quarta-feira, 11 de março de 2015

SÃO AS ÁGUAS DE MARÇO FECHANDO O VERÃO.....E ESTÁ CHEGANDO O OUTONO


Uma das minhas professoras de Tai Chi sempre fala para a nossa turma, da melhor idade, que nós estamos no outono da vida. Hoje ela fez uma menção interessante:  considerando nossa vida um bolo, quanto nós já consumimos desse bolo e qual a porção que nos resta ? E como vamos viver esse pedaço que ainda resta? O que estamos esperando da vida? Como estamos nos cuidando, tratando nosso corpo? Ainda dá tempo de fazer um trabalho preventivo, para que quando o nosso inverno chegar, estejamos bem.  Confesso que saí da aula pensando muito sobre isso . E compartilho essas informações, porque entendo que todos podemos sim, chegar bem, com saúde e equilíbrio até o final da vida. Basta para isso, olharmos para nós, cuidarmos do que entra e o que sai de nossa boca e mente. Reflexões....

“A vida é o produto da mutação de energias entre o céu e a terra. O homem precisa primeiramente, se conhecer. “ Mestre Liu Pai Lin.

Mas falando do outono:  dias um pouco mais curtos. Pela manhã e à tardinha já vem aquela brisa...
Quando o Verão passa para o Outono, a energia da Terra transforma-se em Metal. Durante a fase Metal, a energia começa novamente a condensar-se, a contrair-se, volta-se para dentro para se acumular e armazenar. Nesta fase libertamos tudo o que está gasto como as folhas das árvores que caem para poupar a essência. Se nesta fase não houver bastante energia para contrair, não haverá força suficiente para passar o inverno e o próximo ciclo da madeira/primavera será fraco.
A cor da fase do metal é o branco, a cor da pureza e da essência.

Assim como o metal é a energia refinada extraída da terra e lapidada pelo fogo, o Outono é a estação onde devemos extrair aprendizagens das atividades do Verão.
A energia do metal controla o Pulmão, que extrai a energia essencial e expele as toxinas do sangue e do intestino grosso, que elimina a sujidade, enquanto retém e recicla a água do organismo. O Outono é a estação da Introspecção e da meditação, de reciclar sentimentos antigos, apegos externos e o excesso de emoções adquiridas durante o Verão. Se resistirmos a esta energia e ficarmos aprisionados no passado podemos criar estados de melancolia, de tristeza e depressão, que se manifestam com dores nas costas, dificuldades respiratórias, problemas de pele e diminuição da resistência. (texto extraído : http://www.medicinachinesapt.com/filosofia.html).


Exercícios respiratórios, logo cedo, nas primeiras horas do dia são importantes, principalmente nessa época. Eles fortalecem nossos pulmões, aliviam as tensões .
Essa é a época em que começamos a nos encolher, porque alguns dias já são mais frios e nem sempre estamos com a roupa adequada.  Mesmo as noites, durante a madrugada, começam a ficar mais frias. E então , nos encolhemos, tensionamos   nossa musculatura, e ficamos mais suscetíveis também a dores musculares.
Começamos a mudar nossa alimentação. E  para aqueles que não mudam...vai a dica para adotarem sim algumas mudanças. Alimentos que trazem mais calor interno, nutritivos , sem serem pesados. Hora de começar a pensar nos chás,  nas sopas , frutas em temperatura ambiente (por exemplo...estamos em plena época do caqui, a maçã também é uma fruta interessante). 
A minha dica: se perceba. Deixe seu corpo escolher. Deleite-se com o aroma dos alimentos.  Saboreie a fragancia da comida antes de começar a comer, para que suas glândulas salivares sejam ativadas.
Em termos de Aromaterapia, podemos lançar mão dos óleos de eucalipto, pinheiro, cipreste que ajudam nossos pulmões. Ajudam a clarear pensamentos, a respirar profundamente, de forma tranquila, soltando as tensões.  Óleos cítricos para trabalhar a alegria, e mandar embora a melancolia e a depressão.  Cacau, baunilha, óleos confortantes e saborosos. Canela, gengibre que aquecem e ajudam a aliviar dores musculares e trabalham nosso sistema imunológico também. 

Época de contemplação, agradecimento, fartura e mudança. Aproveite bem - mude, contemple, agradeça,  aprecie a beleza da vida ....viva !

Nenhum comentário:

Postar um comentário