sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ELEMENTAIS E OS ÓLEOS ESSENCIAIS



 Muitos acreditam que estamos em uma crise ambiental, que o nosso mundo está sendo severamente castigado com a poluição, a interferência   eletro-magnética e aquecimento global. Há uma sensação de perigo iminente e que, se não fizermos algo em breve, o mundo como o conhecemos vai desmoronar e desaparecer. Parece ser um cenário extremo, mas não há como negar que o nosso ambiente está mudando. 

Felizmente, existem muitos grupos e associações que tentam reverter os danos à Terra, através de medidas de sustentabilidade. E nós podemos ajudar, trabalhando com os reinos da natureza.  Todos nós já ouvimos contos sobre fadas, gnomos, duendes e elfos . Não sei o quanto você acredita na existência deles...eu acredito e sei que eles representam uma energia arquetípica que é predominante em torno de nós. 

Podemos contatar esses espíritos da natureza durante o amanhecer, ao anoitecer, ao meio-dia ou à meia-noite. Como descrevem alguns autores, esses "entre-tempos" são momentos em que fadas, duendes, silfos, elfos, ondinas, saem para brincar.  Se você se sentar em silêncio, talvez embaixo de uma árvore ou em um lugar onde um rio se divide, ou em qualquer lugar tranquilo na natureza e abrir seus sentidos, suavizar o olhar, talvez você possa ver um flash incomum de luz no canto do olho, ou  sentir uma lufada de ar em seu rosto, ou ver as folhas farfalhar mesmo se não há vento. Estes podem ser sinais de que um elfo ou uma fada está disponível para a comunhão.

Os espíritos da natureza querem trabalhar com a gente e, se você optar por co-criar um jardim com eles, então eles vão continuar a ajudar a cuidar dele, garantindo plantas e arbustos saudáveis ​​e felizes. 

Falemos um pouco dos elementais da água.... as Ondinas....E não é porque eu seja de um signo de água...longe de mim puxar a sardinha para esse lado...

O reino  Elemental da Água, regido pelas Ondinas, está  associado com o Arcanjo Gabriel. Os Elementais de água são encontrados em qualquer lugar em que haja água. Eles falam com as nossas emoções. Algumas Ondinas habitam a água corrente, enquanto outras preferem águas profundas.
Em um nível pessoal e físico, as Ondinas trabalham para nos ajudar com a nossa empatia e nossa capacidade de cura.
Muitas vezes, elas se conectam a nós através dos sonhos, mantendo nossos corpos astrais e ajudando-nos a construir e expandir nossos corpos psíquicos. Comumente, elas também nos ajudam a assimilar e compreender as nossas experiências de vida.
Sendo o elemento água,as  Ondinas ajudam-nos a manter nossos fluidos corporais, como sangue, linfa, líquidos intersticiais, etc.  A água purifica e elimina toxinas do nosso corpo. E por isso, as Ondinas são essenciais para nos ajudar a manter o fluxo, não só em nossos corpos físicos, mas também em nossos corpos energéticos, emocionais e astrais também. Quando temos muito pouca conexão com os nossas Ondinas, podemos ter problemas psicológicos e emocionais, incluindo a falta de compaixão, a incapacidade de amar e indiferença para com a humanidade. A ligação mais profunda e  intuitiva com as Ondinas  irá facilitar a equilibrar as emoções. Temos   alguns óleos essenciais que  podem apoiar as emoções: patchouli, ylang ylang, jasmim, neroli, rosa e sândalo .

Da mesma forma, se estamos excessivamente ligados ao Elemento Água, podemos nos tornar emocionalmente desequilibrados. Podemos ser egocêntricos, medrosos e desconfiados das emoções dos outros, querendo desesperadamente ser amados, ainda incapaz de acreditar que somos dignos de ser amados. Mais uma vez, uma conexão mais profunda e equilibrada com as Ondinas pode nos centrar e nós podemos ajudá-las, usando óleos essenciais em nossos banhos, ou em qualquer meio que contenha água. Alguns óleos que podem  aliviar a falta de auto-estima e desconfiança são olíbano, gerânio, jasmim, melissa, rosa e ylang ylang .
Para nos conectarmos com as Ondinas, precisamos de uma atitude de regularidade, equilíbrio, firmeza e controle. Elas vêm mais facilmente à nossa consciência, quando estamos centrados e estáveis emocionalmente.
(Texto original em inglês, traduzido por mim, da escritora S. Bovenizer).

JASMIM

Relendo alguns textos , apostilas e anotações de cursos, em busca de um óleo para indicar para uma pessoa muito especial, me deparei novamente com a Rainha da Noite, o Jasmim. Lembro que quando estava fazendo  o curso avançado com a Carla Vescovi na Aromaluz em 2013, tive sensações muito especiais quando vivenciamos este óleo magnífico. Durante mais de um mês fiz dele meu companheiro de todos os dias. Acredito que liberei muitas coisas neste tempo e quando ele cumpriu o seu papel, se recolheu na minha caixinha de óleos e está lá, sempre à espera de poder novamente entrar em ação, com amor e delicadeza. Em dias como hoje, após ler e meditar sobre ele novamente, fui até ele. Abri, inspirei, fechei os olhos e agradeci mais uma vez à Natureza por tão delicado presente. E meu dia transcorreu leve, ameno. Por isso resolví escrever sobre ele hoje e tomei a liberdade, de copiar parte do texto da apostila da Carla, essa professora linda e tão amorosa, que divide sempre tanta coisa boa com todos os que a cercam.
Tradução livre de Ruben Pela do texto " Jasmine" de Peter Holmes:

"A Rainha da Noite.
A escuridão tem alimentado os campos perfumados de jasmim durante toda a noite. As pérolas que florescem na noite brilham com alegria silenciosa sob o luar luminoso. Agora, a madrugada é um jorro suave de jasmim que colore o céu com opalescências. A rainha da noite libera sua onde final e mais delirante de fragância antes de ceder à luz do dia. Uma verdadeira criatura da lua, suas flores leitosas vão, ao amanhecer, se fechar uma vez mais para sonhar até que chegue novamente o escuro da noite. ela sabe que suas pálidas pétalas voltarão a revelar o seu néctar aromático narcótico à misteriosa escuridão. As flores de jasmim são colhidas delicadamente, pois qualquer agressão à flor gera um composto orgânico chamado indol que é indesejável. O indol tem uma nota insistente de base que não deve dominar sobre as notas florais adocicadas pelas quais o óleo de jasmim é valorizado. mas o jasmim da Índia tem, naturalmente um elevado teror de indol, dando-lhe uma nota de base de "terra verde". O jasmim egípcio no entanto, tem notas altas mais florais, como uma pitada de pimenta do reino, enquanto o jasmim italiano tem mais notas frutadas....."

Falando um pouco do óleo essencial de Jasmim e suas indicações: como adstringente e descongestionante suave; afrodisíaco e eufórico, estimulante da criatividade (em casos de impotência e frigidez causadas por sentimentos negativos de inadequação, indiferença, inibiação ou frustação. Falta de autoestima e confiança); antidepressivo (para quem perdeu a alegria de viver, que tem falta de entusiasmo e interesse pela vida, apatia, medo da vida), calmante, sedativo, reconfortante, citofilático, reparador e regenerador das funções reprodutivas.
É um óleo que libera tensões emocionais, traz autoaceitação, proporcionando acessar a beleza interna e externa. 
Traz libertação de situações de dor e estagnação, como nos casos de stress pós-traumas (mortes na família, desastres financeiros, acidentes, doenças incapacitantes). Ele cura energeticamente o choque , sentimentos de desespero, quando se pensa que não há saída, falta de sentido profundo na vida e sensação de vazio. Como a Carla diz na apostila, é um óleo adequado para aqueles que se sentem isolados, indefesos e, talvez, vítimas do destino.

Existem muitas outras coisas a respeito desse óleo tão especial. Convido vocês a pesquisarem e experimentarem ....

Até mais! Paz e luz....