quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ÓLEOS CARREADORES

Os óleos carreadores se distinguem dos essenciais por possuírem um alto teor de gorduras em sua constituição. São portanto, óleos gordurosos que não podem ser obtidos pelo processo de destilação, mas pela prensagem de sementes, nozes e amendoas. Muitos óleos carreadores são utilizados dentro da alimentação, como é o caso do girassol, soja, gergelim, amendoas e dezenas de outros óleos.
Vou falar nos próximos artigos, sobre alguns óleos carreadores, utilizados na alimentação e sugerí à minha filha, colocar receitas com esses óleos no blog que ela criou (www.minhacozinhasuacozinha.blogspot.com). Excepcionalmente, hoje, vou colocar uma receita, mas para os próximos óleos, procurem dicas culinárias lá no blog da Amanda! Vai ter até receita de brigadeiro!!!

O escolhido hoje é o óleo de Amendoas doces.
O óleo de manedoas doces prensado a frio é reconhecido por ser levemente espesso e de sabor acentuado. A importância do óleo de amendoas ser extraído por processo natural e a frio, é que a extração química danifica os ácidos graxos naturais do óleo e significantemente reduz a quantidade de vitamina presente nele.
Esse óleo é conhecido pelos benefícios que proporciona à pele seca. Na culinária, é perfeito , deixando os pratos mais saudáveis e requintados. Ele é recomendado pelos nutricionistas por ser rico em ômega 9, ômega 6 e outros ácidos graxos que diminuem os níveis de triglicérides no sangue, reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL).
No mercado brasileiro, temos empresas sérias que não adulteram os óleos e que podemos indicar como bons fornecedores deste óleo. Dentre elas temos a Laszlo e a Veris . Obviamente, este tipo de óleo não é barato, e quando se encontra no mercado a preço baixo, há que se desconfiar se não é diluído em óleos refinados.

Bom, chega de falar e vamos à sugestão de uso deste óleo (além da massagem, claro):
Risoto:
Aqueça em uma panela 2 colheres de óleo gourmet (não precisa deixar ferver, ok?). Doure 100 gramas de lâminas de amendoas. Adicione 3 xícaras de arroz recém-cozido e quente e regue com óleo de amêndoa a gosto. Sirva com legumes e bom proveito e boa saúde!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

AROMAS E MUITO MAIS NA MYSTIC FAIR- 08 DE OUTUBRO-19 HS

Oi pessoal, espero encontrar muitos dos meus seguidores e leitores no próximo dia 08 de outubro às 19 horas lá na Mystic Fair. Ganhei a oportunidade de fazer uma tenda lúdica neste dia, que será sobre Aromas e Muito mais. Vamos nos deliciar com vários aromas, ouvir músicas e trabalhar com uma meditação muito especial.  Espero por vocês lá!
- ah, e quem participar da tenda, vai ganhar um óleo de massagem!!!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DIFUSOR DE AROMA PARA SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Modo de usar: uma gota de óleo essencial na abertura do difusor (de acordo com fabricante).
No caso de utilização de sinergias preparar antes de colocar no difusor.
Deve-se ter paciência para observar a resposta do animal.

Sugestões:

Hortelã-pimenta, sálvia esclaréia, capim limão: controle de pulgas
Tea tree, citronela: controle de carrapatos e pulgas
Laranja, cedro, ylang ylang: reduz a agressividade
Lavanda, pau rosa, bergamota: alivia ansiedade e hiperatividade, acalma.
Laranja, mandarina, ylang ylang: reduz agressividade, torna o animal mais afetuoso, alegre.
Vetiver, cedro, patchouli, priprioca: melhora a auto-estima do animal, tranquiliza.
Gerânio, rosa: trabalha carências afetivas e tristezas, principalmente em perdas,  abandono.
Cipreste, espruce: trabalham o desapego e tornam o animal mais independente.

Atenção: evitar alecrim, cravo e canela principalmente em cadelas/gatas prenhas.


DIFUSORES DE AROMA PESSOAL



Os difusores de aroma pessoal têm o propósito de serem receptáculos para carregar quantidade suficiente de óleo essencial puro, conforme orientação de especialistas, em local estratégico, proporcionando sucesso aos que desejam praticar Aromaterapia em todos os lugares e por tempo integral.
São discretos e, no entanto admiráveis objetos de adorno pessoal. E mesmo quando usado sob a roupa suas qualidades terapêuticas são preservadas.
Estes modelos são elaborados em massa de porcelana e queimados numa temperatura de 1200ºC. Assim ele obtém sinterização ideal para que o óleo não fique em contato com a pele.





Na ordem direita para esquerda: Nó Infinito, Símbolo OM, Folha Boddhi, Flor de Lótus, Mandala e Triskel.







Difusor de Aroma Pessoal Girassol

Esses modelos abaixo são produzidos em terracota e também queimados a uma temperatura de 1200ºC. Desenhos ou marcas geralmente abstratos e geométricos representam espécies da fauna e flora ou elementos naturais como estrelas e nuvens.
Quando pintados são utilizadas cores naturais de origem vegetal ou mineral como por exemplo o urucum e o jenipapo.

Os grafismos estão presentes além do corpo, nas peças utilitárias como cestarias, cerâmicas e adornos pessoais.





Detalhe da Abertura

Seu tamanho foi planejado para que possa receber uma quantidade razoável de óleo essencial, evitando a possibilidade de haver vazamentos.




Modo de usar:


 


sábado, 17 de setembro de 2011

Entrevista com Prof. Fabián Laszlo

Entrevista com o Prof Fabian Laszlo – Aromaterapia

Sunday, 23 January 2011 >


A aromaterapia é uma prática milenar. Como a ciência trabalha hoje com essências para curar doenças?

O termo Aromaterapia foi criado em 1928 por René-Maurice Gattefossé através de um texto escrito para uma revista. De lá para cá, o conhecimento científico a cerca do uso terapêutico dos óleos essenciais cresceu muito.
Surgiu uma quantidade enorme de pesquisas confirmando propriedades antibióticas, analgésicas, antiinflamatórias e anticancerígenas.
Só para se ter idéia, um estudo realizado no ano de 2006 na USP de Ribeirão Preto, mostrou que o óleo de copaíba possui potencial antiinflamatório 2 vezes mais forte do que o diclofenaco de sódio, o medicamento tradicionalmente usado, quando empregados na mesma dosagem. Além disso, variadas outras pesquisas demonstraram que associando óleos essenciais com antibióticos alopáticos (cetoconazol, anfotericina, norfloxacina, por exemplo), é possível reduzir a dosagem dos alopáticos, ter melhores efeitos terapêuticos, diminuindo também os efeitos colaterais e resistência dos microorganismos.
Quais as pesquisas que existem que comprovam o poder do uso de óleos para tratar doenças? Temos uma flora imensa, portanto, quais os institutos que pesquisam e o que estão divulgando?
No Brasil as pesquisas e o interesse pelo uso de óleos com finalidades terapêuticas, têm crescido cada vez mais nos últimos anos. Universidades Federais como a UFV, UNICAMP, USP e outras, tem desenvolvido nos últimos anos uma série de estudos neste sentido. Ainda falta muito a ser pesquisado, mas as perspectivas são boas e eu acredito que em poucos anos os SUS também estará servindo-se do uso de óleos essenciais como já faz com a fitoterapia, beneficiando principalmente a população de baixa renda.
Quais os tipos de óleos e tratamentos. E os custos?
A vantagem do emprego dos óleos essenciais no tratamento de doenças vem exatamente do fato de possuirem menores efeitos colaterais do que os medicamentos alopáticos, e conforme o óleo, baixo custo. Por exemplo, uma pesquisa realizada na Inglaterra com 8.058 mulheres grávidas mostrou que a utilização de óleos essenciais como a lavanda, camomila romana e sálvia esclaréia através da inalação e massagem, foram capazes de reduzir o uso de opióides anestésicos de 6% em 1990 para 0,4% em 1997 nas mulheres durante o parto. A economia resultante desta prática é enorme para o sistema de saúde público, além da redução dos riscos com a aplicação de anestesia peridural.
Nós temos atualmente pesquisas mostrando grande eficácia do uso de óleos essenciais no tratamento de piolho, sarna, candidíase, doenças de pele, desordens respiratórias, síndrome do intestino irritado, etc. Em países desenvolvidos na Europa, como a França, Bélgica e Alemanha, os óleos essenciais já são utilizados amplamente, não só por terapêutas, mas por médicos, enfermeiras e psicólogos. No Brasil isto ainda está começando a acontecer.
Junto da Universidade Federal de Viçosa, estamos desenvolvendo um trabalho de ensino desta prática através de um curso de extensão universitária em Aromatologia. Esta experiência mostra grande abertura dos meios acadêmicos à pesquisa, aplicação e estudo dos óleos essenciais e a chance futura da ampliação deste tipo de conhecimento a toda a população.
Explique os efeitos químicos e biológicos dos principais?
O limoneno, um componente encontrado no óleo de limão e laranja, apresentou a capacidade de aumentar a síntese no corpo da enzima glutationa, um dos mais importantes antioxidantes de nosso organismo. Sabe-se que quando uma célula não é capaz de fabricar glutationa, ela não consegue se livrar de radicais livres que são formados em seu interior, e com isso esta célula pode ser destruída ou se transformar em câncer.  Com isto, óleos ricos em limoneno, geraniol, linalol e outros componentes capazes de aumentar a fabricação de glutationa nas células, têm se apresentado como drogas capazes de reduzir o avanço do câncer em fase inicial.
Além disso, parte da capacidade regeneradora e rejuvenescedora que os óleos essenciais possuem e que os faz serem utilizados em cosméticos, está associada a esta capacidade de eliminar radicais livres, que são moléculas que podem acelerar o envelhecimento, quando presentes na pele e no interior do corpo. Exemplos de óleos ricos neste efeito são o gerânio, rosa, lavanda, pau rosa, limão, laranja, entre dezenas de outros.
Na parte cosmética por exemplo, pesquisas realizadas pela empresa francesa Soliance, mostrou que o óleo de mirra (Commiphra mukul) possui a capacidade de aumentar a concentração de triglicérides na pele nas áreas onde existem fissuras. Ao prencher estas fissuras, as rugas e pés de galinha tendem a desaparecer do rosto. Este efeito costuma ser visto em menos de um mês de uso.
Explique os efeitos psicológicos?
Há um número variado de estudos feitos no campo da psicologia ou medicina tentando comprovar o efeito psicológico dos óleos essenciais. Uma pesquisa japonesa, mostrou que os óleos de rosa e patchouli causaram uma queda de 40% na atividade do sistema nervoso simpático das pessoas participantes da pesquisa, sendo por isso exclentes relaxantes se usados no ambiente. A inalação do óleo de pimenta negra causou um aumento de 1,7% da concentração de adrenalina no sangue, enquanto a rosa causou uma queda de 30% na adrenalina presente no sangue dos participantes.
É mais do que comprovado que existem óleo capazes de reduzir sintomas associados à insônia, como a lavanda, aumentar a energia, reduzindo estados de sonolência e cansaço, como o alecrim QT1 e o hortelã pimenta, além de poderem ser eficazes como o gerânio, no alívio da dor causada pela perda de um marido ou uma esposa, e ainda do medo.
Os tratamentos tem efeitos colaterais? O uso do limão, por exemplo que ajuda no tratamento de câncer, e é barato?
Bom, antes da utilização por parte da ciência de qualquer tipo de produto no tratamento da saúde, eles são testados inúmeras vezes até se chegar à conclusão de que são além de eficazes, também seguros. A França tem pelo menos 80 anos da utilização de óleos essencias no tratamento de saúde das formas mais variadas, inclusive internas. No caso do limão, se identificou que ele é muito pouco tóxico e que pode ser utilizado por anos em pessoas com câncer. Isso também foi visto com vários outros óleos essenciais. Contudo, a toxidade de cada óleo é muito diferente, e temos que colocar aqui, que existem óleos muito tóxicos também. É o caso dos óleos de arruda, erva-de-santa-maria, boldo, etc.
No tocante a alergias, existem óleos terapêuticos muito potentes como a canela, que é altamente eficaz como antiinflamatório no tratamento de artrite reumatóide por via externa, contudo é o exemplo de um óleo que nunca pode ser empregado puro na pele, pois pode causar sérias queimaduras. Outros, como o tea tree, um óleo antibiótico natural de origem australiana, em testes realizados ao longo de 4,5 anos na Fundação Victoria da Pele e do Câncer na Austrália, com patch e óleo essencial de tea tree oxidado, apresentaram apenas 41 casos de dermatite alérgica de contato em 2.320 pessoas (1,8%). Ainda assim, há de se ter cuidado em seu uso puro em pessoas com tendência a ter alergias.
No Nordeste a gente tem muita copaíba, super fácil nas farmácias, mas as pessoas nem sabe com o usar? Como vc poderia sugerir ?
Bom, como eu disse, a copaíba possui pesquisas que a validam como um antiinflamatório potente, além de suas propriedades cicatrizantes, antiulcerativas e anticancerígenas. No uso externo, para o tratamento de feridas, reumatismo, etc, ela pode ser empregada pura ou diluída de 5-10% em algum óleo carreador. Deve ser utilizada três vezes ao dia durante pelo menos 30 dias para avaliação dos resultados. O uso interno eu acho melhor deixar à parte, pois neste caso devem ser levadas em consideração dosagens individualizadas e pessoas que possuem desordens do fígado, podem ter problemas com o uso interno com a copaíba. Contudo, quando bem administrada, tendo o acompanhamento de um bom profissional competente, a copaíba consegue reduzir o fator reumático no sangue, acelerando em muito a cura de doenças inflamatórias às vezes resistentes ao tratamento com diclofenaco ou corticóides. Mas friso, todo o acompanhamento deve ser feito em paralelo com a ajuda de um médico e um aromatolólogo gabaritado a este tipo de prática.
Existe tratamento para emagrecimento?
Vamos voltar lá atrás no óleo de limão. Um número variado de pesquisas realizadas com óleos cítricos, tanto com animais, quanto seres humanos, confirmou que o óleo das frutas cítricas como a laranja, limão, tangerina, grapefruit e a lima, são capazes de aumentar a lipolise, ou seja, a queima de gorduras. Eles fazem isso por um mecanismo de ativação do metabolismo via sistema nervoso, contribuindo desta maneira em regimes de perda de peso. Os resultados acontecem com o seu uso interno e também pela inalação diária. Em mais de 10 anos com a prática do uso da Aromaterapia, vi grandes melhoras do uso destes óleos em pessoas obesas. Contudo cada caso é um caso, e existem pessoas que parecem não responder de maneira 100% satisfatória. Mas digo, vale a pena tentar. O simples uso de uma limonada suiça (sem açúcar, ou adoçada só com mel), tomada todos os dias pela manhã e noite, dada a concentração de óleos essencial da casca de limão no suco, já dá um resultado incrível. Além destes óleos, o gengibre também foi outro que apresentou resultados positivos na perda de peso. Uma pesquisa japonesa mostrou que se usado junto com a alimentação, o gengibre ralado é capaz de reduzir a absorção de gorduras pelos intestinos, o que ajuda progressivamente na perda de peso. Talvez seja por isso que no Japão existam poucos casos de obesidade, pois lá eles comem muito gengibre.
Para melhorar a vitalidade e os afrodisíacos. O que vc sugere para o Dia dos Namorados?
Ah, uma boa pergunta, já que afrodisíacos interessam a todos.
Tenho a dica no uso do ylang ylang, uma flor de origem oriental, que desperta nas pessoas a afetividade e o carinho, e melhora bastante a relação do casal. Além disso temos óleos mais terrosos e fortes, como o vetiver, patchouli, gengibre, priprioca e nardo, que possuem um efeito estimulante e tonificante das glânduals sexuais e segundo a observação em vários países, tendem a melhorar o desejo sexual.
Você pode empregar eles diluídos em algum óleo carreador a 3% para uso na massagem, além de aromatização do ambiente com alguns destes óleos através de um difusor.
Mas vou dar uma dica culinária. Para quem não sabe, os óleos essenciais são amplamente empregados pela indústria para dar sabor a alimentos, como sucos, refrigerantes, doces, sopas, etc. Você pode fazer uma noite especial com o seguinte:
Derreta 100 gramas de chocolate amargo ou meio-amargo
Acrescente 4 gotas de óleo essencial de vetiver
Misture bem e neste chocolate derretido, passe morango e dê para seu amor comer!
Chocolate, morango e vetiver, não tem mistura mais afrodisíaca e gostosa do que esta.
Onde as pessoas podem encontrar óleos essenciais e todos os produtos no mercado são confiáveis?
Os óleos essenciais podem ser encontrados em farmácias, lojas de produtos naturais e em sites especializados na internet. Gostaria contudo de frisar que muitos óleos essenciais vendidos no mercado, são na verdade essências sintéticas sem nenhum potencial terapêutico.Elas servem somente para aromatização, não para tratamento.
Além disso, as plantas aromáticas podem mudar a sua constituição química conforme o local de seu cultivo. Isso pode dar origem a diferentes raças químicas (quimiotipos) de óleos essenciais, que acabam tendo propriedades terpêuticas, cosméticas e psicológicas diferentes. Por exemplo, o tomilho é uma planta com 10 raças químicas. Aquelas que possuem timol e carvacrol, terão propriedades anticancerígenas e serão fortes antibióticos. As que possuem geraniol, terão um delicioso perfume de rosas e ação regeneradora da pele. As ricas em linalol serão um bom fixador de perfumes, imunoestimulantes, sedativas e cicatrizantes. Outras variedades ricas em cineol e borneol são expectorantes e em citral relaxantes e hipotensoras.
Assim, é muito importante que na hora de comprar, o cliente se oriente com um aromaterapeuta, ou mesmo o vendedor, sobre que produto ele deve comprar, para que sejam obtidos os melhores efeitos no tratamento. Olhando por este lado, não adianta o produto ser só natural, ele precisa também ter os princípios ativos necessários para que dê efeito.
Todas as técnicas , sejam elas da Índia, China, ou clínica de estética buscam isso, desintoxicar o corpo. Como vc vê essa busca pela saúde no Brasil?
Tem crescido gradativamente, sendo vista na verdade, como uma busca pela qualidade de vida. Mas ainda falta muito trabalho de conscientização. Só para te dar um exemplo, todos os anos aumenta a quantidade de pessoas obesas em nosso país. Mas elas não são obesas por que comem bem e tem saúde, mas pelo contrário, por que comem tão mal, que engordam, fragilizam seu sistema imunológico e ficam propensas a ter doenças. Inúmeras pesquisas científicas ligam a obesidade a doenças cardíacas, distúrbios circulatórios como a ateroesclerose e hipertensão. Falta ao meu ver ao brasileiro, saber selecionar o que faz bem do que faz mal na sua dieta, e uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, pode ser muito prazeirosa ao paladar. Na verdade, o sabor de uma comida rica em nutrientes ou pobre neles, está na mão do cozinheiro!
Outra coisa que gostaria de dizer é sobre os fast foods (self services). Há quem diga que não come direito por que almoça em self services. Mentira! Hoje existem self services com uma variedade de saladas excepcional, e só come errado quem quer. Eu às vezes almoço em self services e meu prato é o mais colorido da mesa, comparando ao das outras pessoas que só colocam arroz, feijão, batata e carne. Um sistema imunológico forte, se constrói com vitaminas encontradas somente em alimentos crus como verduras e frutas, gostaria de frisar isso. Os outros alimentos devem estar presentes sim, mas os crus devem ser a prioridade no prato, e o segredo pela atração por eles está no tempero, na mão do cozinheiro, como eu disse!
Quais as novidades disponíveis no mercado?
À medida que no Brasil cresce o interesse pela aromaterapia, tem surgido também muitos óleos essencias novos obtidos de plantas brasileiras. É o caso do óleo de breu (almescla), que possui propriedades imunoestimulantes poderossísimas similares às do óleo de olíbano, ou do óleo de pindaíba, forte antisséptico natural. Podemos citar ainda óleos de macassá (catinga de mulata), aroeira (pimenta rosa), etc. Todos muito empregados também pela indústria de perfumaria.
Para concluir, comente alguns casos de pessoas que se curaram com uso de óleos. E quais as principais dificuldades enfrentadas.
Bom, caso é o que não falta.
Uma Aromatóloga, nossa aluna em Campinas, tem tido excelentes resultados em dezenas de casos de pessoas de tratamento de cálculos renais e vesiculares. Geralmente o óleo mais utilizado é o de pinheiro silvestre nestes casos. O óleo age derretendo o cálculo, que se quebra em pedrinhas muito pequenas e acaba sendo eliminado pela urina. Tal prática, já é feita na Europa com medicamentos registrados e pesquisados como o Rowatinex, ricos em óleos essenciais.
Eu, particularmente vi dezenas de pessoas obterem resultados no tratamento de ateroesclerose usando óleo de limão. Componentes presentes no óleo como o limoneno e o gama-terpineno, possuem estudada ação anti-oxidante sobre o LDL, e efeito solvente de placas de gordura grudadas nas artérias. O acompanhamento realizado com a ajuda de um médico, acaba mostrando que após 3-6 meses de tratamento, pessoas que antes tinham apenas 20% de circulação livre, chegam a aumentar isso para 80%. A vantagem: sem nenhum efeito colateral, possibilidade de substituição progressiva da parte do médico dos medicamentos tradicionais e que possuem graves efeitos colaterais, e melhora sensível na qualidade de vida do paciente.
Os dois casos atrás são de tratamentos com o uso interno de óleos essenciais, uma prática comum na França, mas nova no Brasil e que só deve ser feita mediante a orientação de um profissional competente.
Externamente posso citar as micoses de unha, onde o tratamento é fantástico com o óleo de tea tree puro sobre o local, duas vezes ao dia por 30-45 dias.
Na parte psicológica, já vi pessoas que sofriam de grave insônia, conseguirem dormir de forma profunda simplesmente com a inalação diária de lavanda todas as noites no quarto.
E ainda posso citar, agora que vem o frio, o uso do óleo de hortelã pimenta no tratamento de sinusite e bronquites por inalação. Se utiliza em um vaporizador de máscara ou água quente cerca de 2-3 gotas com inalações diárias de 15-20 minutos. Limpa todo o catarro.
Fabian Laszlo
Aromatólogo, pesquisador de Óleos Essenciais
Proprietário da empresa LASZLO de Aromaterapia.

Entrevista com Prof. Fabián Laszlo

Entrevista com o Prof Fabian Laszlo – Aromaterapia

Sunday, 23 January 2011 >
Recebi esta entrevista com o prof. Fabian Lazslo por e-mail, a um bom tempo. No e-mail não tinha citação de onde ela foi publicada, mas resolvi publicar por ela ter informações muito interessantes sobre a Aromaterapia.
A aromaterapia é uma prática milenar. Como a ciência trabalha hoje com essências para curar doenças?
O termo Aromaterapia foi criado em 1928 por René-Maurice Gattefossé através de um texto escrito para uma revista. De lá para cá, o conhecimento científico a cerca do uso terapêutico dos óleos essenciais cresceu muito.
Surgiu uma quantidade enorme de pesquisas confirmando propriedades antibióticas, analgésicas, antiinflamatórias e anticancerígenas.
Só para se ter idéia, um estudo realizado no ano de 2006 na USP de Ribeirão Preto, mostrou que o óleo de copaíba possui potencial antiinflamatório 2 vezes mais forte do que o diclofenaco de sódio, o medicamento tradicionalmente usado, quando empregados na mesma dosagem. Além disso, variadas outras pesquisas demonstraram que associando óleos essenciais com antibióticos alopáticos (cetoconazol, anfotericina, norfloxacina, por exemplo), é possível reduzir a dosagem dos alopáticos, ter melhores efeitos terapêuticos, diminuindo também os efeitos colaterais e resistência dos microorganismos.
Quais as pesquisas que existem que comprovam o poder do uso de óleos para tratar doenças? Temos uma flora imensa, portanto, quais os institutos que pesquisam e o que estão divulgando?
No Brasil as pesquisas e o interesse pelo uso de óleos com finalidades terapêuticas, têm crescido cada vez mais nos últimos anos. Universidades Federais como a UFV, UNICAMP, USP e outras, tem desenvolvido nos últimos anos uma série de estudos neste sentido. Ainda falta muito a ser pesquisado, mas as perspectivas são boas e eu acredito que em poucos anos os SUS também estará servindo-se do uso de óleos essenciais como já faz com a fitoterapia, beneficiando principalmente a população de baixa renda.
Quais os tipos de óleos e tratamentos. E os custos?
A vantagem do emprego dos óleos essenciais no tratamento de doenças vem exatamente do fato de possuirem menores efeitos colaterais do que os medicamentos alopáticos, e conforme o óleo, baixo custo. Por exemplo, uma pesquisa realizada na Inglaterra com 8.058 mulheres grávidas mostrou que a utilização de óleos essenciais como a lavanda, camomila romana e sálvia esclaréia através da inalação e massagem, foram capazes de reduzir o uso de opióides anestésicos de 6% em 1990 para 0,4% em 1997 nas mulheres durante o parto. A economia resultante desta prática é enorme para o sistema de saúde público, além da redução dos riscos com a aplicação de anestesia peridural.
Nós temos atualmente pesquisas mostrando grande eficácia do uso de óleos essenciais no tratamento de piolho, sarna, candidíase, doenças de pele, desordens respiratórias, síndrome do intestino irritado, etc. Em países desenvolvidos na Europa, como a França, Bélgica e Alemanha, os óleos essenciais já são utilizados amplamente, não só por terapêutas, mas por médicos, enfermeiras e psicólogos. No Brasil isto ainda está começando a acontecer.
Junto da Universidade Federal de Viçosa, estamos desenvolvendo um trabalho de ensino desta prática através de um curso de extensão universitária em Aromatologia. Esta experiência mostra grande abertura dos meios acadêmicos à pesquisa, aplicação e estudo dos óleos essenciais e a chance futura da ampliação deste tipo de conhecimento a toda a população.
Explique os efeitos químicos e biológicos dos principais?
O limoneno, um componente encontrado no óleo de limão e laranja, apresentou a capacidade de aumentar a síntese no corpo da enzima glutationa, um dos mais importantes antioxidantes de nosso organismo. Sabe-se que quando uma célula não é capaz de fabricar glutationa, ela não consegue se livrar de radicais livres que são formados em seu interior, e com isso esta célula pode ser destruída ou se transformar em câncer.  Com isto, óleos ricos em limoneno, geraniol, linalol e outros componentes capazes de aumentar a fabricação de glutationa nas células, têm se apresentado como drogas capazes de reduzir o avanço do câncer em fase inicial.
Além disso, parte da capacidade regeneradora e rejuvenescedora que os óleos essenciais possuem e que os faz serem utilizados em cosméticos, está associada a esta capacidade de eliminar radicais livres, que são moléculas que podem acelerar o envelhecimento, quando presentes na pele e no interior do corpo. Exemplos de óleos ricos neste efeito são o gerânio, rosa, lavanda, pau rosa, limão, laranja, entre dezenas de outros.
Na parte cosmética por exemplo, pesquisas realizadas pela empresa francesa Soliance, mostrou que o óleo de mirra (Commiphra mukul) possui a capacidade de aumentar a concentração de triglicérides na pele nas áreas onde existem fissuras. Ao prencher estas fissuras, as rugas e pés de galinha tendem a desaparecer do rosto. Este efeito costuma ser visto em menos de um mês de uso.
Explique os efeitos psicológicos?
Há um número variado de estudos feitos no campo da psicologia ou medicina tentando comprovar o efeito psicológico dos óleos essenciais. Uma pesquisa japonesa, mostrou que os óleos de rosa e patchouli causaram uma queda de 40% na atividade do sistema nervoso simpático das pessoas participantes da pesquisa, sendo por isso exclentes relaxantes se usados no ambiente. A inalação do óleo de pimenta negra causou um aumento de 1,7% da concentração de adrenalina no sangue, enquanto a rosa causou uma queda de 30% na adrenalina presente no sangue dos participantes.
É mais do que comprovado que existem óleo capazes de reduzir sintomas associados à insônia, como a lavanda, aumentar a energia, reduzindo estados de sonolência e cansaço, como o alecrim QT1 e o hortelã pimenta, além de poderem ser eficazes como o gerânio, no alívio da dor causada pela perda de um marido ou uma esposa, e ainda do medo.
Os tratamentos tem efeitos colaterais? O uso do limão, por exemplo que ajuda no tratamento de câncer, e é barato?
Bom, antes da utilização por parte da ciência de qualquer tipo de produto no tratamento da saúde, eles são testados inúmeras vezes até se chegar à conclusão de que são além de eficazes, também seguros. A França tem pelo menos 80 anos da utilização de óleos essencias no tratamento de saúde das formas mais variadas, inclusive internas. No caso do limão, se identificou que ele é muito pouco tóxico e que pode ser utilizado por anos em pessoas com câncer. Isso também foi visto com vários outros óleos essenciais. Contudo, a toxidade de cada óleo é muito diferente, e temos que colocar aqui, que existem óleos muito tóxicos também. É o caso dos óleos de arruda, erva-de-santa-maria, boldo, etc.
No tocante a alergias, existem óleos terapêuticos muito potentes como a canela, que é altamente eficaz como antiinflamatório no tratamento de artrite reumatóide por via externa, contudo é o exemplo de um óleo que nunca pode ser empregado puro na pele, pois pode causar sérias queimaduras. Outros, como o tea tree, um óleo antibiótico natural de origem australiana, em testes realizados ao longo de 4,5 anos na Fundação Victoria da Pele e do Câncer na Austrália, com patch e óleo essencial de tea tree oxidado, apresentaram apenas 41 casos de dermatite alérgica de contato em 2.320 pessoas (1,8%). Ainda assim, há de se ter cuidado em seu uso puro em pessoas com tendência a ter alergias.
No Nordeste a gente tem muita copaíba, super fácil nas farmácias, mas as pessoas nem sabe com o usar? Como vc poderia sugerir ?
Bom, como eu disse, a copaíba possui pesquisas que a validam como um antiinflamatório potente, além de suas propriedades cicatrizantes, antiulcerativas e anticancerígenas. No uso externo, para o tratamento de feridas, reumatismo, etc, ela pode ser empregada pura ou diluída de 5-10% em algum óleo carreador. Deve ser utilizada três vezes ao dia durante pelo menos 30 dias para avaliação dos resultados. O uso interno eu acho melhor deixar à parte, pois neste caso devem ser levadas em consideração dosagens individualizadas e pessoas que possuem desordens do fígado, podem ter problemas com o uso interno com a copaíba. Contudo, quando bem administrada, tendo o acompanhamento de um bom profissional competente, a copaíba consegue reduzir o fator reumático no sangue, acelerando em muito a cura de doenças inflamatórias às vezes resistentes ao tratamento com diclofenaco ou corticóides. Mas friso, todo o acompanhamento deve ser feito em paralelo com a ajuda de um médico e um aromatolólogo gabaritado a este tipo de prática.
Existe tratamento para emagrecimento?
Vamos voltar lá atrás no óleo de limão. Um número variado de pesquisas realizadas com óleos cítricos, tanto com animais, quanto seres humanos, confirmou que o óleo das frutas cítricas como a laranja, limão, tangerina, grapefruit e a lima, são capazes de aumentar a lipolise, ou seja, a queima de gorduras. Eles fazem isso por um mecanismo de ativação do metabolismo via sistema nervoso, contribuindo desta maneira em regimes de perda de peso. Os resultados acontecem com o seu uso interno e também pela inalação diária. Em mais de 10 anos com a prática do uso da Aromaterapia, vi grandes melhoras do uso destes óleos em pessoas obesas. Contudo cada caso é um caso, e existem pessoas que parecem não responder de maneira 100% satisfatória. Mas digo, vale a pena tentar. O simples uso de uma limonada suiça (sem açúcar, ou adoçada só com mel), tomada todos os dias pela manhã e noite, dada a concentração de óleos essencial da casca de limão no suco, já dá um resultado incrível. Além destes óleos, o gengibre também foi outro que apresentou resultados positivos na perda de peso. Uma pesquisa japonesa mostrou que se usado junto com a alimentação, o gengibre ralado é capaz de reduzir a absorção de gorduras pelos intestinos, o que ajuda progressivamente na perda de peso. Talvez seja por isso que no Japão existam poucos casos de obesidade, pois lá eles comem muito gengibre.
Para melhorar a vitalidade e os afrodisíacos. O que vc sugere para o Dia dos Namorados?
Ah, uma boa pergunta, já que afrodisíacos interessam a todos.
Tenho a dica no uso do ylang ylang, uma flor de origem oriental, que desperta nas pessoas a afetividade e o carinho, e melhora bastante a relação do casal. Além disso temos óleos mais terrosos e fortes, como o vetiver, patchouli, gengibre, priprioca e nardo, que possuem um efeito estimulante e tonificante das glânduals sexuais e segundo a observação em vários países, tendem a melhorar o desejo sexual.
Você pode empregar eles diluídos em algum óleo carreador a 3% para uso na massagem, além de aromatização do ambiente com alguns destes óleos através de um difusor.
Mas vou dar uma dica culinária. Para quem não sabe, os óleos essenciais são amplamente empregados pela indústria para dar sabor a alimentos, como sucos, refrigerantes, doces, sopas, etc. Você pode fazer uma noite especial com o seguinte:
Derreta 100 gramas de chocolate amargo ou meio-amargo
Acrescente 4 gotas de óleo essencial de vetiver
Misture bem e neste chocolate derretido, passe morango e dê para seu amor comer!
Chocolate, morango e vetiver, não tem mistura mais afrodisíaca e gostosa do que esta.
Onde as pessoas podem encontrar óleos essenciais e todos os produtos no mercado são confiáveis?
Os óleos essenciais podem ser encontrados em farmácias, lojas de produtos naturais e em sites especializados na internet. Gostaria contudo de frisar que muitos óleos essenciais vendidos no mercado, são na verdade essências sintéticas sem nenhum potencial terapêutico.Elas servem somente para aromatização, não para tratamento.
Além disso, as plantas aromáticas podem mudar a sua constituição química conforme o local de seu cultivo. Isso pode dar origem a diferentes raças químicas (quimiotipos) de óleos essenciais, que acabam tendo propriedades terpêuticas, cosméticas e psicológicas diferentes. Por exemplo, o tomilho é uma planta com 10 raças químicas. Aquelas que possuem timol e carvacrol, terão propriedades anticancerígenas e serão fortes antibióticos. As que possuem geraniol, terão um delicioso perfume de rosas e ação regeneradora da pele. As ricas em linalol serão um bom fixador de perfumes, imunoestimulantes, sedativas e cicatrizantes. Outras variedades ricas em cineol e borneol são expectorantes e em citral relaxantes e hipotensoras.
Assim, é muito importante que na hora de comprar, o cliente se oriente com um aromaterapeuta, ou mesmo o vendedor, sobre que produto ele deve comprar, para que sejam obtidos os melhores efeitos no tratamento. Olhando por este lado, não adianta o produto ser só natural, ele precisa também ter os princípios ativos necessários para que dê efeito.
Todas as técnicas , sejam elas da Índia, China, ou clínica de estética buscam isso, desintoxicar o corpo. Como vc vê essa busca pela saúde no Brasil?
Tem crescido gradativamente, sendo vista na verdade, como uma busca pela qualidade de vida. Mas ainda falta muito trabalho de conscientização. Só para te dar um exemplo, todos os anos aumenta a quantidade de pessoas obesas em nosso país. Mas elas não são obesas por que comem bem e tem saúde, mas pelo contrário, por que comem tão mal, que engordam, fragilizam seu sistema imunológico e ficam propensas a ter doenças. Inúmeras pesquisas científicas ligam a obesidade a doenças cardíacas, distúrbios circulatórios como a ateroesclerose e hipertensão. Falta ao meu ver ao brasileiro, saber selecionar o que faz bem do que faz mal na sua dieta, e uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, pode ser muito prazeirosa ao paladar. Na verdade, o sabor de uma comida rica em nutrientes ou pobre neles, está na mão do cozinheiro!
Outra coisa que gostaria de dizer é sobre os fast foods (self services). Há quem diga que não come direito por que almoça em self services. Mentira! Hoje existem self services com uma variedade de saladas excepcional, e só come errado quem quer. Eu às vezes almoço em self services e meu prato é o mais colorido da mesa, comparando ao das outras pessoas que só colocam arroz, feijão, batata e carne. Um sistema imunológico forte, se constrói com vitaminas encontradas somente em alimentos crus como verduras e frutas, gostaria de frisar isso. Os outros alimentos devem estar presentes sim, mas os crus devem ser a prioridade no prato, e o segredo pela atração por eles está no tempero, na mão do cozinheiro, como eu disse!
Quais as novidades disponíveis no mercado?
À medida que no Brasil cresce o interesse pela aromaterapia, tem surgido também muitos óleos essencias novos obtidos de plantas brasileiras. É o caso do óleo de breu (almescla), que possui propriedades imunoestimulantes poderossísimas similares às do óleo de olíbano, ou do óleo de pindaíba, forte antisséptico natural. Podemos citar ainda óleos de macassá (catinga de mulata), aroeira (pimenta rosa), etc. Todos muito empregados também pela indústria de perfumaria.
Para concluir, comente alguns casos de pessoas que se curaram com uso de óleos. E quais as principais dificuldades enfrentadas.
Bom, caso é o que não falta.
Uma Aromatóloga, nossa aluna em Campinas, tem tido excelentes resultados em dezenas de casos de pessoas de tratamento de cálculos renais e vesiculares. Geralmente o óleo mais utilizado é o de pinheiro silvestre nestes casos. O óleo age derretendo o cálculo, que se quedra em pedrinhas muito pequenas e acaba sendo eliminado pela urina. Tal prática, já é feita na Europa com medicamentos registrados e pesquisados como o Rowatinex, ricos em óleos essenciais.
Eu, particularmente vi dezenas de pessoas obterem resultados no tratamento de ateroesclerose usando óleo de limão. Componentes presentes no óleo como o limoneno e o gama-terpineno, possuem estudada ação anti-oxidante sobre o LDL, e efeito solvente de placas de gordura grudadas nas artérias. O acompanhamento realizado com a ajuda de um médico, acaba mostrando que após 3-6 meses de tratamento, pessoas que antes tinham apenas 20% de circulação livre, chegam a aumentar isso para 80%. A vantagem: sem nenhum efeito colateral, possibilidade de substituição progressiva da parte do médico dos medicamentos tradicionais e que possuem graves efeitos colaterais, e melhora sensível na qualidade de vida do paciente.
Os dois casos atrás são de tratamentos com o uso interno de óleos essenciais, uma prática comum na França, mas nova no Brasil e que só deve ser feita mediante a orientação de um profissional competente.
Externamente posso citar as micoses de unha, onde o tratamento é fantástico com o óleo de tea tree puro sobre o local, duas vezes ao dia por 30-45 dias.
Na parte psicológica, já vi pessoas que sofriam de grave insônia, conseguirem dormir de forma profunda simplesmente com a inalação diária de lavanda todas as noites no quarto.
E ainda posso citar, agora que vem o frio, o uso do óleo de hortelã pimenta no tratamento de sinusite e bronquites por inalação. Se utiliza em um vaporizador de máscara ou água quente cerca de 2-3 gotas com inalações diárias de 15-20 minutos. Limpa todo o catarro.
Fabian Laszlo
Aromatólogo, pesquisador de Óleos Essenciais
Proprietário da empresa LASZLO de Aromaterapia.

ERVA BALEEIRA

O antiinflamatório natural do Brasil

(texto extraído de matéria de Fabián Laszlo)


Tradicionalmente usada na medicina popular dos caiçaras brasileiros como cicatrizante e, principalmente, como antiinflamatório natural no tratamento de artrites, contusões, dor muscular, reumatismo, etc.. a Erva Baleeira – Cordia verbenacea – é uma planta arbustiva perene (cujas folhas não caem) que atinge até 3 metros de altura.
As principais características para identificação da Cordia são suas folhas de coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.
As folhas da Erva Baleeira, quando masseradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente do seu óleo essêncial, que é a  fonte da sua ação medicinal.

Origem e história”

Praia de Garopaba - Litoral de Santa Catarina
Praia de Garopaba - Litoral de Santa Catarina
Nativa da Mata Atlântica brasileira, a Erva Baleeira é encontrada em quase todo o litoral,  porém é mais comum no litoral-sul de São Paulo – região de Iguape – e no litoral de Santa Catarina.
Os nomes populares da Erva Baleeira são normalmente associados à sua ação medicinal ou mesmo ao forte cheiro do seu óleo essencial, dentre eles: Maria milagrosa, Catinga preta, Baleeira-cambará, Maria pretinha, Catinga de Barão, Catinga de Mulata e Salicilina
Reserva da Juréia
        - Iguape
Reserva da Juréia, Iguape-SP
O uso da Erva Baleeira remete aos índios originais da Mata Atlântica e foi incorporado pelos colonizadores que chegaram na região litorânea do Brasil.
Caiçara pescando
Caiçara pescando
Com o tempo, esses colonizadores perderam o  ímpeto da conquista colonial e se instalaram na costa. A miscigenação desses portugueses com povos indígenas das regiões litorâneas de São Paulo (tupinambás) originou os caiçaras que conhecemos hoje.
Foram as raízes culturais e o conhecimento tradicional desses brasileiros que trouxeram para o  presente o uso de preparos caseiros como pomadas e compressas com as folhas da Cordia para tratamento de males diversos.

Fitoquímica e ação farmacológica ”

Sistema
        de Extração por arraste a vapor
Extração por arraste a vapor
Os ativos da Cordia verbenacia são obtidos pela extração do óleo essencial das folhas maduras através de arraste a vapor.
Fórmula Estrutural do
        alfa-humuleno
Fórmula Estrutural do alfa-humuleno
Dentre os compostos do óleo essencial, o principal é o alfa-humuleno, um poderoso antiinflamatório que atua bloqueando a enzima Ciclo-oxigenase 2 (responsável pela produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis por inflamações e seus sintomas).
O mecanismo de ação do alfa-humuleno extraído da Cordia é o mesmo de antiinflamatórios e analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica, como o diclofenaco, com a vantagem de não existirem efeitos colaterais relacionados ao uso tópico da Erva Baleeira relatados até o momento.

-

O sagrado óleo dos Xamãs

Pau Santo dos Incas (Palo Santo)



Os xamãs/curandeiros do Perú, Bolívia, Equador e outras regiões do mundo utilizam para fazer uma limpeza energética, um "descarrego", em trabalhos de cura, para afastar os maus espíritos, etc...
O óleo é rico em limoneno, um monoterpeno presente em óleos essenciais como o limão, que é conhecido por fazer limpeza, indicado para limpeza energética e física (desintoxicação).

É o mesmo aroma da madeira só que mais forte, concentrado, poderoso e a grande vantagem é que não se precisa ficar queimando a madeira (que se apaga toda a hora) e não tem aquele cheiro de fumaça...

Muitas pessoas estão utilizando como perfume (possui um aroma amadeirado um pouco adocicado) que, além de ser um aroma fantástico, muito agradável, traz proteção e afasta os maus espíritos...

Há indicações contra dores reumáticas, artrites, artroses e dores musculares, problemas de pele (psoríase, alergias por exemplo), asma, enxaqueca e dizem ser um poderoso antidepressivo - nota-se que ele melhora muito o humor, renova o "astral" (deve ser devido a esta limpeza energética que ele faz...)

A sinergia com o breu branco fica perfeito - o breu também tem as mesmas indicações, além de ser excelente para a proteção, ele ativa, atua na intuição, concentração, memória, problemas respiratórios, sistema imunológico (é um forte imunoestimulante), dentre outras indicações... - e é um excelente fixador de perfumes/aromas...

Este produto você também encontra na:

www.laszlo.com.br

domingo, 11 de setembro de 2011

HOJE É UM ÓTIMO DIA PARA O PERDÃO

Assistí a um filme muito interessante chamado Alexandria. O tema central do filme foi a história de uma filósofa chamada Ipathia, que viveu por volta de 390 d.C., quando em Alexandria conviviam cristãos, judeus e " pagãos".  Ela foi uma estudiosa, em tempos que se pensava que era a terra que ficava parada e tinha todos os planetas girando a sua volta. Mas o que mais me chamou a atenção no filme, foi a grande intolerância no que diz respeito às religiões e crenças.  A despeito de todo o conhecimento que aquele povo tinha a seu dispor, toda a cultura que tinham para aquela época, as revoltas, os massacres ainda assim existiam. E não era diferente do que temos agora e nem é diferente do que esse dia 11 de setembro representa para nós.
Quando terminou o filme,  fiquei triste por ver que não evoluímos nada neste sentido, e que ainda hoje a vingança faz parte das emoções que a maioria da população terrestre carrega dentro de sí e que esse círculo de morte/vingança não se desfaz.
Por isso é importante que pratiquemos o perdão, minuto a minuto, diariamente. E hoje mais do que nos outros dias, precisamos praticar esse perdão. Se me permitirem, quero indicar sites para vocês poderem se conectar a essa energia de perdão: Consciência Adamantina, Hoponopono Brasil e Hoponopono Mãe Kuan Yin (Doriana Tamburini).

Boa noite! Paz, amor e perdão em nossos corações!

GIRASSOL SUAS SEMENTES E SEU ÓLEO

O óleo de girassol extravirgem obtido por prensagem a frio se diferencia dos produtos refinados encontrados no mercado que são obtidos com solventes químicos por ser altamente rico em vitamina E. Auxilia na redução do mau colesterol (LDL) e prevenção de doenças cardíacas. Quando aplicado sobre a pele, possui propriedades cicatrizantes e regeneradoras, eficiente em lesões, escaras e ulcerações. Excelente hidratante e carreador quando usado em massagens.
Ele pode ser utilizado na culinária em substituição aos óleos comuns. Melhor ser empregado sem fritar - para que não haja perda de vitamina E.

Falando de sementes: a semente de girassol é uma fonte valiosa de vitaminas B, que nutrem as glândulas supra-renais e são indicadas para combater quedas de energia e muitos sintomas relacionados ao estresse. Graças aos ácidos graxos essenciais, ela trata eczema, depressão e irritabilidade. A semente de girassol é diurética e expectorante, e pode ser usada no tratamento das infecções dos brônquios, da gargante e dos pulmões.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como utilizar os óleos essenciais?


Muitas pessoas perguntam como usar a aromaterapia no dia-a-dia.  Como aproveitar ao máximo os óleos essenciais?
Bem, antes de mais nada, é importante se saber para qual dor, sofrimento, emoção, motivo se quer um óleo. Sabendo isso, parte-se para a busca do óleo propriamente dita. Ela pode ser feita através de livros, da internet, de catálogos , de terapeutas. Antes de se adquirir o óleo no entanto, é importante ter todas as informações e se possível, consultar pessoas especializadas, para não correr o risco de comprar um óleo inadequado. Embora não existam efeitos colaterais ou contra-indicações para os óleos, alguns no entanto, requerem mais atenção quando se destinam a pessoas com problemas como: epilepsia, hipertensão, ou até para crianças ou mulheres grávidas.
Bem, mas partindo do pressuposto que já se pesquisou e se tem todas as informações, vamos ao passo seguinte: como usar.
Os óleos podem ser usados internamente sim, como um medicamento quando indicados por profissionais especializados  e quando a origem do óleo é comprovada e o produto possuir todos os registros pertinentes (inclusive Anvisa). O ideal é sempre colocar o óleo em uma colher de sopa de água, mel ou óleo vegetal (babaçu, palmiste, linhaça, abacate) e nunca no copo, pois o óleo adere ao mesmo e perde-se muito. 

Mas falemos do uso externo:
- pode-se utilizar os óleos essenciais em massagens, diluídos em óleos carreadores também de origem vegetal.  A cura pelas mãos e pela massagem é milenar. Descongestiona, alivia tensões, dores, equilibra nossos centros energéticos, atua nos níveis físico, emocional e mental. Preparar um óleo ou creme para massagem, requer sentir como está a pessoa, e o que será tratado.
-compressas - frias ou quentes
- banhos
- escalda-pés
- argila medicinal
- inalação (borrifadores, difusores pessoais, vaporização quente)
Viram como é fácil? Então por que não tentar? Experimente.....tente ...se dê um presente.
Comece pela Lavanda.....e descubra um novo mundo!!!!