domingo, 31 de julho de 2011

Orégano...muito além da pizza


O orégano era um óleo para banho muito apreciado pelos egípcios, mas os gregos parecem ter descoberto um uso mais sério para a erva. Ela era plantada nos cemitérios para ajudar os espíritos dos mortos a alcançar a paz. Mas também era usada na culinária e na medicina. Na Pérsia, os astrólogos produziam bálsamos de orégano para proteção contra planetas hostis. Poucas são as ervas que não entram em porções do amor, e o orégano não é uma exceção. Ele era, entretanto, cultivado em mosteiros no século XIII onde os monges o apreciavam por seu efeito benéfico em problemas do peito.  
Originária das regiões da Ásia e Europa mediterrânea, apresenta muitas espécies, sendo todas muito aromáticas. Erva perene, cuja altura pode variar de 25 a 80 cm, pertence à família das Labiadas. O orégano é uma planta herbácea, com raízes na forma de caules subterrâneos (rizomas). Bastante ramificado, produz folhas pequenas, ovais e pecioladas, medindo de 1 a 5 cm. As flores são pequenas e apresentam cores como o púrpura, rosa, branco ou uma mistura delas, surgindo do início do verão até meados do outono. Há regiões no Brasil, entretanto, onde a planta vive vários anos sem nunca produzir flores.  
Possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e anti-infecciosas, sendo útil para o tratamento de praticamente todos os tipos de infecções. Têm ação anti-cancerígena, anti-oxidante, larvicida, lesmicida, estimulante digestivo, em inflamações e dores articulares e musculares, em problemas de acne, abscessos e furúnculos. Estimulante geral como o tomilho.
É benéfico para o sistema respiratório, aliviando resfriados, bronquite e o acúmulo de catarro. É capaz de aliviar os sintomas da asma e da coqueluche. Nos casos de rinites e sinusites, pode-se fazer uma inalação com orégano, colocando uma colher de sopa de folhas em uma tigela e derramando água quente...ao velho e bom estilo da vovó...
É um óleo muito forte que pode irritar as mucosas . Deve ser evitado durante a gravidez .
Pode ser um tônico e estimulante para os nervos, mas Valnet o considera útil para quem sofre de doenças imaginárias ou mentais, isso sem mencionar os psicopatas.
 Segundo Culpeper, o orégano pode amenizar a surdez e aliviar a dor e o ruído nos ouvidos, além da dor de dente. Parece ter eficácia nos casos de enxaqueca e tiques faciais. A ação estimulante e a capacidade de aliviar a dor podem ser benéficas para os tratamentos de cólicas menstruais, reumatismo e dores musculares em geral. Proporciona uma sensação de bem-estar. Acredita-se que trate do excesso de água nos tecidos, através de sua ação sudorífera, e possivelmente aumente o fluxo de urina.
(textos extraídos de literatura de Fabián Laszlo e Wanda Sellar).

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O PONTO CINZA

Bom dia! Recebí um e-mail de um amigo, que traz uma mensagem muito legal - e como estamos começando uma nova semana, quero compartilhá-la com vocês. Espero que gostem.


Certo dia, um professor chegou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova-relâmpago.
Todos acertaram suas filas, aguardando assustados o teste que viria.
O professor foi entregando, então, a folha da prova com a parte do texto virada para baixo, como era de costume.
Depois que todos receberam, pediu que desvirassem a folha.
Para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto cinza, no meio da folha.

O professor, analisando a expressão de surpresa que todos faziam, disse o seguinte:

- Agora, vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.

Todos os alunos, confusos, começaram, então, a difícil e inexplicável tarefa.
Terminado o tempo, o mestre recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta.
Todas, sem exceção, definiram o ponto cinza, tentando dar explicações por sua presença no centro da folha.
Terminada a leitura, a sala em silêncio, o professor então começou a explicar:


- Esse teste não será para nota, apenas serve de lição para todos nós. Ninguém na sala falou sobre a folha em branco.
Todos centralizaram suas atenções no ponto cinza.
Assim acontece em nossas vidas.
Temos uma folha em branco inteira para observar e aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos cinza.
A vida é um presente da natureza dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado.
Temos motivos para comemorar sempre!
A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá o sustento, os milagres que diariamente presenciamos. No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto cinza!

O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um amigo.
Os pontos cinza são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.

Pense nisso!
Tire os olhos dos pontos cinza de sua vida.
Aproveite cada bênção, cada momento que o Criador te dá.

Tranqüilize-se e seja ... FELIZ!



E que esta semana que se inicia, seja nossa nova folha em branco, para que possamos escrever a nossa história sem pontos cinza!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

CAMOMILA


Olá! Hoje vou falar de uma flor não apenas focada na aromaterapia, mas no aspecto de planta medicinal.
A Camomila é conhecida por seu efeito calmante e normalmente é utilizada para tratar a ansiedade e a insonia, além do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Também é anti-histamínica, pois alivia os sintomas alérgicos, e contém propriedades antiinflamatórias e antiespasmódicas que combatem problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável. Também é própria para TPM e problemas de pele, como o eczema.
É um excelente remédio para males infantis, inclusive cólica e nascimento de dentes. Como podemos utilizá-la: em inalações de vapor, colocando meia colher de chá de folhas de camomila picadas em 250 ml de água potável. Leva-se a erva e a água ao fogo numa panela, por 30 minutos. Depois, despeja-se numa vasilha e inala-se o vapor.
O óleo essencial de camomila, oriundo da camomila romana, que tem as flores inteiramente amarelas e parecidas com as margaridas.  Os gregos a chamavam de maçã da terra por causa do seu aroma. A partir do processo de destilação, é produzido o azuleno, substância que lhe dá uma tonalidade azul-pálida e que é parcialmente responsável pelas suas propriedades curativas nos problemas cutâneos. A camomila alemã contém uma quantidade muito maior de azuleno e o óleo já tem uma coloração bem próxima do azul-marinho e possui uma ação bem mais forte sobre as inflamações cutâneas. O óleo de camomila romana é um dos mais eficientes no combate à insônia e para o sistema nervoso em geral. Os óleos essenciais extraídos da camomila, possuem um preço final bem elevado, porém o custo-benefício vale a pena. Por isso, se você encontrar óleo de camomila por um preço baixo ou equivalente a outros óleos como limão e laranja, desconfie e pergunte se ele de fato é 100% puro ou foi diluído em outro óleo!
Até a próxima!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

INVERNO - FRIO - QUE TAL UM CHÁ DE CANELA COM GENGIBRE? OU UMA SOPA?

Pois é...frio de arrepiar, não é mesmo? Precisamos de coisas quentes - por dentro de por fora.
Por dentro, podemos tomar chás - de gengibre, de canela. Por fora, podemos utilizar óleos essenciais.
A canela é um antiinflamatório, aintiinfeccioso, antimicrobial de amplo espectro, fungicida, anti-séptico, tonico do sistema nervoso e do sistema imunológico. Assim, se torna útil em artrites, reumatismo, bursite, lombalgia, tendinite, LER, fibromialgia, celulite, circulação (especialmente membros inferiores), infecções respiratórias, frigidez e impotencia. Age como tonificante geral dos sistemas: nervoso, imunológico e digestivo, aumentando as defesas do organismo. Atua nas infecções onde outros óleos não responderam. E no psicológico: é estimulante, aquecedora, alegre. Combate o medo e a insegurança, melancolia, depressão, desanimo, frigidez, debilidade e exaustao nervosa. Desapego do velho e abertura para o novo. Importante é que a canela, quando utilizada na forma de óleo essencial, não deve ser aplicada sozinha diretamente na pele, mas sempre diluída em óleo vegetal. Pode ser utilizada em vaporizadores, nas infecções respiratórias, associada sempre ao tomilho.

Já o gengibre - ah, o gengibre....não é só para quentão!
Ele é utilizado como tempero e remédio há milenios, especialmente no oriente. Conforme a região de onde provém o óleo, ele vai variar de amarelo claro a amarelo escuro. É um óleo especial para deosrdens do aparelho digestivo e problemas articulares. Entre os problemas digestivos, podemos destacar a má digestão, flatulencia, diarréia, desinteria, perda do apetite e náuseas. Quanto à parte articular, é útil em casos de reumatismo, dores e inflamações articulares, dos tendões, músculos e nervos, em ciática, má circulação, etc. Também é empregado em dores de garganta, amidalite, infecções pulmonares, como anti-oxidante e suave laxante. Atua na parte psicológica, para fadiga e debilidade nervosa, cansaço por stress.

Existem sinergias com esses óleos, para serem misturadas a óleos de massagem, que auxiliam em todos os processos de dores. Vale a pena experimentar!

Na culinária, tanto a canela quanto o gengibre são muito conhecidos e utilizados . Vocês já experimentaram o purê de cenoura com gengibre? (receita no blog minhacozinhasuacozinha.blogspot.com da minha filha...lógico!). Ou talvez um suco de melancia com gengibre? Além de excelente diurético (pela melancia), é bom para a digestão. (eu sei...tá frio e não dá para tomar suco gelado....mas logo logo esquenta....experimentem!).

Bom, eu vou fazer o meu chá....porque hoje o frio está de arrasar! Até.....

sábado, 2 de julho de 2011

Uma oração - Vibrações de Paz e Amor

Hoje vou tomar a liberdade de colocar aqui uma oração, tirada do livro editado pelo Moacyr Martins - A Força Divina das Orações II.
Pai Celestial, Cristo Amado, Espírito Santo, Maria Santíssima!
Que seu Anjos nos iluminem!
Pai Celestial, amoroso criador de todas as coisas.
Que toda a humanidade seja agora abençoada com energias de paz e amor!
Maria Santíssima, Senhora do Amor e da Compaixão, derrama sua Luz misericordiosa sobre aqueles que desencarnaram, sobre os que estão na miséria, sobre os que vivem no vício, na maldade, em guerra e auxilia aqueles que passam por necessidades financeiras ou estão desempregados.
Espírito Santo, fonte de toda a vida e da paz, que sejamo curados de todas as nossas doenças físicas e de todas as feridas em nosso coração e espírito!
Cristo Amado, consolador de todos os corações,
Ajuda-nos a sermos perdoados por aqueles que magoamos, a perdoar aos que nos magoaram e a nosa perdoarmos pelos nossos enganos consicentes ou inconscientes.
Cristo amado, abençoa a mim e a minha família com a vossa Paz, o vosso Amor e a vossa Luz.

Bom final de semana! Paz e Luz a todos!