quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CAMINHAR SEGUNDO A LEI DO AMOR

Pesquisando dados para um atendimento, me deparei com um texto muito bonito, que vem de encontro a um momento que talvez muitos de nós estão passando e por isso vou compartilhá-lo aqui no meu blog.
O texto é do Dr. José Maria Campos, livro Jornadas pelo Mundo da Cura.

" Em muitos momentos decisivos nos encontramos em situações em que, embora o passado e o que estamos vivendo não nos correspondam mais, nada se descortina para nós. Esse descompasso diz respeito às pessoas com as quais convivemos, aos grupos a que pertencemos, assim como aos trabalhos que realizamos. Algumas vezes pode ser apenas um comportamento ou um sentimento que precisa ser modificado; outras vezes, situações, tarefas ou relações que precisam ser encerradas. Enfim, tudo cumpre ciclos. Experimentamos então muitas pequenas mortes, pequenas transições de um estado a outro. Ficamos sabendo que o caminho continua sempre, e que o horizonte se amplia. Mas é só ao darmos um passo que o próximo se revela....
Nesta Terra as forças da inércia e as ilusões são ainda muito poderosas, fazendo com que grande número de indivíduos potencialmente aptos e internamente predestinados a assumir tarefas essenciais ao bem de todos, se desvie delas para cuidar de coisas que, do ponto de vista da evolução da humanidade e do planeta, carecem de sentido e de serventia. Conforme o ensinamento, a seara é imensa e os operários escassos; muitos são os chamados, e poucos os escolhidos...
Existe uma etapa na nossa evolução em que as tarefas que assumimos estão entretecidas no carma e devem ser realizadas compulsoriamente. À medida que nossos compromissos cármicos vão sendo liberados, tornamo-nos aptos para a etapa seguinte, em que recebemos novas tarefas e as assumimos livremente pela lei do amor. Isso produz considerável ampliação em nosso campo de serviço, proporciona-nos maiores responsabilidades e impulsos mais potentes para a evolução...."

Até a próxima!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

GENGIBRE E A MEDICINA INDIANA AYURVEDA

Mais antigo sistema de cura do mundo, a ayurveda começou a se desenvolver na Índia há cerca de 5.000 anos. Sua base é o entendimento do ser humano como um conjunto de corpo, mente e espírito - e o preceito de que só há saúde no equilíbrio desses elementos.
A causa de todas as doenças é o acúmulo de toxinas - ama - em sânscrito. Adotando medidas para eliminar as toxinas existentes e prevenir novas, o ser humano terá saúde no verdadeiro sentido da palavra - não apenas a ausência de doença, mas o estado de completo bem-estar físico, mental e emocional, como define a Organização Mundial da Saúde.
Ayurveda não só acrescenta anos à sua vida, adiciona vida aos seus anos.

Falando então do Gengibre...
O gengibre possui a capacidade de introduzir no elemento terra, o fogo solar que ele absorve e incorpora, e expressa essa atividade na formação de seus rizomas bigorosos, picantes, quentes e de cheiro forte. Onde há tendência à densificação da forma, o gengibre fornece a base material para a ação do fogo transmutador vindo de áreas mais sutis do ser. (Dr. José Maria Campos).
Ele é utilizado como tempero e remédio há milenios, em especial no Oriente.  Tem o poder de elevar o fogo digestivo.  Assim sendo, o chá de gengivre ajuda o corpo a aguentar os deslizes que todos cometemos: comer congelados, alimentos com agrotóxicos, frituras e outras bobagens que entram no cardápio do dia-a-dia.
O óleo essencial por sua vez traz energia, equilíbrio, vitalidade. Traz claridade à mente. Pode ser utilizado para aliviar dores em geral, inflamações em articulações, músculos e tendões, na garganta, rouquidão.  É um excelente estimulante digestivo, acelerador do metabolismo e gastroprotetor. É excelente para enjoo ou náuseas , sem provocar sonolência.(texto retirado da apostila de Carla Vescovi).

Receita de um bom chá de gengibre...
- coloque no fundo de uma garrafa térmica, 3 fatias de gengibre cru, cinco sementes de cardamomo, dois paus de canela e tres cabeças de cravo. Despeje água fervendo e deixe em infusão...e aí é só ir tomando. Quando a água terminar, basta acrescentar mais, sem ter de recolocar os ingredientes.

Dica ayurveda:
- coma algumas fatias de gengibre cru, com sal e limão, antes da refeição,  para "acender" o fogo digestivo, responsável por processar os alimentos
(dicas do livro Medicina Indiana Ayurveda - Lúcia Cristina de Barros e Márcia de Luca)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

RECEITAS CASEIRAS

Você já pensou em preparar um lustra-móveis caseiro?

Seleções - Reader's Digest – seg, 21 de nov de 2011 12:10 BRST

Ceras e lustradores comerciais podem conter ingredientes como fenol, nitrobenzeno ou destilados de petróleo. Estas substâncias são altamente inflamáveis e também perigosas se inaladas, ingeridas ou quando entram em contato com a pele. Geralmente permanecem no ambiente por apenas alguns dias, mas podem perdurar por mais tempo quando liberadas em quantidades maiores ou por um período maior de tempo. Alguns lustradores também contêm materiais abrasivos finos, que podem danificar o verniz. Além disso, eles podem ser um gasto a mais na compra do fim do mês. Experimente preparar você mesma um lustra-móveis caseiro.
Ingredientes
125 g de cera de abelha, ralada
500 ml de óleo de linhaça cru (madeira escura) ou azeite (madeira clara)
1 colher de chá de óleo essencial de lavanda ou alecrim
Modo de fazer:
1 - Derreta a cera numa tigela refratária aquecida em banho-maria.
2 - Cuidadosamente, adicione o óleo e mexa no fogo por 3 minutos.
3 - Remova do fogo e misture o óleo essencial.
4 - Transfira para um recipiente limpo e deixe assentar.
5 - Usando um pano macio, esfregue generosamente na madeira, deixe por 30 minutos e lustre.
 (Fonte: Salve o Meio Ambiente – Reader’s Digest)

domingo, 5 de agosto de 2012

MANDALAS

Vocês perceberam que a abertura deste blog mudou a partir de hoje. Ela agora será fixa, porque o Aromas e Muito Mais ganhou uma mandala de presente, criada pelo Jorge , meu parceiro, marido, companheiro e também  colaborador dessa empreitada. Ainda não falei sobre ele, mas ele é o responsável pelos Florais e Astrologia que consta já faz um tempinho, da nossa atividade de representação e eventos com os óleos essenciais.

As mandalas sempre nos chamaram muito a atenção. Recentemente tomamos conhecimento do trabalho do Marcello Dalla, e a partir daí, começamos a pesquisar mais, procurar referências e até desenhá-las como uma forma de relaxamento. O Jorge, como já tem o dom do desenho e tem a formação também, levou mais a sério e vem trabalhando em paralelo com os mapas astrológicos, as mandalas.

Bem, mas vamos explicar essa mandala...
De acordo com a Celina Fioravante,essa mandala, tem como base numérica o 8 e está simbolicamente ligada aos resultados da energia aplicada, isto é, ela é a representação simbólica de uma colheita que vem depois de um plantio.
Quando olhamos para uma mandala que está estruturada sobre o número 8, o foco visual é sempre levado a uma célula cujas vibrações trazem harmonia e equilíbrio. O campo visutal não apresenta valores ímpares, que são sempre indicativos de algo inesperado. É uma boa mandala para obter cura física, mas atambém para fazer correções no fluxo de energia por todo o corpo.
A ênfase vibracional da mandala, neste caso, está concentrada no resultado que se pode esperar depois da ação. Geralmente esse resultado é consequência de algo feito com uma meta e direcionado para determinado fim.
A influência desta base numérica é calma e poderosa. Ela contém a semente da autoridade e a capacidade de enxergar além do que está exposto. Na vida material, como na espiritual, ela mostra aquilo que vem por merecimento.
O número 8 também está ligado ao conceito de justiça, seja ela a justiça divina, seja a justiça dos homens.
Observe a mandala, deixe-se ficar alguns minutos em conexão com ela.
Envie-nos o nome que surgir, para então batizarmos esse novo símbolo do nosso blog.