quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AH, OS BANHOS!!!!!!



São muito difundidos os efeitos benéficos da água na cura das mais diversas enfermidades. A Hidroterapia foi usada na Antiguidade e vem sendo redescoberta, com grandes benefícios em nossos dias. É de inegável valor para a saúde humana. Conforme a temperatura em que é utilizada, a água provoca no organismo, respostas específicas que vão desde o relaxamento físico e psíquico, até a tonificação, com consequente reorganização do sistema nervoso, do circulatório, do endócrino e de outros, além de promover aumento da imunidade. (Dr. José Maria Campos).
Existem vários tipos de banhos. Vamos falar de um banho bem conhecido....o " banho de gato" .....


Para aqueles momentos em que o calor está quase insuportável, ou você tem que ir ao médico direto do escritório, depois de um dia daqueles... Sugestão: tenha sempre um vidrinho de óleo essencial de Lavanda e um lencinho de pano (daqueles que se usava antigamente sabe?). Vá para o banheiro, pegue um copo (de preferencia sempre de vidro) ou uma xícara, encha de água fria mesmo.... Pingue duas gotas do óleo de Lavanda, agite com uma colher ou com o dedo mesmo, até que a água fique esbranquiçada (turva). Molhe o lenço na água, torça e passe pelos braços, nas axilas, pescoço, pernas, partes íntimas e pronto....além de ficar mais relaxada, você vai se sentir “ limpa”, como se tivesse realmente tomado um banho.

-Outros óleos que você pode ter também: Capim Cidreira (ele é ótimo para quem tem  pressão alta, tem um cheirinho de chá que alegra e acalma), Hortelã Pimenta (este é bom para quem tem pressão muito baixa, clareia a mente e dá um “ up” no ânimo).
 



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lembrancinhas???



Adoro dar presentes e adoro mais ainda, fazer os presentes que dou - e sempre que possível, faço disso uma prática. Presente é a lembrança que você tem daquela pessoa em especial e quer dar a ela, um pedacinho de você, com amor e carinho..... Claro que nem sempre a gente pode fazer isso...por vezes, as convenções sociais tiram essa coisa do "pessoal"....mas nesta minha nova fase de vida, saí das convenções e hoje dou presente porque quero.... Já fiz caixinhas, perfumes, sabonetes, bordados....este ano, estou fazendo sachês e sabonetes,  e se vocês se interessarem, pretendo expandir essa onda de criatividade...ou seja, estou aceitando pedidos!Esses sachês são feitos com essências e não óleos essenciais...

Fiz para algumas amigas terapeutas e empreendedoras, sprays com óleos essenciais, personalizados, focando a harmonia e a alegria. Mais do que apenas uma lembrancinha, um presente que traz bem-estar . Se você quiser alguma coisa neste sentido, me contate e podemos trocar idéias e criar alguma coisa com significado e útil....

Um abraço....
Puxa, faz tempo que não escrevo, não é mesmo?
E pensando no que escrever, me ocorreu que não existem coincidências....semana passada uma amiga lá do Nordeste me escreveu pedindo ajuda para uma pessoa que está com um tumor que está crescendo rapidamente e queria indicação de óleos que pudessem auxiliar no processo dela. Obviamente, por ser um assunto tão delicado, recorrí aos "universitários" e um deles é minha professora e inspiradora - a Carla Vescovi lá de Campinas. Dentre todas as dicas que ela deu em termos de florais, homeopatia e óleos essenciais que podem auxiliar no processo do tratamento, veio o óleo de Cipreste Lusitanica.... Bem, fui procurar então novamente meus escritos sobre esse óleo e recordei que até eu já usei...como a gente deleta certas coisas não é mesmo? E aí vem a tal " coincidência"...numa vivência que fiz esta semana, me deparei com uma moça, muito linda e doce, que também tem alguns nódulos perturbando o sossego dela...Nada sério, mas que requerem sempre uma vigilância....E novamente entrou em cena quem? Ele mesmo...o óleo de Cipreste Lusitanica....Então, aproveitando a onda, vou colocar os dados que tenho, extraídos de uma das apostilas do curso do Prof. Fabian Laszlo....Boa leitura!

- óleo de cipreste lusitanica. Essa planta no Brasil é utilizada para fazer cercas vivas, banzais e para decorar ikebanas! E as pessoas nem imaginam o quanto ele é bom.
Tem um cheiro intenso, típico de floresta de abetos. ele tem dois ou três quimiotipos principais (abiedadieno, pineno, sabineno e trans-toratol. Alguns apresentam também trans-ferruginol). O toratol possui potente ação antibacteriada e propriedades antioxidantes. Possui inclusive ação anti-radicais livres. É ativo no tratamento da acne, na eliminação de bactérias causadoras da cárie e é um dos raros fitoquímicos ativos contra o Staphylococcus aureus, um dos principais causadores de infecções hospitalares e muito resistente à penicilina e meticilina. O toratol possui valor como ingrediente ativo em formulações cosméticas, sabões, pastas de dente, loções para pele e desinfetantes. Não é irritante para a pele humana. O abietadieno possui propriedades anti-fúngicas e antimicrobiais mostrando uma ação positiv contra bactérias gram-positivas também. Funciona como anti-oxidante, por isso possui potencial conservante para várias formulações. Age sobre as glândulas sebáceas equilibrando a produção de oleosidade e sebo excessivas, eliminando a seborréia da pele e cabelos, cistos e cravos. Entre os diferentes potenciais terapeuticos do cipreste que se tem estudado, o mais interessante é o seu efeito sobre processos inflamatórios com a formação de pus. Tem efeito rápido em secar ou puxar para fora o pus de áreas inflamadas . Em acne é talvez o óleo que mostre melhores efeitos, superior ainda ao tea tree.  Tem mostrado bons resultados no tratamento de hemorróidas, cistos sebáceos e má cirulação (celulite e varizes). É indicado também em infecções respiratórias e da pele, dores musculares, micoses, colite e síndrome de chron.

Indicações e uso: em acne, cistos sebáceos e inflamações purulentes (furúnculos e abcessos) é usado puro ou diluído em solução alcoólica entre 5 a 10%. Nas inflamações funciona ainda melhor se associado ao OE de tomilho vermelho. Em hemorróidas: 5 gotas numa bacia para banho de assento. Micoses e feridas infeccionadas - usar puro no local. Em inalações é ótimo para sinusite infecciosa (com mau cheiro no catarro). Em massagens é útil em dores musculares. Pode ser usado como conservante para várias formulações cosméticas e farmaceuticas. É um bom desinfetante bucal (10 gotas em 200 ml de água - usar como enxaguatório após escovar os dentes - previne cáries e mau hálito). É excelente em shampoos (1 a 3%) contra seborréia e caspa.
Essa sugestão é da Carla Vescovi: Em cistos e nódulos: usar em gel, óleo ou puro em massagens nos pés e no local . Interessante juntar tangerina ou laranja (para trabalhar alegria). Pode ser feita também inalação de tomilho com cipreste.

-E agora eu, porque afinal, esse blog é meu!....eu particularmente utilizei este óleo em um cisto cinuvial no pé,  que já tinha até operado e voltou (e voltou pior!). Usei diariamente pela manhã e à noite, em gel (na proporção de 8% como expliquei ontem à noite).  Só não sumiu por completo, porque eu acabei relaxando na rotina, mas ele quase não existe mais e nem me incomoda. 

Até breve então!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

COMBINAÇÃO PERFEITA: CALÊNDULA E LAVANDA

A calêndula (Calendula officinalis) é indicada para úlceras gastroduodenais, abscesso do estômago, afecções nervosas, artritismo, artrose, cólica menstrual, gastrite, problemas na produção da bile, psoríase, resfriado e úlcera gastrintestinal. Também é antiabortiva. (curapelanatureza.blogspot.com.br).

Olá, comecei hoje meu post, com um resumo sobre os usos da calêndula. E por que eu falei que Lavanda e Calêndula são uma combinação perfeita? Bem, vou contar porque acredito que o caso abaixo pode ser útil ...
Há 3 semanas, ao tentar fazer uma inalação com orégano (que já comentei o quanto é boa para rinites, alergias, resfriados, sinusite...), entornei a água fervendo sobre meu tórax...A água escorreu do pescoço, pelos seios até o abdomem. Nem preciso falar da dor e do desespero.... A primeira reação do meu marido foi jogar água fria, logo que conseguí tirar a blusa. Em seguida, jogamos abundantemente óleo de Lavanda. Em questão de minutos, o ardor maior cedeu e o que era esperado: as bolhas, praticamente não apareceram.  Fui tratando nos dias subsquentes, com pomada de calêndula e óleo de lavanda. Segundo o médico, tive uma queimadura de segundo grau.  Onde a água ficou " empoçada" a queimadura foi mais forte e uma pequena bolha se formou e estourou, dando início a uma pequena inflamação local. Apliquei neste local o óleo essencial de Tea Tree, pois lembrei que em casos de queimaduras, nos hospitais, se administra antibióticos e até vacina anti-tetânica. Foram dois dias, alternando Lavanda, Tea Tree e Calêndula e a inflamação sumiu. Hoje, estou com a pele praticamente regenerada, com um mínimo de marcas. Restaram apenas algumas brotoejas que coçam. Espirrar hidrolado de Rosas ajuda bastante pois refresca, e as propriedades do óleo de Rosas incluem a regeneração da pele também. Suspendí a pomada de calêndula e estou usando apenas Lavanda com Patchouli, intercalados com o hidrolato e a coceira hoje já diminuiu e parece que as brotoejas também.