terça-feira, 15 de outubro de 2013

Antioxidantes - só por curiosidade...

Antioxidante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Modelo da glutationa, um antioxidante metabólito. A esfera amarela é o átomo de enxofre, um agente redutor responsável pela função antioxidante, enquanto que as esferas vermelhas, azuis, brancas e cinzentas representam respectivamente os átomos de oxigénio, azoto, hidrogénio e carbono.
Um antioxidante é uma molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas. A oxidação é uma reacção química que transfere electrões ou hidrogénio de uma substância para um agente oxidante. As reacções de oxidação podem produzir radicais livres. Por sua vez, estes radicais podem dar início a reacções em cadeia que, quando ocorrem em células, podem danificá-las ou causar a sua morte. Os antioxidantes interrompem estas reacções em cadeia eliminando os radicais livres intermediários e inibindo outras reacções de oxidação. Isto é conseguido através da sua própria oxidação, pelo que os antioxidantes são frequentemente agentes de redução, como os tióis, o ácido ascórbico ou polifenóis.

Cravo da Índia é o melhor Antioxidante
http://www.i-legumes.com/cravo-india-melhor-antioxidante.html
 
Uma nova pesquisa da Universidade Miguel Hernández (UMH) constatou que o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é “o melhor antioxidante natural”. O estudo analisou cinco propriedades antioxidantes, e os resultados do cravo-da-índia foram surpreendentes em cada uma dessas propriedades. O cravo-da-índia é usado principalmente na culinária de todo o mundo, mas encontra-se essencialmente na culinária indiana. O cravo-da-índia também tem sido utilizado para fins medicinais, na medicina indiana ayurvédica, na medicina tradicional chinesa e na fitoterapia ocidental. Na medicina dentária é também usado como um analgésico.
 
No estudo observou-se que o cravo-da-índia contém níveis elevados de compostos fenólicos que têm propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticoagulantes. Este foi um factor importante na rotulagem do cravo-da-índia como o melhor antioxidante natural, mas o estudo verificou que esta erva possui ainda outras propriedades benéficas.
 
"Das cinco propriedades antioxidantes testadas, o cravo-da-índia demonstrou a maior capacidade para libertar hidrogénio, reduziu eficazmente a peroxidação lipídica e foi o melhor a reduzir os níveis de ferro", afirma Juana Fernandez-Lopez, uma autora do estudo e pesquisadora da UMH.

A peroxidação lipídica é o processo em que os radicais livres removem os electrões dos lipídeos nas membranas celulares. O resultado final deste processo é o dano celular. O facto de o cravo-da-índia ajudar a inibir este ciclo destrutivo contribuiu para colocar a planta no primeiro lugar. Para além disso, a capacidade de reduzir os níveis de ferro é mais uma característica do cravo-da-índia.

É muito simples tratar as deficiências de ferro através de uma suplementação adequada ou de alterações na alimentação, mas o tratamento do excesso de ferro no organismo pode ser bastante difícil. Muitas pessoas sofrem de excesso de ferro no sangue, e muitas desenvolvem hemocromatose. A hemocromatose é uma doença séria que resulta do não tratamento do excesso de ferro. Esta doença pode provocar artrite, função hepática anormal, diabetes, ou mesmo insuficiência cardíaca.

Outro objectivo do estudo consiste em convencer as grandes empresas a começarem a adicionar cravo-da-índia aos seus produtos alimentares. O cravo-da-índia é muito barato e tem constituído uma parte importante da alimentação mediterrânea durante séculos.

"Os resultados mostram que o uso dos antioxidantes naturais  existentes nas especiarias utilizadas na alimentação mediterrânica, ou os seus extractos, é uma opção viável para a indústria alimentar, desde que as propriedades organolépticas dos produtos alimentares não sejam afectadas", acrescenta Juana.

O cravo-da-índia pode ser a solução quando se trata de encontrar uma especiaria acessível e prática.
 

- este texto foi postado no grupo de estudos de Aromatologia, pela Glaucia,  uma terapeuta que embora eu não conheça pessoalmente, acompanho em todas as postagens, por sua dedicação e pertinencia nas informações. E claro, achei pertinente esse assunto também, para publicar aqui no meu blog....boa leitura pessoal!

sábado, 5 de outubro de 2013

PRIMAVERA - O FÍGADO - A ALMA

Olá pessoal! Me determinei nestes dois últimos meses a iniciar a tradução de um livro muito interessante, que tive a oportunidade de conhecer no curso Avançado da Carla Vescovi. É do Gabriel Mojay e se chama Aromatherapy for healing the Spirit.
Claro que estou indo de pouco em pouco, porque parece que quando a gente resolve fazer uma coisa nova, aparece uma centena de pequenas coisas , mas não menos importantes, para se resolver. Acho que esse é o desafio - é o teste da nossa vontade e determinação....
Mas, voltando ao livro, abrí hoje cedo a página 36 para ver o que ele fala sobre a primavera. Na primeira parte do livro ele fala muito sobre os 5 elementos - Terra-Água-Fogo-Madeira e Metal.
E ele põe no enunciado: Madeira - Primavera - o Fígado - a Alma etérea.
" O elemento madeira  na natureza aparentemente não apenas traz à vida a Primavera, mas está presente  em todo o processo de evolução. Observando os ciclos do corpo e seus ritmos, percebemos que  governa nossas necessidades e habilidades para adaptação. Basicamente, o elemento Madeira está ligado ao movimento - motivação, crescimento e ciclo harmonioso da vida.
O principal órgão deste elemento é o fígado. Diz ele: " o fígado tem a função de um líder militar, que prima por seu planejamento estratégico......é a morada da alma, ou da parte espiritual do homem. Ele influencia unhas e nervos, traz a força animal e o seu vigor. O paladar conectado ao fígado é azedo e a cor é verde..". O fígado é o responsável, energeticamente falando, pelo fluxo suave da energia Qi através do corpo e da mente. Enquanto os pulmões circulam a energia através dos meridianos, o trabalho do fígado é garantir que a energia se mova livre e de forma uniforme." E assim ele vai discorrendo sobre esse órgão tão importante e sua função de equilíbrio para o nosso corpo. E vocês perguntariam agora...bem, mas e a aromaterapia? Mais à frente no livro, ele fala sobre o óleo de Bergamota, explicando que ele é indicado para manter fluindo a energia Qi do fígado. Combinando relaxamento dos nervos e frescor para o espírito, ele também é indicado para estados depressivos, oriundos de stress e sentimentos reprimidos. Os óleos de laranja doce e mandarina trabalham também de forma similar, regulando a energia Qi do fígado e diminuindo a depressão. Seus aromas acolhedores, frescos e frutados, trazem harmonia, particularmente onde a tensão se instalou, trazendo padrões negativos.
Ele sugere alguns blends que podemos preparar:
- para frustação, tensão e negatividade> bergamota (3 gotas), laranja doce (2 gotas), néroli (1 gota)
- para pessoas amargas e taciturnas> camomila (2 gotas), bergamota (2 gotas) e Immortele(2)
- para pessoas tristes e feridas> mileffolio(4 gotas), hissopo (2 gotas)
- para pessoas que se "auto-condenam"> nardo (2 gotas), lavanda (2 gotas), rosa (1 gota)"

Ficam aí as sugestões ....
Boa primavera!