro da Marguerite Maury (Alquimia dos aromas para a Juventude, que é o título da versão em português, que será lançado pela Editora Laszlo em breve) sobre Juventude e sobre Beleza. O livro fala sobre isso, e  traz , pelo menos trouxe para mim, muita reflexão sobre o que é realmente beleza e o que é realmente juventude. Esse sonho da juventude eterna persegue o ser humano desde sempre não é? Aliás, envelhecer é um processo até certo ponto, meio cruel. Mas é inevitável, pois faz parte do processo da vida. E Marguerite (olha a intimidade...), fala disso com tanto conhecimento e bom senso, que a gente até começa a aceitar melhor (rs).  Ela traz muitas informações e talvez pelo fato de ter ficado lendo e relendo alguns capítulos, despertou algumas reflexões interessantes.... uma delas é que a beleza e a juventude tem que estar dentro de você para se refletir na sua pele, nos seus olhos, cabelos e físico, de verdade!!!! Lembro de ouvir isso desde pequena, mas acho que a ficha nunca tinha caído tão certinho como caiu agora.... Nesse caminho que escolhí trilhar de 2006 para cá, muitos insights foram acontecendo. O estudo, o uso dos óleos essenciais, dos óleos graxos, foram criando tijolinhos e agora as reflexões com esse trabalho, trouxeram o telhadinho que faltava ... Alguns podem dizer, mas você já está com 61 anos...agora Inês já é morta.... o desgaste já está aí... hum... de certa forma sim, mas tem como reverter pelo menos em parte... e essa é a mensagem!  Nunca é tarde para a gente começar a se olhar de outra forma, e mudar, melhorar e até recuperar a saúde, o vigor e o viço!
Tá, mas e a celulite? É , o artigo é sobre celulite.... falei tudo isso...e esquecí da celulite? Não... isso tudo foi para dizer que celulite também a gente tem que pensar de dentro para fora.... alimentação, pensamentos, vícios, estresse,  postura diante da vida e diante do que se é. Conscientização do motivo porque quero me livrar dela... pelos outros ou por mim mesma? Filosofei? Talvez, mas vale refletir né?
Então, 85% das mulheres “sofrem” com a celulite... bastante não é?  Tem a ver com os hormônios femininos...sim... mas não apenas isso, ok? Celulite  cujo nome “bonito” é lipodistrofia ginoide, é um acúmulo de células adiposas, envolvidas por fibras de colágeno, que formam alvéolos e que ficam com o aspecto já conhecido de “almofadinhas”- ela ocorre na pele e aparece no glúteo, coxas e abdômen.  O fenômeno “casca de laranja” que também é chamado de celulite, se caracteriza por células gordurosas que invadem todo o corpo e que diminuem progressivamente de volume quando se segue um regime alimentar. Mas vamos combinar, que a celulite não está ligada só a pessoas com excesso de peso, mesmo pessoas magras podem apresentar, porque aí tem a ver com a capacidade do corpo eliminar a gordura.
A celulite não é uma inflamação, nem uma enfermidade em si. Mas é necessário ter certos cuidados, pois ela pode ser fonte de patologias importantes, como varizes, tromboses ou embolias. Para compreender bem esse fenômeno, precisamos pensar um pouco em fisiologia cutânea. Bem simplificadamente: a pele se organiza em três camadas superpostas. É na hipoderme que os glóbulos gordurosos vão se alojar, no seio do tecido conjuntivo. As gorduras ali se armazenam a fim de assegurar as reservas de energias úteis para o nosso corpo. Essas células são chamadas de adipócitos , e temos perto de 25 bilhões delas em nosso corpo. Quando por alguma razão nosso corpo não consegue trabalhar adequadamente com os adipócitos (que não são ruins, porque eles tem trabalho importante no metabolismo), e temos então desequilíbrios , passamos a desenvolver a celulite.
Todo mundo está careca de saber que temos 3 estágios .... Grau I (que aparece ao comprimir a pele), Grau II – quando aparece sem compressão e Grau III quando a aparência é da casa de laranja.
Como tratar... várias formas não é mesmo? Rever a alimentação, o consumo de água, os hábitos e vícios, exercícios físicos e claro, métodos externos, como massagens, aplicações locais. E é aí que entram nossos parceiros tão queridos, os óleos essenciais. Eles vão trabalhar, com conjunto com óleos vegetais extra-virgem, não apenas nos tecidos afetados, mas em todo o corpo, e também no nosso emocional e no nosso mental.
Gosto de pensar em óleos:
- os lipolíticos, os que ajudam melhorando a circulação sanguínea e  os desintoxicantes: podemos citar alecrim (hipertensos e pessoas com quadro de epilepsia atenção!!!!!), cedro, laranja doce, capim limão, limão tahiti, mandarina, junípero, pinheiro.
- óleos drenantes como bergamota, erva-doce (atenção ..esse é um óleo que nem todo mundo gosta por questões emocionais, e que merece atenção em mulheres que fazem uso de reposição hormonal, combinado?),  patchouli (trabalha no sentido de evitar a retenção)
- óleos que ajudam a diminuir os nódulos de gordura como gerânio, ou a reduzir edemas e inchaços como o cipreste
- óleos anti-inflamatórios (especialmente para emoções inflamadas....) como a lavanda, a copaíba, a sálvia esclareia
- como carreadores: óleos de cocos (palmiste, coco da praia, babaçu) que trabalham inclusive o sistema imunológico, semente de uva que é desintoxicante  (atenção gente.... óleos de semente de uva barato não existe kkkk..... pensem como é fazer óleo das sementes de uva, em termos de quantidade de sementes – não dá para ser barato né? Tem muita falsificação por aí com óleo de soja, corante e essência) , abacate (usar em conjunto com outro óleo) que conserva a elasticidade da pele (procure o óleo de abacate verde escuro, que não foi refinado, porque aí vc vai ter todas as vitaminas e componentes graxos especiais desse óleo, totalmente intactos).
Bom, tem várias dicas de óleos bacanas. É para usar todos de uma vez? Não!!! Não precisa. Escolha os óleos de acordo com a sua necessidade física e emocional (exemplo: tem retenção de líquido, e no lado emocional, tem compulsão alimentar.... hum... então bergamota é um dos óleos a se usar, junto com uma lavanda ou uma salvia, para ajudar no estresse e porque não um cedro, para ajudar a se firmar, fixar seu objetivo de “se” melhorar....) – numa base de óleo de palmiste.. que mistura cheirosa, gostosa e eficiente..... Se quiser acrescentar de repente um óleo de capim limão que ajuda na circulação e traz um toque picante e fresco, pode.... e assim,  vai testando e percebendo o trabalho de cada óleo no seu corpo, na sua mente, no seu coração e vai se equilibrando e melhorando – de dentro para fora.... quando vc percebe, já está se alimentando melhor, está mais centrada, mais calma , mais feliz....e mais jovem e bonita!.
Espero que vc tenha chegado até o final desse “romance” de hoje e que mesmo que não tenha celulite, aproveite para fazer um bom óleo de massagem !


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário