segunda-feira, 24 de março de 2014

ÓLEOS ESSENCIAIS CONTRA MONSTRINHOS INFANTIS!!!!

Pois é....quem já não acordou com seu filho ou filha, chorando na beira da sua cama à noite, reclamando que tem monstro, bicho ou assombração no quarto? Isso faz parte - tanto da vida dos pais, quanto das crianças! E às vezes não adianta falar, mostrar e tentar convencer que não tem nada alí, porque eles continuam insistindo e não conseguem mais dormir...
Então , como a Aromaterapia pode ajudar? Bem, é algo bem simples, que vai trazer tranquilidade, vai acalmar e aliviar o coraçãozinho aflito da criança..... Lavanda e Laranja Doce....esses dois óleos, por suas propriedades sedativas, anti-depressivas e de "limpeza" sem dúvida alguma formam uma Dupla Imbatível. Aí entra a sua criatividade para fazer um frasco bem colorido, alegre e no momento do medo, empunhe-o como uma arma anti-mostros e saia borrifando pelo quarto e pronto! lá se foram os monstrinhos e aí vem o soninho....
Importante....dilua em água, ok?
Vamos à fórmula? 60 ml de água...10 gotas de óleo essencial de lavanda e 8 gotas de óleo essencial de laranja-doce..... agite bem , até que a água fique esbranquiçada (para quebrar as moléculas do óleo)...

sexta-feira, 14 de março de 2014

MAIS DICAS INTERESSANTES

Nossa, seu dia será corrido? Um monte de coisas prá fazer e o ânimo está lá embaixo?  Aí você entra no chuveiro e a vontade é de não sair.....Vamos...reaja!!!!! diz a sua mente...mas o corpo não quer....
Então vai a sugestão - se você não tiver pressão alta - pingue 2 gotas de óleo de alecrim no chão do box...conforme a água quente vai caindo ele vai liberando as moléculas aromáticas que vão entrando pelo seu sistema olfativo e bum! em alguns segundos você já vai se sentir melhor.
Se você tiver pressão alta, use um óleo de eucalipto misturado com um cítrico (uma gota de eucalipto e uma gota de limão)..... E depois......bom dia!!!!!Além de melhorar sua respiração, vai melhorar o seu humor e também o seu sistema imunológico......

No seu carro, você pode colocar uma bolinha de algodão com uma gota de limão, hortelã (se não for hipertenso), eucalipto, grapefruit, laranja....ligue a música, pense em coisas positivas....experimente ....perceba como o seu dia será mais alegre e menos estressante.


E uma dica para sua casa...pingue duas gotas de óleo de limão na esponja de lavar a louça....além de higienizá-la, a sua cozinha vai ficar com um cheirinho muito bom......

Bom final de semana pessoal!

- ah, você não tem óleos essenciais em casa? Me escreva então....

terça-feira, 11 de março de 2014

DEPRESSÃO - ALIMENTOS, DICAS PARA SE SENTIR BEM

Oi pessoal.
Semana passada, precisamente no sábado, foi comemorado o dia internacional da Mulher. Tive a oportunidade de participar de 2 eventos muito gostosos, um na Marisol e outro na Casa do Consolador, uma casa muito querida que eu respeito pelo trabalho que realiza. A Shirlene Moura, terapeuta integrativa (daquelas de se tirar o chapéu),  organizou uma tarde muito especial, com a participação de 60 mulheres – vocês imaginam o que é juntar 60 mulheres em pleno domingo à tarde? Pois é, só a Shirlene mesmo.
O tema escolhido foi  Depressão. E coube a mim, falar um pouco desse assunto, focando em dicas simples que possam ajudar a reconhecer e procurar a eliminação dessa emoção.
Bom, fui fazer minha lição de casa, e segue o resultado da pesquisa e um resumo do que levei no domingo , que compartilho com meus leitores e com o grupo que esteve presente. Quero ressaltar que encontrei muitas informações em sites relacionados aos ensinamentos espíritas (Kardecistas), e sites que trazem matérias sobre nutrição e saúde. (claro, via Google...).
No livro da Shirley Price, Aromaterapia e as Emoções, “ESTRESSE – DEPRESSÃO- DESESPERANÇA são estados mentais que resultam da nossa falta de habilidade para integrar as verdadeiras emoções. Quando não conseguimos, por exemplo, expressar nossa tristeza ou nossa raiva, estaremos propensos a nos tornar estressados, deprimidos ou desesperançados (Domar e Freher – 1997).”
Estresse e ansiedade podem vir depois de algum acontecimento traumático, uma grande dificuldade. Eles causam exaustão e fadiga mental....o que deixa a pessoa vulnerável – física e espiritualmente falando – e  há então , a instalação da depressão.
DEPRESSÃO- fisicamente falando : doença que começa com um distúrbio na parte do cérebro que governa os humores, estressando as pessoas. Quando o estresse se torna demasiado para um indivíduo e seu mecanismo de adaptação não reage mais, há o início da depressão.
Ansiedade = estado de apreensão. Preocupação = estado mental de superansiedade . Eles são presságios do estresse e consequentemente da depressão.
Quando estamos nesse estado, nosso campo espiritual, nossa aura se torna vulnerável, com buracos, de coloração pálida ou às vezes acinzentada – sendo um aviso para espíritos obsessores, de  que estamos disponíveis. Muitas vezes, nossos pensamentos se tornam recorrentes – angústia, desânimo , raiva, amargura , sentimentos de incapacidade, de baixa auto-estima,e se tornam chamarizes para energias afins que nos rodeiam....Uma vez que a aura está desprotegida...vem o acoplamento e começa então um círculo vicioso ...até que o corpo físico se manifesta em dores, em mal estar .....stress e depressão. 
Sinais da depressão:
-          humor triste, a pessoa tenta se afastar cada vez mais do convívio social
-          sono irregular, insônia
-          perda de apetite (às vezes, pode acontecer o inverso – a pessoa começa comendo demais pela ansiedade...engorda....não consegue mais parar e começa a não gostar mais de si com a nova aparência....desanima....estressa....depressão)
-          mulheres são mais sujeitas à depressão pelo fator hormonal
-          melancolia, desânimo, letargia, remorso, vergonha, tristeza, sofrimento
-          a pessoa fica sem energia para fazer tarefas comuns da sua rotina
-          dor de cabeça, dor de estômago
-          sentimentos de medo, insegurança, desespero, desamparo, vazio
-          pessimismo, idéias frequentes e desproporcionais de culpa, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso
-          interpretação destorcida e negativa da realidade
-          dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento

O que pode desencadear:
-          perda do emprego
-          rompimento de relacionamento amoroso, namoro, casamento
-          reprovação nos estudos
-          perda de status social
-          morte
-          acidentes
-          ganho de peso, perda de peso....auto-estima afetada
-          doenças graves
-          Depressão hoje é um transtorno mental muito comum – segundo o ministério da saúde, estima-se que na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com essa doença.
-          Existe um  neurotransmissor que é capaz de dar ao cérebro a sensação de bem-estar, regulando nosso humor e  também dando a sensação de saciedade, que é a serotonina...
-          Bem, a serotonina é produzida durante o dia, por isso é importante o sol.
-          O sol é como comer um biscoito fresquinho e crocante de baunilha com chocolate, quando estamos de dieta....é muito gostoso não é? A sensação de bem-estar após a exposição à radiação UV é física e está enraizada no nosso DNA. A exposição ao sol fornece uma energia natural com a estimulação da liberação de substâncias do prazer, como a serotonina, a dopamina e as beta-endorfinas (o ópio natural do corpo). A luz do sol suprime hormonios como a melatonina, que nos faz sentir preguiçosos e deprimidos (por isso ela é utilizada em muitos medicamentos para pessoas com insônia...Ela é necessária somente à noite, para que nosso corpo relaxe, se refaça, produza as enzimas e fluídos necessários para o bom funcionamento do organismo. E isso ele faz à noite).
-          Os efeitos da luz do sol sobre o estado psicológico podem ser profundos, pois eles controlam o ritmo biológico da vida, temperatura corporal, níveis de vigília, secreções, etc. (extraído do livro Vitamina D – do Prof. Dr. Michael F. Holick)

Falando na prática :
- além de procurar ajuda espiritual, que é necessária no momento da depressão, porque como já mencionado, a causa pode ter sido iniciada no físico, mas abriu a porta para processos obsessivos e voltou para o físico.....
-          podemos ajudar das seguintes maneiras:
-          tomando sol todos os dias, por 15 minutos que seja (nos horários recomendados....nos braços, colo, costas...)
-          praticando exercícios – caminhadas é uma boa opção
-          melhorar nosso horário de sono
-          trabalhar nossa alimentação – comer melhor, com mais qualidade
-          lançar mão de terapias complementares: florais, aromaterapia, massagens
-          Falando de aromaterapia: ela é baseada no uso de óleos essenciais, que são substâncias equilibradoras, que ajudam a pessoa por inteiro – tanto física como energética e emocionalmente falando.
-          Ela pode ser utilizada nas massagens, em inalações através de sprays ou a velha forma da inalação com água quente, estilo da vovó, em escalda-pés, cremes, loções.
-          Os óleos essenciais na planta têm o papel de protegê-la de pragas e insetos destruidores, ajudá-la na continuidade pois também atraem os polinizadores e fazem o mesmo para nós seres humanos e para os animais. Assim que quando pensamos em tratar do corpo físico que apresenta dores, os óleos também acionarão mecanismos que atuarão nas emoções. Um exemplo: óleo de canela....ele é um anti-inflamatório poderoso, já que em sua composição química, possui elementos para essa função e ao mesmo tempo, trabalha sensações como: conforto, bem-estar, aconchego, aquecimento, que por sua vez, atuarão na mente, e no comportamento da pessoa, para agir de forma diferente, menos tensa, mais flexível.

Falando de um modo geral,  as frutas, cítricas, quer in natura, quer em chás ou em óleos essenciais,  atuam não só como alimentos, mas como coadjuvantes para a melhoria do humor, do comportamento e porque não, da própria depressão.
Falemos da laranja: ela possui ácido fólico,  vitamina C. A sua ingestão melhora o funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga. Da sua casca, se extrai o óleo de laranja, que  pelos  seus  componentes , especialmente o limoneno,  é um excelente descongestionante para a circulação, é diurético, laxativo e digestivo. Ele atua como antidepressivo, já que é um estimulante da alegria e do entusiasmo. É relaxante, ansiolítico e ótimo para trabalhar aspectos de rigidez e inflexibilidade....
Outros alimentos e óleos:
-          mel – estimula a produção de serotonina
-          banana e abacate – ricos em carboidratos, potássio e magnésio. Fontes de vitamina B6 que produz energia. Diminuem a ansiedade e ajudam a ter um sono tranquilo. Mas importante: consuma sem açúcar.....O abacate ainda ajuda a proteger contra o envelhecimento da retina.
-          maçã – assim como a laranja tem ácido fólico . Um bom suco de maçã com limão, sem adoçante ou açúcar, ajuda o corpo a eliminar os metais pesados que respiramos e ingerimos diariamente. Promove bem-estar e saúde para o nosso corpo
-          melancia, mamão, tangerina, limão – são agentes do bom humor. São frutas ricas em triptofano, que ajuda na produção de serotonina. A melancia é um ótimo anti-inflamatório, assim como o limão. A tangerina é conhecida como a fruta da alegria. O seu óleo essencial é utilizado em quase todas as formulações naturais contra a depressão e tristeza , sendo um dos óleos recomendados também para diabéticos – pois na visão metafísica, a diabetes está ligada ao pâncreas, que quando “entulhado” de tristeza, de falta de alegria, não consegue trabalhar.....
-          castanha do pará, nozes e amendoas – são ricas em selênio, poderoso agente antioxidante. Melhoram os sintomas da depressão, auxiliando na redução do estresse.
-          regimes- atenção com o corte total de carboidratos-  uma pequena quantidade diária é necessária...então, arroz e cereais integrais, são uma boa arma também para ajudar na depressão.
-          alface, espinafre, brócolis, agrião, alecrim, manjericão
-          feijão, abóbora, gengibre
Além dos óleos, dos florais, da alimentação:
-          temos também a cromoterapia que pode ser de grande valia – lance mão do uso de cores alegres na sua casa, nas vestimentas – laranja, amarelo, vermelho com moderação.
-          meditação, oração
-          Dicas: sache de manjericão, água de laranja ou mexerica, sprays de lavanda, limão,
-          de flores como gerânio, ylang, rosas, cravo, canela, cipreste, anis
-          Sucos: maçã com limão, frutas com linhaça, espinafre+agrião+ laranja, suco de maracujá, suco de melancia com gengibre, abacaxi com hortelã, uva, maçã e maracujá,  chá de camomila batido com suco de maracujá e maçã à noite para dormir bem,  chá de melissa e camomila

Então minha gente...xô depressão......vamos viver, vamos agradecer cada novo dia, entender que estamos aqui por opção e que nosso papel é aprender, ensinar e amar...Somos espíritos em uma experiência física.... por isso, não podemos esquecer que o nosso corpo é nosso templo e temos responsabilidade com ele....vamos cuidar melhor de nós? 


segunda-feira, 3 de março de 2014

UM SPA EM CASA


Quantas vezes você chegou em casa, cansada (o), depois de um dia difícil quer seja pelo trabalho,  pelo trânsito ou até pelas atividades que teve e não pensou: " puxa, uma boa massagem agora, bem relaxante até que ia bem"...mas aí você lembra que não tem nenhum terapeuta conhecido, que não tem ninguém em casa para te ajudar e que você também não tem ou não sabe nada ...Então aqui  seguem algumas sugestões.

Antes de começar qualquer coisa, o ideal mesmo é fazer um bom escalda-pés.... Nesse calor?!?!?! você vai pensar.... é, nesse calor, pode fazer com água morna...não precisa ser quente, fervendo.... Ferva a água e prepare um bom chá de camomila, capim cidreira ou erva-doce, adicione uma colher de sopa de orégano (é, aquele da pizza...), se tiver coloque também manjericão . Após feito o chá, coloque numa bacia, a água morna ou quente e aí adicione o chá que você fez (não precisa nem coar). Coloque também um pouquinho de sal. Se você for fazer isso todos os dias, não precisa colocar o sal todos os dias, ok?
Isso é um bom começo. Permaneça com os pés nessa água por uns 10 a 15 minutos....deixe uma garrafa térmica com água quente, para ir completando conforme a água esfria.

Depois disso, enxugue bem os pés e passe então à auto-massagem....Isso mesmo, nos pés ...Tente! você vai sentir como é bom....

Para montar o seu óleo..não precisa de muito não....
Compre um bom óleo carreador (óleo gorduroso, obtido através da prensagem a frio - também conhecido como óleo extra-virgem). Aqui vai uma dica...não adianta utilizar óleo refinado , ok? E como você sabe se o óleo de uva, por exemplo, é misturado ou puro? Pelo preço. Óleo de amendoas doces...idem.... Para vocês terem uma idéia, um quilo de amendoas custa  algo em torno de R$ 80 a R$ 90 reais....para fazer um litro de óleo, é necessário praticamente um quilo de amendoas...logo, um litro custa perto de R$ 90,00 reais, certo? Então 100 ml.  deveriam custar no mínimo R$ 9,00 (contando que o produtor não ganhou nada e não pagou impostos, transporte, etc... ou seja, 100 ml não podem custar menos do que R$ 20,00).... Querem opções de óleos carreadores? Óleos de cocos como Palmiste, Babaçu (que vocês encontram na Laszlo), óleo de girassol (não o refinado!!!!!), abacate, jojoba (desde que vocês conheçam a procedência). E se não tiverem nenhum desses e nem onde comprar....bem, aí um bom azeite de oliva também é ótimo.....

Então, peguem mais ou menos 100 a 120 ml de um bom óleo carreador e pinguem 40 gotas de óleo de Lavanda Fina (gente, é óleo essencial, ok? não é essência não....). Coloquem num vidro escuro e guardem em lugar seco e de preferencia que não pegue luz . Utilizem em torno de uma colher de chá desse óleo para massagear os pés e.....depois compartilhem os resultados!
Semana que vem falo e outros óleos para massagem, ok?