domingo, 28 de setembro de 2014

LIMPANDO NOSSAS CASAS - CORPO E LAR - NA PRIMAVERA


(texto baseado no site de Suzanne Bovenizer – tradução livre)
  

Quando a primavera chega, parece que finalmente começamos a recuperar nossas energias. Diferentemente do que acontece no hemisfério norte, nós aqui no Brasil, não podemos dizer que o inverno é cinzento e escuro. Ao contrário, em algumas regiões, temos dias de um céu azul tão intenso e sem nuvens, que não fosse pelas baixas temperaturas, poderíamos até pensar que é sempre verão. Mas mesmo tendo sol, e aqui no Sudeste, termos um ar mais seco, quando a primavera chega,  uma nova energia toma conta da gente. É hora de abrirmos janelas, armários, lavarmos as roupas de frio para guardar, tirar as roupas guardadas....e aí vem ...as roupas guardadas! Elas ficaram com cheiro de guardadas, ou até com um pouco de mofo? Os armários também? Então vamos às sugestões da Suzanne , para limpar armários e nossa casa:  em um balde, coloque duas colheres de vinagre branco e algumas gotas de óleos essenciais (para melhorar o aroma do vinagre), e limpe tudo com essa mistura. Nas roupas, podemos borrifar um pouco dessa mistura e deixa-las penduradas ao ar livre por dois ou três dias.

Ah, e os livros? Alguns de tão velhos, ou de tanto tempo guardados, podem  ter poeira e até mofo.  Suzanne dá uma sugestão interessante,  que eu particularmente ainda não testei, mas aí vai a dica:
- em um saco de papel coloque uma xícara de chá de argila . Pingue algumas gotas de óleo essencial de limão, lavanda, tea tree e cedro em pedaços de papel e coloque-os no saco com a argila. Ponha um ou mais livros no saco de papel (dependendo do tamanho), feche bem e deixe por alguns dias. Retire os livros e limpe com o aspirador de pó.
Ela sugere que  que podemos misturar argila com água e óleos essenciais para tirar mofo de móveis. Passe e deixe secar, e depois utilize o aspirador de pó.
Bem,  e para guardar as roupas de inverno, muitos utilizam caixas, malas ou até aqueles sacos plásticos que se fecham a vácuo. Para qualquer uma das opções, você pode utilizar aquelas bolinhas de madeira , previamente embebidas em óleo essencial de Cedro. Se gostar de rosas, lavanda ou gerânio, pode acrescentar .
E para terminar, não podemos esquecer de nós mesmos, certo? Bem,  em qualquer lugar do mundo, o inverno é o tempo de hibernação – mesmo que não literal, mas de certa forma, ficamos mais preguiçosos, mais quietos . O nosso corpo sabe que é inverno!  Nossa musculatura tende a ficar mais contraída e isso acaba gerando dores.
 Com a chegada da primavera, começamos a despertar, a nos espreguiçar . Começamos a caminhar mais, nos sentimos mais despertos. Quais óleos essenciais podem nos ajudar nessa fase? Bem, podemos preparar um bom óleo de massagem com óleos essenciais de eucalipto, tea tree, junípero, camomila, cipreste, pimenta negra, espruce, que trabalharão liberando nossa musculatura e nossa respiração. E em casa, aproveitando para melhorar não só a energia do ambiente, mas nossa mente também,  podemos fazer uma sinergia para uso no difusor elétrico ou em spray, com:  hortelã pimenta, limão, tea tree, cipreste e manjericão.

E para melhorar o sistema digestivo, descongestionar , porque comemos coisas mais pesadas durante o período que terminou, podemos pensar na Sinergia Oxyclean da Laszlo e em massagens com gengibre, anis estrelado, camomila, tomilho, cardamomo e hissopo.
Tempo de colorir a vida, de se soltar, de sorrir!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário