quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

TEA TREE

E já que falei de Tea Tree no artigo sobre Erisipela...
Tea Tree: Melaleuca alternifolia  (árvor de chá, óleo de melaleuca)

As propriedades medicinais do óleo de tea tree são conhecidas por centenas de anos pela tribo australiana de aborígines Bundialung. Eles tratavam muitas afecções com macerados das folhas da árvore e costumavam nadar na lagoa onde as folhas caídas haviam tornado a água um banho terapeutico.
O tea tree passou a ser conhecido no ocidente a partir da expedição do capitão James Cook, que em 1700 aportou na baía de Botany na Austrália e observou os aborígenes fazerem chá com as folhas de uma árvore, usada com finalidades medicinais... Bem, pulando já para 1920, Dr. A.R. Penefold, químico do governo em Sidney, recebu o crédito pelo início da pesquisa clínica em seres humanos e documentação dos diversos benefícios associados com o óleo de tea tree. Seus estudos determinaram àquela época, que o óleo de tea tree possuía um potencial cerca de 11 a 13 vezes mais poderoso que o ácido carbólico para matar bactérias e fungos, contudo não queimando a pele apesar disso. Caminhando mais um pouco, chegamos à Segunda Guerra Mundial, e o óleo de tea tree entrou na maleta de primeiros socorros de todos os soldados e era chamado de kit medicinal engarrafado! Bem, chega de história e vamos ao que interessa!!!
Dentre os diversos tipos de usos que o óleo possui, podemos dizer que o mais interessante é na eliminação de bactérias causadoras de infecções. Pesquisadores australianos demonstraram uma ação rápida in vitro, de menos de uma hora sobre todas as bactérias das colonias. Trocando em miúdos, o Staphylococcus aureus, uma bactéria hospitalar que não responde a antibióticos e mata pacientes em todo o mundo, com uma pequena quantidade do óleo de tea tree, teve seu crescimento bacteriano inibido, e com uma dosagem um pouco maior, foi eliminado. Desta forma, não só o uso do tea tree na eliminação de infecções é válida, mas também seu uso na purificação de água e alimentos (como alternativa ao cloro) e no ar (em difusores ou ar condicionado), encontra grande valia.
Ele é utilizado em tratamentos de cistites, micoses, fungos de pele, na candidíase, na odontologia e até na veterinária. Apresenta bons resultados em caspa, queda de cabelo e seborréia e por isso ten sido empregado em shampoos para o tratamento de piolhos. No tratamento de inflamações como acne, abcessos e furúnculos, em conjunto com cipreste lusitânica ou tomilho, apresenta excelentes resultados.
Bem, existem muitos dados sobre o Tea tree que podem ser pesquisados em livros e pela internet. O importante é que se utilize sempre com a devida orientação de um profissional qualificado.
Vale lembrar que o uso excessivo de tea tree, pode ser tóxico, mas se usado adequadamente, traz resultados sem fazer nenhum mal. Alguns animais como aves e gatos, são muito sensíveis ao óleo, que deve ser usado muito bem diluído para evitar alergias nos mesmos. Grávidas e crianças merecem atenção especial e acompanhamento ou recomendação terapêutica ou médico adequado, ok?
Para terminar: o óleo de tea tree traz sensação de clareza, limpeza e purificação...

(este texto faz parte de material de pesquisa do Prof. Fabián Laszlo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário