sexta-feira, 28 de agosto de 2015

NOITE DE LUA CHEIA - GERANIO

Noite de lua cheia, símbolo do feminino. Aí a inspiração, porque não falar do Gerênio, esse óleo que nos remete ao elemento água, yin, e tão feminino?
O gerânio é um dos pouco óleos essenciais que em termos de medicina Oriental pode ser considerado de energia úmida e fria.  O óleo elimina calor e inflamação, relaxa os nervos e acalma sensações de ansiedade. Tem também a habilidade de fortalecer a Energia Qi.
Como um óleo essencial anti-inflamatório, o gerânio pode ser comparado aos óleos  da lavanda e da camomila romana e é indicado para gastrite, colite, psoríase e eczema. Pode ser usado para infecções da pele como acne, impetigo e pé de atleta.
Promovendo a circulação do Qi e do sangue, o óleo de gerânio e simultaneamente analgésico e antiespasmódico. É especialmente útil para a dor nevrálgica, olhos e articulações e é aplicável em casos de neuralgia, oftalmia e reumatismo. Adstringente e flebotônico, o óleo também pode aliviar hemorroidas,  veias varicosas, e sangramento menstrual excessivo.
Como um tônico, o óleo de gerânio é capaz de reforçar tanto a energia Qi do Baço e pâncreas como a energia yin do corpo como um todo. Em termos da sua ação no Baço-pâncreas, o óleo pode ser usado para aliviar letargia, diarreia e congestão linfática. Como tônico do yin, é indicado para ansiedade crônica, infertilidade e para sintomas associados com a menopausa. É a natureza fria, úmida, tonificante do yin do gerânio que beneficia as condições secas e inflamadas da pele ( quando aplicada a uma diluição de apenas 1%).
As ações energéticas do óleo  estão por sua vez relacionadas aos seus benefícios psicológicos. Ao remover  calor e ao suavizar o fluxo do Qi, o gerânio, como a lavanda, é capaz de relaxar a mente, acalmar a agitação e aliviar frustração e irritação. Como adstringente e tônico do yin, ele tem também, um efeito consolidador e “centrador”.
Trazendo uma sensação de força tranquila e de segurança, o óleo de gerânio é portanto benéfico  para ansiedade tanto crônica como aguda, especialmente onde há exaustão nervosa  causada por stress e excesso de trabalho.
O aroma exótico, floral e levemente condimentado do óleo reflete no seu bem conhecido efeito afrodisíaco, um efeito que está relacionado com sua natureza intrinsicamente sensual e libertadora. Nutrindo a criatividade feminina do Intelecto (Yi) e o aspecto receptivo sossegado da Vontade (Zhi), o óleo de gerânio é ideal para o viciado em trabalho perfeccionista  –  para a pessoa que esqueceu  a imaginação, a intuição e a experiência sensorial.
Enquanto o óleo de lavanda  é  indicado para o individuo  em quem as emoções prevalecem sobre a mente, o óleo de gerânio é para aqueles  cuja racionalidade e energia pessoal negam espaço para sentimento e impressão.  É um óleo que nos ajuda   a  reconectar à nossa vida-sentimento, à nossa sensibilidade emocional, espontaneidade  relaxada e à saudável sede por prazer e divertimento. Com isso vem uma maior capacidade de comunicação  íntima  - na qual  ser capaz de receber e experimentar é tão importante quanto o poder dar e expressar.
(trecho do livro do Gabriel Mojay – Aromatheray for healing the spirit).
Tetrazini dos Anjos diz em seu livro Terapia Aplicada através dos óleos essenciais, “que o gerânio é indicado para a busca do potencial criativo, a coragem, a inspiração, a determinação. Ensina-nos a entregarmo-nos de corpo e alma a uma causa, age no ato da entrega. Usado para desenvolvermos a determinação sabendo que, para aprender, temos que ter a curiosidade a fim de desenvolvermos novos fatos e enfoques. Ele é utilizado para o equilíbrio dos meridianos Rins e Bexiga, e sua ação é diurética e bom para cálculos renais.”

Como usar o gerânio?
Falando de pele – seborreia, acne, dermatites – combinado com Lavanda e Tea Tree. Faça um tônico utilizando com água mineral de boa qualidade, dilua os óleos na proporção de 1% (exemplo: 100 ml de água – 22 gotas de óleos essenciais no total) ou faça um gel neutro ou Aloe Gel (da Laszlo), na mesma proporção.

Eu particularmente gosto muito do geranio e por vezes o utilizo como perfume ( Geranio Bourbon da Laszlo)
. Ele é aquele óleo que te tira do marasmo, te dá aquela vontade de se arrumar, se cuidar, trabalha uma alegria interior muito gostosa. Vale a pena experimentar....