quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A ARTE DE RESPIRAR - Curso

Eu peço licença a vocês, para divulgar este ano, algumas atividades de espaço e profissionais que confio, e que podem ser de grande valia. Um dos espaços que fará parte deste meu cantinho é o " Aromaluz" , da minha querida amiga e professora, Carla Vescovi. 


O Curso Arte de Viver para adultos acima de 18 anos é um programa prático e dinâmico. Combina efetivas técnicas de respiração, meditação, relaxamento e conhecimentos práticos de como lidar com a mente e com as emoções negativas, proporcionando ao indivíduo ferramentas concretas para uma vida com mais qualidade, tranqüilidade e alegria. O ponto alto do curso é a revolucionária técnica de respiração denominada Sudarshan Kriya®. Mais de 30 milhões de pessoas em 160 países já desfrutaram dos programas oferecidos pela Fundação Internacional Arte de Viver, creditado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela ONU (Organização das Nações Unidas), e relataram um grande impacto positivo na qualidade de suas vidas bem como uma maior habilidade para lidar com os desafios diários de uma forma mais harmoniosa e produtiva. 
Assista o Vídeo: Os Benefícios da Respiração http://www.artedeviver.org.br/videodetalhe.php?id=44. 
Início:  10/02/2012 - Término: 13/02/2012  
Local:  Aromaluz - Rua Frei Antonio de Pádua, 1254 – Bairro Guanabara - Campinas-SP 
Horários: Sexta e Segunda: das 19h30 às 22h30 / Sábado e Domingo: das 9h30 às 16h 
Telefones de Contato:   011-7027-1239 - Luciana ou  011-3569-6000 - Sede SP (katia) - 019-3242-6844 - AromaLuz
Email de contato:   curso.sp@artedeviver.org.br  ou  lmacetti@ig.com.br

BLENDS


Blends são misturas compostas por óleos essenciais 100% puros que imitam o cheiro de um determinado óleo natural de difícil aquisição devido ao seu alto custo. Geralmente possuem em sua fórmula este mesmo óleo caro, mas em baixa diluição. A escolha dos óleos para criar o blend envolvem seleção daqueles que possuem o mesmo princípio ativo, ações semelhantes, sinergia adequada de efeitos e aroma bem próximo do original na planta. São empregados em difusores, massagens, velas e outros produtos de aplicações cosméticas/terapêuticas.  
.  

1. CONGRESSO INTERNACIONAL DE AROMATOLOGIA


Em Belo Horizonte no auditório da UFMG

Dias 04 e 05 de agosto de 2012

Faça sua reserva já e assista os maiores especialistas na área da aromaterapia, aromatologia e óleos essenciais.
Palestras Internacionais:

Dr. Daniel Penoel (Médico aromatologista) - França:
O melhor da prática médica do Dr Penoel: utilizando óleos essenciais sob os sete princípios da Aromaterapia Quântica® & Plantas aromáticas e suas secreções essenciais como sendo o sistema imunológico
global de Gaia.
Stefano Stefani (Alquimista e escritor) – Itália:
A Quintessência Espagírica como Introdução à Alquimia

Maiores informações e inscrições visite:


Reserve sua vaga, local com espaço máximo para 200 participantes.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CELULITE?!?!?!?!

Celulite..ui....Essa " ite"  assombra a quase todas as mulheres, já que nossa genética neste ponto, não foi tão boazinha como para os homens. Mas tudo bem, a gente compensa isso, com muitas outras coisas não é mesmo? Nem vou falar sobre a celulite, porque afinal, o que não falta em livros, folhetos e internet é artigo sobre a celulite.
Existem muitos tratamentos - alguns muuuuuito caros, outros mais ou menos. Uns mais doloridos, outros nem tanto.
O que venho propor hoje, é um tratamento que conjuga massagem, argiloterapia e óleos essenciais, para ajudar a melhorar não só o físico/estético como o emocional de quem está desenvolvendo ou já tem em estágio inicial, a tal da celulite. São sessões de uma hora e meia de duração, com massagens especiais e troca de informações sobre alimentação, óleos essenciais, etc. Vou  fazer esse trabalho às segundas-feiras, no Ipiranga, na Rua Bom Pastor 2269 e quem se interessar, pode me contatar via e-mail (rearomas@hotmail.com).

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

TEA TREE

E já que falei de Tea Tree no artigo sobre Erisipela...
Tea Tree: Melaleuca alternifolia  (árvor de chá, óleo de melaleuca)

As propriedades medicinais do óleo de tea tree são conhecidas por centenas de anos pela tribo australiana de aborígines Bundialung. Eles tratavam muitas afecções com macerados das folhas da árvore e costumavam nadar na lagoa onde as folhas caídas haviam tornado a água um banho terapeutico.
O tea tree passou a ser conhecido no ocidente a partir da expedição do capitão James Cook, que em 1700 aportou na baía de Botany na Austrália e observou os aborígenes fazerem chá com as folhas de uma árvore, usada com finalidades medicinais... Bem, pulando já para 1920, Dr. A.R. Penefold, químico do governo em Sidney, recebu o crédito pelo início da pesquisa clínica em seres humanos e documentação dos diversos benefícios associados com o óleo de tea tree. Seus estudos determinaram àquela época, que o óleo de tea tree possuía um potencial cerca de 11 a 13 vezes mais poderoso que o ácido carbólico para matar bactérias e fungos, contudo não queimando a pele apesar disso. Caminhando mais um pouco, chegamos à Segunda Guerra Mundial, e o óleo de tea tree entrou na maleta de primeiros socorros de todos os soldados e era chamado de kit medicinal engarrafado! Bem, chega de história e vamos ao que interessa!!!
Dentre os diversos tipos de usos que o óleo possui, podemos dizer que o mais interessante é na eliminação de bactérias causadoras de infecções. Pesquisadores australianos demonstraram uma ação rápida in vitro, de menos de uma hora sobre todas as bactérias das colonias. Trocando em miúdos, o Staphylococcus aureus, uma bactéria hospitalar que não responde a antibióticos e mata pacientes em todo o mundo, com uma pequena quantidade do óleo de tea tree, teve seu crescimento bacteriano inibido, e com uma dosagem um pouco maior, foi eliminado. Desta forma, não só o uso do tea tree na eliminação de infecções é válida, mas também seu uso na purificação de água e alimentos (como alternativa ao cloro) e no ar (em difusores ou ar condicionado), encontra grande valia.
Ele é utilizado em tratamentos de cistites, micoses, fungos de pele, na candidíase, na odontologia e até na veterinária. Apresenta bons resultados em caspa, queda de cabelo e seborréia e por isso ten sido empregado em shampoos para o tratamento de piolhos. No tratamento de inflamações como acne, abcessos e furúnculos, em conjunto com cipreste lusitânica ou tomilho, apresenta excelentes resultados.
Bem, existem muitos dados sobre o Tea tree que podem ser pesquisados em livros e pela internet. O importante é que se utilize sempre com a devida orientação de um profissional qualificado.
Vale lembrar que o uso excessivo de tea tree, pode ser tóxico, mas se usado adequadamente, traz resultados sem fazer nenhum mal. Alguns animais como aves e gatos, são muito sensíveis ao óleo, que deve ser usado muito bem diluído para evitar alergias nos mesmos. Grávidas e crianças merecem atenção especial e acompanhamento ou recomendação terapêutica ou médico adequado, ok?
Para terminar: o óleo de tea tree traz sensação de clareza, limpeza e purificação...

(este texto faz parte de material de pesquisa do Prof. Fabián Laszlo).

ERISIPELA

Eu tenho me dedicado a trazer sempre artigos e informações sobre os óleos essenciais. Lendo hoje alguns artigos que recebo de um grupo do qual faço parte, através do Ibraromatologia, encontrei dados sobre essa doença que afeta a muitas pessoas e por isso, tomei a liberdade de copiar algumas para passar aos meus seguidores e espero que vocês façam o mesmo, caso tenham pessoas que sofram desse incomodo.
Existe um site, que é interessante visitar: http://www.erisipela.com.br/

Erisipela é um processo infeccioso cutâneo, podendo atingir a gordura do tecido celular subcutâneo, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e nos portadores de deficiência da circulação venosa dos membros inferiores. Não é contagiosa.
Nomes populares: esipra, mal-da-praia, mal-do-monte, maldita, febre-de-santo-antônio..

A erisipela ocorre porque uma bactéria (um Estreptococo) penetra numa pele favorável à sua sobrevivência e reprodução. A porta de entrada quase sempre é uma micose interdigital (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadear o mal. A pele mais favorável é a das pernas inchadas, principalmente nos pacientes diabéticos, obesos e idosos.
Os primeiros sintomas podem ser aqueles comuns a qualquer infecção: calafrios, febre alta, astenia, cefaléia, mal-estar, náuseas e vômitos. As alterações da pele podem se apresentar rapidamente e variam desde um simples vermelhidão, dor e edema (inchaço) até a formação de bolhas e feridas por necrose (morte das células) da pele.
A localização mais freqüente é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões como face e tronco. No início, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente. Com a progressão da infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas de conteúdo amarelado ou achocolatado e, por fim, a necrose da pele. É comum o paciente queixar-se de “íngua” (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).

Quando o paciente é tratado logo no início da doença, as complicações não são tão evidentes ou graves. No entanto, os casos não tratados a tempo podem progredir com abscessos, ulcerações (feridas) superficiais ou profundas e trombose de veias.
A seqüela mais comum é o linfedema, que é o edema persistente e duro (não forma uma depressão na pele quando submetido à compressão com os dedos), localizado principalmente na perna e no tornozelo, resultante dos surtos repetidos de erisipela.
O tratamento consta de várias medidas realizadas ao mesmo tempo e só deve ser administrado pelo médico:
1 – Uso de antibióticos específicos para eliminar a bactéria causadora.
2 – Redução do inchaço, fazendo repouso absoluto com as pernas elevadas, principalmente na fase inicial. Pode ser necessário o enfaixamento da perna para diminuir o edema mais rapidamente.
3 – Fechamento da porta de entrada da bactéria, tratando as lesões de pele e as frieiras.
4 – Limpeza adequada da pele, eliminando o ambiente adequado para o crescimento das bactérias.
4 – Uso de medicação de apoio, como antiinflamatórios, antifebris, analgésicos e outras que atuam na circulação linfática e venosa. O óleo essencial de Tea Tree pode ser usado para combater o
Streptococcus pyogenes, presente no processo da Erisipela. Segundo o Prof. Fabián Laszlo, pode ser utilizado puro sobre a pele.
As crises repetidas de erisipela podem ser evitadas através de cuidados higiênicos locais, mantendo os espaços entre os dedos sempre bem limpos e secos, tratando adequadamente as frieiras, evitando e tratando os ferimentos das pernas e tentando manter as pernas desinchadas.
Deve-se evitar engordar, bem como permanecer muito tempo parado, em pé ou sentado.O uso constante de meia elástica é uma grande arma no combate ao inchaço, bem como fazer repouso com as pernas elevadas sempre que possível.
Procurar um especialista quando apresentar qualquer dos sintomas iniciais da doença, relatados anteriormente.
  
  

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SALVE 2012!

Olá! Felizes dias a todos.
Depois de 3 semanas cá estou de volta.
Este é o ano do despertar e das mudanças tão esperadas, da tomada de consciência, da reavaliação dos valores e comportamentos. Oxalá todos possam se preparar para os novos tempos com muito amor no coração.

Vamos falar muito este ano de óleos, trazer novidades em cursos, aprender mais sobre estas jóias que a Natureza nos entrega e interagir mais, que tal?

Então, até a próxima semana !
Paz e luz a todos....