quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

"ÓLEO DE LINHAÇA: O REI DOS ÓLEOS VEGETAIS"

(trecho do livro Dr. Atkins - A solução do vitanutriente - a resposta da natureza aos remédios)

"O óleo de peixe pode ser o Hércules dos suplementos de ômega 3, mas o óleo de linhaça também nos é muito útil. Extrato da semente do linho, o óleo de linhaça é uma fonte extremamente importante de um ácido graxo ômega 3 chamado ácido alfa-linolênico (ALA). Esse precursor do eicosanóide produz vários dos efeitos antiinflamatórios e de reforço do sistema imunológico do óleo de peixe. É também um bom protetor do sistema cardiovascular, diminuindo a formação de coágulos, o colesterol e a pressão. Muitos benefícios da dieta do Mediterrâneo podem vir do seu rico conteúdo de ômega 3, como os encontrados no óleo de linhaça. Embora o óleo de peixe possa ser mais potente, o de linhaça talvez seja menos dispendioso para uso diário.

O óleo é notável, mas não devemos ignorar a linhaça como um todo. Uma excelente fonte de fibra, a farinha da semente de linho contém compostos anticancerígenos chamados lignans que agem desativando as formas de estrógeno que mais estimulam as células. Em última análise, ajuda a diminuir a influencia mensal dos outros hormônios sobre a tensão pré-menstrual, mas o resultado mais impressionante talvez seja o poder dos lignans antiestrógenos, além do apoio adicional dos ômega 3 na prevenção de tumores de mama e outros tipos de câncer com base hormonal. Dr. Atkins informa que receita farinha de linhaça fresca para muitos pacientes com câncer de cólon, aconselhando o consumo de, no mínimo, meio quilo de mingau dessa farinha por dia."

Quando falamos de óleos vegetais, é importante o consumo dos óleos tipo "extra virgem". Em nosso mercado hoje encontramos marcas confiáveis que comercializam o óleo de linhaça. A minha sugestão fica para a Laszlo, um dos vários óleos que consumimos em casa diariamente, há pelo menos 5 anos.

Se você não consegue ingerir o óleo puro, experimente inicialmente, misturando-o ao seu azeite extra-virgem, na salada, com temperos como orégano, manjericão , gengibre.

A sua saúde agradece....e se você sofrer de TPM, seus amigos e parentes também vão agradecer! 

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

NA CABEÇA!

Retorno às aulas, e aí, novamente os famosos bilhetinhos para os Srs. Pais alertando que eles, aqueles bichinhos bem chatinhos, os PIOLHOS, também estão de volta.

Segundo a Wikipedia:
Os piolhos (ou ftirápteros do nome da ordem Phthiraptera, do grego phthirus=achatado; a=sem; ptera=asas) constituem uma ordem de insetos que contém mais de 3000 espécies. Estes insetos não têm asas e são parasitas externos (ectoparasitas) de mamíferos (com exceção dos monotremados e morcegos) e das aves. Os piolhos são a tualmente classificados em quatro subordens:
Em classificações mais antigas, eles eram divididos em duas ordens: Mallophaga (piolhos mastigadores) e Anoplura (piolhos sugadores).
Os piolhos habitam o cabelo ou penas do hospedeiro, onde se alimentam de sangue, resíduos da epiderme ou de penas e secrecções sebáceas. Cada espécie tem uma relação exclusiva com um determinado tipo de hospedeiro, o que significa que, por exemplo, um piolho de ave não afeta humanos e vice-versa. Esta característica torna os piolhos muito dependentes do sucesso da espécie do hospedeiro. Calcula-se que tenham desaparecido três espécies de iscnocerídeos quando os últimos vinte condores da Califórnia foram trazidos para cativeiro e desinfestados.
Os piolhos têm entre 0,5 e 8 mm de comprimento, corpo achatado e garras que lhes permitem a fixação ao hospedeiro. Os ovos do piolho, ou lêndeas, são esbranquiçados e postos na pelagem ou penas dos hospedeiros. Em humanos, a infestação por piolhos é denominada pediculose.
Existem aqueles shampoos /remédios específicos, que por vezes eliminam os piolhos e deixam uma alergia na criança; remédios caseiros como vinagre branco e também óleos essenciais que ajudam na eliminação desses incômodos insetos, sem causar efeitos colaterais. 
O lírio do brejo (Hedychium coronarium) é muito comum na beira de rios e lagos, onde se desenvolve bem, pois precisa de água. Suas flores lembram pequenas fadinhas de vestidos brancos e são intensamente perfumadas.
O óleo essencial é obtido dos rizomas e possui um aroma gelado com alto teor de cineol (36%). Devido ao seu teor em cineol, é um óleo expectorante, muito útil em problemas respiratórios (sinusites e bronquites) de resposta difícil com o eucalipto ou outros óleos comuns. Também possui um efeito estimulante da circulação útil na analgesia de dores musculares e articulares. Na fitoterapia existem indicações do rizoma como tranquilizante, hipotensor, digestivo, como antioxidante e febrífugo3.
O óleo se mostrou eficaz antimicrobial frente a fungos e bactérias1, além de ser um agente eficaz contra piolhos mais potente que a permetrina usada nos produtos convencionais do mercado2.
Existem muitas relações do lírio do brejo com questões místicas, pois se acredita que ele aumente a percepção sutil, favoreça a meditação e purifique o campo energético. O Floral de Minas Lacrima é feito com suas flores. Por o óleo vir dos rizomas, é considerado um alinhador energético para pessoas com mediunidade em desequilíbrio, por harmonizar os chakras coronário e básico ao mesmo tempo.
Textos: Fabian Laszlo
Referências:
1. Bisht GS, et a. Antimicrobial activity of Hedychium spicatum. Fitoterapia. 2006 Apr;77(3):240-2. / 2. Jadhav V, et al. In-vitro pediculicidal activity of Hedychium spicatum essential oil. Fitoterapia. 2007 Dec;78(7-8):470-3. / 3. Sravani T, et al. Hedychium spicatum Buch.Ham. – An Overview. Pharmacologyonline 2: 633-642 (2011).

Este e outros óleos da Laszlo, você pode encomendar através do e-mail: rearomas@hotmail.com ou pelo telefone: (11) 55814896.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

AH, OS CÍTRICOS.....

EMAGREÇA COM O ÓLEO ESSENCIAL DE LIMA DA PÉRSIA
Citrus limettioides
Para os apaixonados por cítricos. A Laszlo  tem disponível o óleo obtido das cascas da lima da pérsia, um cítrico muito comum nos interiores do Brasil. Seu aroma delicado traz uma sensação de traquilidade, relaxamento e paz, facilitando a concentração e o estudo. O maior destaque deste óleo é o seu alto teor de nootkatona (>10% - 10X mais que o grapefruit), cetona que estimula o metabolismo, promovendo queima de calorias e controle da obesidade1. O teor alto de limoneno (>60%) complementa este efeito atuando principalmente na drenagem linfática.
1. Murase T et al. Nootkatone, a characteristic constituent of grapefruit, stimulates energy metabolism and prevents diet-induced obesity by activating AMPK. Am J Physiol Endocrinol Metab. 2010 Aug;299(2):E266-75.


YUZU - O óleo da cidra japonesa da alegria 

O yuzu (ou cidra do Japão) é um cítrico raro, de tom amarelo ou alaranjado e de tamanho variando de pequeno a médio. Sua casca e seu suco são muito perfumados. É de origem chinesa, mas tem sido muito cultivado no Japão e Korea, onde é produzido seu óleo essencial. 


O yuzu é considerado um dos aromas cítricos mais perfumados do mundo. Ele possui em sua base uma nota de mandarina e grapefruit, mas com uma nobreza olfativa distinta, numa 8a acima.

Este óleo essencial existe nos perfumes Yuzu Man de Caron, L'Eau D'Issey Yuzu de Issey MiYake, Eau de Fleur de Yuzu de Kenzo, Boss Botled Sport de Hugo Boss e o famoso Azzaro.

As notas cítricas e tônicas da casca do yuzu são usadas tanto na perfumaria requintada como na composição de produtos cosméticos, tendo também usos na alta gastronomia, trazendo um sabor ácido exclusivo, combinando super bem com pratos apimentados, agridoces e ainda saladas.

Este óleo essencial atua no emocional despertando a alegria e o bem-estar (afasta a tristeza e a depressão).

Quer se inspirar em usar o óleo de yuzu na culinária? Então confira super receitas neste site: http://www.pinterest.com/recipes/yuzu/

Textos: Fabian Laszlo



LASZLO
Natural é Estar Bem!
AROMAS E MUITO MAIS - REVENDA EM SÃO PAULO -  rearomas@hotmail.com/ (11) 55814896 /    985917456