segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aromaterapia na Radio Mundial

Para meus seguidores que tiverem a oportunidade de ouvir, estarei no programa Expo Saúde Alternativa do Claudinei Pietro, representanto a Abrath, falando sobre Aromaterapia....
Ah, o horário é 14:30 hs..... Até lá.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SOFRIMENTO, DOR, SENTIMENTO DE PERDA

Pois é, acabou o Carnaval e a maioria das pessoas agora cai na real. Dizem que o ano só começa no Brasil, depois do Carnaval. E de tanto repetirem isso, criou-se uma forma pensamento, que de fato, parece que impregnou a tudo - comércio, empresas, escolas - e ficamos meio que parados até agora. Mas gente, o ano-calendário já começou. 2012 já está em andamento. Temos que nos apressar se quisermos fazer parte deste movimento de mudanças que está acontecendo. Logo, precisamos aprender mais do que nunca, a nos conhecer, a nos perceber, e o mais importante, a nos respeitar. Somente com o nosso respeito a nós mesmos, a nossos sentimentos, desejos e capacidades, é que poderemos respeitar esse Planeta, essa Mãe que nos acolhe.
E vocês estão se perguntando...e o que o sofrimento, a dor, sentimento de perda tem a ver com isso e com a aromaterapia??? É, eu não pirei não. Precisamos nos livrar de todos os sentimentos, de todas as emoções negativas para podermos sentir tudo o que há de bom na Terra neste momento, todas as coisas boas que estão por vir e algumas até acontecendo. Mas enquanto nos sentirmos doentes, nos sentimos diminuidos, nada vai acontecer.  Então, vamos escutar nossos corações, nosso organismo, nossa mente (que por vezes mente...), vamos nos entender melhor, nos conhecer para nos sentirmos plenos e merecedores de tantas Graças.
Sofrimento é uma emoção, que traz consigo aflição, pesar profundo, dor, angústia, melancolia. A Dor, traz padecimento, aborrecimento, tristeza. O Pesar, angústia, sofrimento, tristeza...e assim vai.
Alguém se identificou ou disse sim para pelo menos 2 ou 3 palavras acima?
Sofrimento, desespero e pesar têm a angústia como parte integral do seu padecimento. Desapontamento, dor e pesar, abrangem a tristeza.
Sofrimento é um sentimento muito forte, sobre o qual pode ser escrito um número muito grande de coisas. Talvez ele seja mais um estado da mente do que uma emoção! Ele é o tipo de emoção que cedo ou tarde, precisa ser expressa ou resolvida. O choro franco, em completo relaxamento, e também uma conversa aberta com uma amigo mais chegado sempre trazem um grande alívio; mesmo porque, sem ações como essas para amenizar a situação, o peso total do sofrimento e de todas as emoções que a ele se aderem, acaba levando muito tempo para se dissipar.
Os óleos essenciais podem servir de grande ajuda para todos os aspectos do sofrimento. E quais são? Alguns dos óleos mais eficazes para o sofrimento, são justamente os mais caros, e por isso mesmo, a sua escolha deverá ser feita de acordo com a intensidade do seu sofrimento. Muitas vezes, a dor é o preço que se paga por se ter amado; neste caso, quanto maior é o amor, maior é a dor, portanto, os óleos serão tão valiosos quanto você (Stephen, 1998). Mas trocando em miúdos, vamos precisar de óleos que aliviem a dor, elevem o espírito, acalmem, sedam , tonificam o coração, estimulem o apetite, estimulem o sistema imunológico e a mente.
O primeiro deles é o Olíbano, que já falei neste blog. Eu particularmente respeito muito esse óleo e o utilizo bastante. Na falta dele, já que é importado e nem sempre o encontramos, utilizo o Breu Preto (produto nacional, da floresta amazônica). Na sequência, podemos também utilizar a Manjerona, a Lavanda ( óleo maravilhoso e com grande aceitação pela maioria das pessoas), a Sálvia, o Cipreste, a Melissa, Néroli, Rosas (ai.....esse é indescritível).....

Como usar? no travesseiro, em difusor pessoal, em spray, em massagens e por aí vai......
Em outros posts, vou falar um pouco do Cipreste, da Melissa e da Rosa.....

Então, mãos à obra e "xô sofrimento"......

- partes deste texto foram extraídas do livro  Aromaterapia e As Emoções de Shirley Price

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ANOSMIA - OU SIMPLESMENTE, PERDA DO OLFATO




Motivada por uma amiga que sofre de anosmia parcial, fui pesquisar no livro da Shirley Price, o caso que ela relata e como tratou de um processo semelhante ao de minha amiga. Como esse é um problema que pode hoje em dia, afetar muitas pessoas, resolví dividir com meus leitores. Espero que gostem.
Texto extraído do livro Aromaterapia e as Emoções de Shirley Price
Qualquer pessoa pode se beneficiar com a Aromaterapia? Os aromas são capazes de afetar e beneficiar aqueles que não possuem o sentido do olfato?
Anosmia é o termo empregado para a perda do olfato. Mas uma pessoa pode sofrer de anosmia total, que se resume à incapacidade de não sentir qualquer aroma, assim como pode ser passível de uma anosmia parcial na qual não são percebidos apenas determinados odores; ou de anosmia temporária, geralmente causada por um forte resfriado ou por uma sinusite crônica, que se extingue quando a condição física retorna ao seu estado normal.
A essa altura, creio que você já esteja se perguntando o seguinte: “ se alguém não consegue registrar o cheiro, como é que poderá se beneficiar com a inalação dos óleos essenciais?” Mas aqui, é preciso lembrar que os óleos essenciais na inalação, seguem por duas rotas: a primeira, diretamente para o cérebro e a segunda, por via dos pulmões, e daí para a corrente sanguínea.  Por isso mesmo, a anosmia não cria obstáculos para que os óleos sejam absorvidos de maneira que possam atingir o cérebro.
Ao que tudo indica, os seres humanos reagem aos odores, até mesmo dormindo . Ocorre no entanto que o uso prolongado dos aromas é capaz de ajudar a restaurar o sentido perdido do olfato, o que aliás tem sido demonstrado em testes, assim como vem sendo notavelmente demonstrados os vários efeitos fisiológicos do olfato, tanto em pessoas normais quanto naquelas que sofrem de anosmia.
Segundo pesquisas e pela própria experiência da Shirley Price, pode-se afirmar que os aromas desencadeiam um efeito positivo nas pessoas até mesmo:
- quando o aroma não é percebido
- quando as pessoas sofrem de anosmia
- quando estão passando por uma anosmia temporária
- quando estão dormindo

As pessoas que sofrem de anosmia, acabam por não perceber também o sabor das coisas, já que o olfato e o paladar estão intimamente ligados.
Podemos ajudar essas pessoas? Na maioria das vezes sim, com algumas técnicas, também descritas pela Shirley, que descrevo abaixo:
- massagem na face e escalda-pés simultaneamente
- óleos indicados : Mentha  piperita (ou hortelã pimenta) e Euclyptus globulus (eucalipto) – mesmo que a pessoa não consiga detectar nenhum deles!
- estes óleos podem ser aplicados na massagem diluídos em um óleo carreador (gergelim por exemplo) e no escalda-pés, deve-se diluir primeiramente os óleos essenciais em uma colher de sopa de álcool e depois misturar-se à água. Recomendo utilizar na massagem  2 gotas de cada óleo essencial em 10 ml de óleo carreador e 3 gotas de cada óleo para 2 litros de água quente
- é interessante fazer-se esse procedimento duas vezes por semana e observar-se a reação . Segundo a Shirley, após 3 sessões já se percebe uma considerável melhora. Segundo ela, ao final de 6 meses de tratamento, a restauração da sensibilidade olfativa e do paladar, é muito grande.

Então, você conhece alguém que tem esse problema, ou você quando fica resfriada (o) ou com sinusite tem esse desconforto? Experimente  essa dica, tenho certeza de que você vai gostar!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

TIREÓIDE

"Glândula endócrina situada na porção ântero-inferior do pescoço, formada, habitualmente, por dois lobos unidos por um istmo e que desempenha importantes funções metabólicas"
Raras são as pessoas que nos dias de hoje,  não apresentam algum distúrbio ligado a essa glândula tão pequenina, mas tão importante. Consequência talvez das pressões a que nos submetemos todos os dias.
Variações mínimas que sejam, na produção dos hormonios desta glandula, resultam em significativas alterações no consumo de oxigênio, no metabolismo do colesterol e nas funções cerebrais, cardíacas e dos vasos sanguíneos. Sob certas circunstâncias, como ambientes frios, altas altitudes, gravidez, etc., ocorre o aumento da necessidade energética do corpo; nesses casos, as taxas de hormônios são elevadas, para atender à demanda de energia.
Do ponto de vista fisiológico, a tireóide é um dos órgãos mais sensíveis, respondendo a vários estímulos do próprio organismo e também do ambiente.


No âmbito metafísico, essa glândula reflete os estímulos emocionais, estabelecendo no corpo uma condição propícia ao estado interior. Ela manifesta a capacidade que temos de mobilizar nossos recursos para alcançar aquilo que almejamos na vida.
Ela representa uma espécie de agente orgânico mediador entre o  indivíduo e o ambiente, integrando o mundo interno ao meio externo. O estado emocional desempenha importante papel naquilo que realizamos no meio.
A comunicação e a expressão corporal são fatores metafísicos relacionados à glândula tireóide. Expressar-se bem e dedicar-se à realização dos objetivos são atitudes que representam um fator determinante para a saúde dessa glândula.
Por fim, tanto a verbalização e a realização daquilo que sentimos quanto o acatamento dos conteúdos exteriores são fatores metafísicos relacionados com a tireóide.
A saúde da tireóide depende de nossa liberdade de ação e da descontração necessária para planejar um meio de executar os objetivos, dando vazão à criatividade e à originalidade. Somente assim podemos alcançar resultados promissores na vida. bem com o próprio jeito de ser, não depender somente daquilo que realizamos.

Hipotireoidismo – (redução na produção de tiroxina) está ligado à vontade de desistir de tudo. Quando a pessoa se sente irremediavelmente sufocado. Medo que gira em torno de mudanças, necessidade de plantar a semente criativa, abandonando crenças desgastadas que já não alimentam o eu.
Neste caso, o óleo essencial de Gerânio pode ser indicado, já que fortalece a auto-estima, a coragem e traz segurança. Tem como propriedades: estimulante endócrino, diurético, regulador da taxa de hormônios, anti-inflamatório, anti-séptico, citofilático, regenerador dos tecidos, adstringente, repelente de insetos, e imunoestimulante. Pode-se utilizar em conjunto com óleo essencial de Patchouli.
Hipertireoidismo (produção excessiva de tiroxina) – extremo desapontamento por não ser capaz de fazer o que quer. Sempre agradando aos outros e não a si mesmo. O problema de não ser aceito e não ser grande coisa, torna-se a força motivadora da vontade do indivíduo, impelido a realizar mais, a trabalhar mais, ou dar mais amor, na esperança de que isso lhe traga as recompensas desejadas. O óleo essencial de Olíbano pode ser um bom parceiro para as pessoas com hipertiroidismo, já que ele é calmante, antidepressivo, restitui a vontade de viver, libera a raiva, mágoas, dificuldade de perdoar. Bom também para a sensação de falta de realização. Traz introspecção, autoconhecimento. Utilizá-lo juntamente com o óleo de Laranja, pode ser uma boa opção, pois aliará a alegria e o frescor cítrico da Laranja.
A tireóide está localizada no quinto chakra, o centro energético da comunicação. Assim, em qualquer um dos casos acima, uma boa opção é acrescentar Capim Cidreira ou Capim Limão .
Como usar? Em compressas, sprays, massagens, difusores, escalda-pés....

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

TPM!!!!!

Vitamina B combate a TPM

A maioria das mulheres sabe os incômodos que a TPM provoca. Enjoos, irritabilidade (mau humor), inchaço, cólicas, etc.

As vitaminas do complexo B são consideradas há algum tempo como benéficas contra a tensão pré-menstrual (tpm). A vitamina B6, por exemplo, combateria o inchaço, que é devido ao acúmulo de líquidos no organismo. Alguns ginecologistas costumam receitar vitamina B6 para ser ingerida cerca de 10 dias antes da menstruação.

Uma pesquisa recente finalmente comprova que as vitaminas do complexo B aliviam muitos dos sintomas da TPM. O estudo foi publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition (http://www.ajcn.org/content/early/2011/02/23/ajcn.110.009530) e revelou que a vitamina B presente em muitos alimentos pode combater os sintomas incômodos. A tiamina (vitamina B1) e riboflavina (vitamina B2), assim como a vitamina B6 são as principais delas. Lembrando que o complexo B engloba inúmeras vitaminas, ao todo 17.

Os alimentos que são ricos em tais vitaminas devem estar sempre presentes na alimentação das mulheres, especialmente nas semanas imediatamente anteriores ao início da menstruação. Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são: cereais integrais, leguminosas, nozes, germe de trigo, levêdo de cerveja, leite e gema de ovos, carne e vegetais de folhas verdes, pinhão e muitos outros.

A vitamina B6 é eficaz no combate ao inchaço da TPM, as vitaminas B1 e B2 são úteis na saúde dos nervos, fazendo com que a mulher fique de melhor humor.

Os pesquisadores dizem que os suplementos (em forma de comprimidos ou cápsulas) não são necessários. É importante que a ingestão dessas vitaminas seja constante, através da dieta diária feminina.

Fonte: Saúde da Mulher