domingo, 2 de setembro de 2012

FALANDO DOS OLHOS....

É isso mesmo, vamos falar de olhos e não de óleos hoje....
"Os olhos são as janelas da alma", "brilho nos olhos", "em terra de cego quem tem um olho é rei"....e tantas outras frases e citações sobre olhos... mas o quanto cuidamos, lembramos dos nossos olhos?
Lendo o livro do Dr. José Maria Campos, me veio a vontade de transcrever alguns dados e conselhos que ele dá... (livro Jornadas pelo mundo da Cura).
" As distorções que o ser humano foi apresentando ao longo dos tempos relativas à saúde de seus olhos, revelam sua postura perante o lado transcendental da vida. Ele refletiu de forma quase sempre desvirtuada a luz espiritual interior. Seus olhos, espelhos de sua relação com essa essencia, desvitalizaram-se aos poucos e, em consequencia, sofreram os mais diversos distúrbios e degenerações. Hoje, aproximadamente dois terços da população mundial precisa usar óculos. E, tendo em conta que parte dos processos degenerativos dos olhos não se beneficia com o seu uso, podemos fazer uma idéia da condição de pouca visão a que chegou o ser humano. Essa condição externa retrata bem o estado em que se encontra a sua visão espiritual. Por outro lado, nunca existiu no planeta conjuntura tão especial para a cura interior... cada indivíduo que optou pelo caminho da luz está tendo nesta época, ajuda para reconhecer a parcela que lhe cabe no cumprimento de um grande plano evolutivo. O desapego, o auto-esquecimento e o serviço levam a consciencia a reencontrar os elementos para viver segundo leis superiores, condição vital ao mundo de hoje...
Falando no aspecto físico, as condições de vida atuais em nada contribuem para a saúde dos olhos, pelo contrário, agridem-nos continuamente: luzes e ambientes artificiais, reflexos luminosos no asfalto, no concreto e no metal, poluição atmosférica, uso de televisão e computador, ausencia do elemento verde, relaxante, proporcionado pelo reino vegetal, tensões e preocupações, alimentação desvitalizadora e carregada de produtos químicos. Há vegetais que muito podem colaborar na recuperação de tão desgastados olhos. Podem-se usar apena alguns deles ou se possível todos, sob a forma de compressas"
Dr. José dá uma receita de Chá regenerador dos olhos:
- alecrim do campo (flores)
- capim cidreira (folhas)
- embaúba (folhas)
- eucalipto (folhas)
- marcela (flores)
- poncã (cascas do fruto)
- serralha (folhas)
As compressas, aplicadas regularmente e com a atitude correta, a de buscar a própria luz, podem auxiliar no tratamento das diversas doenças degenerativas dos olhos, e também aliviar vistas cansadas, tensas e irritadas. Além das compressas, ele aconselha a fazer exercícios que podem ser encontrados no livro " Olhos sãos por ginástica ocular", de Ursula von Zehmen.
Bom, fica  o tema para pesquisar e para meditar.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário