quinta-feira, 25 de junho de 2015

Como o  título do blog diz: Aromas e Muito Mais, esse Muito Mais inclui tudo o que diz respeito à saúde, ao bem-estar, ao bem-viver, a outras terapias holísticas, numerologia, astrologia, enfim, tudo o que tiver a ver com o Ser Humano e sua melhoria.

Por isso por vezes, eu republico, artigos que encontro ou que recebo , sobre assuntos diversos. E o de hoje não foge à regra.

Como diz Dr. Atkins em seu livro A solução do Vitanutriente,  "quando é constatada a deficiência do vitanutriente, seu valor acaba aumentando muito. Infelizmente os hábitos modernos de alimentação tornam as deficiências comuns. Apesar de o alimento por si só ter sido suficiente para a manutenção da boa saúde no passado, hoje em dia, enfrentamos uma variedade de riscos artificiais que acabam com os nutrientes que antes existiam em nosso corpo....
... A beleza da medicina complementar está no fato de visar tanto à prevenção quanto à cura das doenças. Essencialmente, seu funcionamento consiste em aproveitar a farmácia do nosso próprio corpo, que reabastece o que foi esgotado e repõe o que está faltando. Os vitanutrientes, em dosagem adequada, estimulam essa farmácia, ajudando na obtenção de resultados em os desconfortáveis e desnecessários efeitos colaterais."

Complexo B: O tima da energia
Quando descobriram a relação entre vários aspectos da saúde e algumas substâncias químicas do alimento, os pioneiros nutricionais das décadas de 20 e 30 tiveram de voltar um pouco no caminho. Ao descobrirem a aparente chave nutritiva para o processo vital do corpo, acabavam voltando ao mesmo alimento, encontrando uma nova substancia completamente diferente, envolvida na mesma função ou em função similar. Finalmente compreenderam que estavam lidando com um conjunto de nutrientes inter-relacionados, hoje conhecidos como vitaminas do Complexo B. Embora cada membro dessa família de nutrientes tenha propriedades terapeuticas especiais e únicas, eles compartilham dois pontos em comum:
a) são responsáveis pela produção da energia, extraindo combustível dos carboidratos, das proteínas e das gorduras dos alimentos
b) existem juntos na natureza"

 Então falemos hoje, de uma das  vitaminas do Complexo B ( o texto abaixo foi  compartilhado por Fabian Laszlo).

Aplicações Clínicas das Vitaminas do Complexo B
 
 
Vitamina B6 (piridoxina) e Depressão
A depressão pode estar relacionada com a deficiência de vitamina B6 (piridoxina) no organismo, fazendo com que o indivíduo desenvolva sintomas como como irritabilidade, sensação de tristeza, fadiga e falta de energia.
A vitamina B6 (piridoxina) é fundamental para o sistema neurológico, pois está envolvida na síntese de neurotransmissores. A carência dessa vitamina causa queda nos níveis de serotonina, resultando em problemas de humor e 
depressão.
Esses sintomas podem ser tratados com o aumento da ingestão dessa vitamina, através de alimentos (peixes, carne vermelha, banana) ou através de suplementos vitamínicos. É importante não exagerar pois o excesso de vitamina B6 também pode trazer danos a saúde do indivíduo.
A depressão pode estar relacionada com a deficiência de vitamina B6 (piridoxina) no organismo, fazendo com que o indivíduo desenvolva sintomas como como irritabilidade, sensação de tristeza, fadiga e falta de energia.
A vitamina B6 (piridoxina) é fundamental para o sistema neurológico, pois está envolvida na síntese de neurotransmissores. A carência dessa vitamina causa queda nos níveis de serotonina, resultando em problemas de humor e depressão.
Esses sintomas podem ser tratados com o aumento da ingestão dessa vitamina, através de alimentos (peixes, carne vermelha, banana) ou através de suplementos vitamínicos. É importante não exagerar pois o excesso de vitamina B6 também pode trazer danos a saúde do indivíduo.
O excesso de vitamina B6 (piridoxina) (500 a 3000 vezes a quantidade diária recomendada), pode trazer grandes prejuízos para a saúde do indivíduo, provocando lesões nos nervos e destruição de parte da medula espinhal.
Doses elevadas são recomendadas para o tratamento de TPM e para a síndrome do canal cárpico, porém muitas vezes a dose não é bem administrada pelo paciente, resultando na intoxicação neurológica.
As lesões nos nervos e na medula espinham, produz dificuldades no andar do paciente. O tratamento desses sintomas é feito através da interrupção dos suplementos de vitamina b6, porém é uma recuperação lenta e pode deixar sequelas permanentes.
Saber onde encontrar vitamina B6 (piridoxina) é importante para proteger o organismo de diversas doenças. A vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos como:
• Peito de Frango
• Frutas (Banana, Melancia)
• Peixes (Salmão e Atum)
• Batata
• Arroz
• Soja
• Espinafre
• Gérmen de trigo
• Ervilha
• Semente de Girassol
Os médicos recomendam a ingestão de 2mg de vitamina B6 diariamente. Essa vitamina ajuda o metabolismo das gorduras e proteínas e auxilia na formação da hemoglobina.
Os indivíduos que tem uma dieta rica em vitamina B6 tem menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, depressão e sintomas da TPM.

Os principais benefícios da vitamina B6 (piridoxina) são:
• Prevenção de doenças cardíacas;
• Diminuição da pressão sanguínea;
• Diminuição do colesterol;
• Auxilio no metabolismo de proteínas e gorduras;
• Formação da hemoglobina;
• Redução da retenção de líquidos;
• Prevenção de reumatismo;
A vitamina B6, também chamada de piridoxina, é uma substancia importante para o equilíbrio metabólico, para o sistema nervoso e a pele.

(Tua Saúde)

-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário